Rodrigo

Clique aqui para deixar uma mensagem para este colunista

Posts

Pena que não eram as Eliminatorias...

20/11/2008 21:15

Minha primeira experiência profissional só poderia ser melhor se esse jogo fosse válido por alguma competição. Mas foi um amistoso de luxo, 6x2 com direito a grande festa (meio exagerada) pra reestréia, e no final teve até "Fica, Dunga".

O jogo prometia um resultado diferente no começo. A pressão era portuguesa, com belas jogadas do atacante Danny (Zenit-RUS). Um jovem rápido e hablidoso, que mesmo não tendo presença de área, fez um golaço de letra pra reinaugurar o Bezerrão. O gol jogou a torcida contra o técnico, e poderia ser o inicio de uma tragédia brasileira. Poderia...

Quando perguntei ao técnico Carlos Queiroz, de Portugal, sobre o que poderia ter sido determinante pra essa goleada e o que ele levaria de lição para o futuro português, ele respondeu que o vacilo esteve na postura do time, e que pros proximos jogos a lição que fica é de como segurar melhor uma vantagem como essa contra um time mais forte.

De fato os patricios foram ingenuos depois do gol. Se lançaram ao ataque pra buscar o segundo e pouco se preocuparam com a marcação. Foi a deixa pra Robinho e Luis Fabiano brilharem. A virada que conquistaram ainda na primeira etapa atordoou os adversários, de modo que no segundo tempo foram presas fáceis para um show do Brasil. O time de Dunga venceu por ter aquilo que todo craque brasileiro precisa para brilhar: liberdade.

O suposto duelo entre Kaká e C.Ronaldo nunca aconteceu. O 22 do Milan até se esforçou, fez alguns bons lances, correu bastante. Mas nada que chegue perto da sua real capacidade. Já Ronaldo nem mesmo se movimentou bem. Andava em campo, só dava toques pro lado, e nas poucas jogadas de habilidade que tentou, fracassou. Nada que diminua suas chances quanto ao prêmio da FIFA, mas quem pagou até 300 reais pra ver o melhor do mundo se decepcionou feio.

Pras duas seleções, daqui pra frente...

O Brasil pode respirar tranquilo com essa vitória com uma pressão menor por parte de torcida e imprensa. Mas esse resultado não pode ser enganoso. Foi fácil pela falta de resistência portuguesa. E que as atuações do Fabigol e do Marcelo definam melhor o time titular.

Portugal precisa repensar sua atitude em campo. Além da ingenuidade já citada, precisam também se esforçar o jogo inteiro, independente do resultado ser negativo. Descontos pela goleada por ser um amistoso do Arrudão, mas a torcida portuguesa não perdoara outro jogo assim.

E quanto a meu testemunho pessoal como debutante no trabalho repito o que disse no começo, só seria melhor se fosse numa Copa do Mundo ou algo similiar. Não entendi muitas coisas, tais como o momento popstar de Galvão Bueno e Muller, mas me orgulho por não ter sido tiete.

Enfim, que venha o próximo jogo! Nada mal se for da albiceleste...

 

Comentários

Che verguenza, Pelado

07/11/2008 10:48

Já se viu derrotas piores em La Bombonera do que o 2x1 de ontem, mas ver a minuscula torcida adversária fazendo mais barulho que a hinchada xeneize, e ainda por cima gritando "Ole" faz com que essa seja uma das derrotas mais vergonhosas que eu ja vi como torcedor do Boca Juniors.

.

Pelas propostas de jogo apresentadas, pode-se dizer que o Inter foi superior em campo, já que claramente queria aproveitar os contra-ataques, e foi isso justamente que deu a vitória aos colorados.

No primeiro tempo não tivemos grandes emoções em relação a chances de gol, mas a torcida local certamente ficou raivosa ao ver um Boca inexpressivo. As poucas bolas que chegavam bem ao ataque eram desperdiçadas, principalmente pelo Lucho Figueroa.

Ja no segundo tempo, um contra-ataque mortal. Em boa jogada pela direita, cruzamento na área pra Magrão marcar. A zaga xeneize, imóvel.

Somente depois do gol sofrido, Ischia resolve colocar em campo Roman e Datolo. Eles até ajudaram no gol de empate, Datolo sofreu um penalti duvidoso, e Riquelme converteu. Mas em outro contra-ataque rápido, Alex tabela com D'Alessandro, entra na área e da o tiro de misericórdia. 2x1.

Diferente do jogo contra o Fluminense, dessa vez nada pode-se dizer do adversário. Foram inteligentes, tinham um elenco de maior qualidade e não se encolheram no estádio mítico. Mas assim como na semifinal desse ano, culpados podem ser apontados.

Cardozo e Gracian foram meias pouco criativos, e seus passes não resultavam em muitos ataques bons. Os laterais insistiam nos cruzamentos que tinham tudo pra dar errado, já que a zaga do Inter é especialista nisso, e Figueroa, o poste, conseguia isolar as poucas bolas que chegavam limpas pra ele fazer o gol.

Mas de longe o grande responsável por tudo foi Carlos Ischia. É compreensível que ele queira priorizar o Apertura poupando alguns titulares, mas se a idéia era essa, porque então colocar Viatri, Roman e Datolo disponiveis no banco, e pior, porque colocá-los em campo somente quando a situação era irreversível?

Não digo que essa foi a causa da eliminação, mas se os titulares tivessem entrado desde o inicio, talvez as chances auriazuis seriam maiores.

Argentinos x Estudiantes, Chivas x Inter. Eu consegui errar todos os favoritos que citei no post anterior sobre a Sulamericana. Mesmo assim acho que dessa vez não tem erro afirmar que os colorados são agora os grandes candidatos ao primeiro titulo brasileiro na competição.

Quanto aos eliminados: Palmeiras e Boca agora estão mais pressionados para buscar os títulos nacionais, pro Botafogo Feliz Natal, e pro river, boa sorte!

 

Comentários

Um Campeonato Tridente

02/11/2008 22:08

Assim como no instrumento carregado por Poseidon, o Apertura 2008 tambem tem tres pontas. Um campeonato que promete emoção até a ultima rodada, mas que 3 rodadas atrás não dava nem pistas de que seria tao disputado. Os 5 pontos de vantagem do San Lorenzo pro Tigre e 8 pro Boca terminaram de cair nessa 13ª rodada.

Antes da partida, 1 minuto de silêncio em respeito ao ex-presidente Pedro Pompillo, que morreu nessa quinta-feita vítima de um enfarte. Mas na despedida, a Bombonera se encheu de alegria numa vitória que acabou por homenagear o saudoso dirigente.

Pelo Boca, Mouche e Viatri jogaram juntos, atendendo a pedidos da crítica e da torcida, enquanto no San Lorenzo, Adrian Gonzalez começaria no banco, substituido por Acevedo, e fazendo Rivero jogar mais recuado. Não da pra negar que esse cambio atrapalhou muito o time de Almagro, mas nao explica o péssimo rendimento que o Ciclon teve hoje, tiveram pouquissimas chances claras de gol.

O time xeneize, pelo contrario, jogou uma partida exemplar, aonde até mesmo os atrapalhados Cáceres e Paletta foram absolutos na defesa formando uma linha de 3 com Roncaglia. Battaglia e Vargas atuando como verdadeiros cães de guarda da zaga, Ibarra e Dátolo ajudando como alas, Mouche e Viatri infernizando no ataque e claro, Riquelme, que esta voltando a velha forma.

Aos 7 minutos ele sofre falta na entrada na área, cobra o tiro libre por baixo da barreira e engana Orión. 1x0 que por pouco não foi maior, só no primeiro tempo foram 5 boas oportunidades desperdiçadas pelo Boca Juniors. No segundo tempo, por falta de ameaça adversária, os xeneizes somente administraram o resultado e ao final do jogo se viram no topo da tabela ao lado do rival de hoje e do "Matador", time treinado por Diego Cagna, que perdeu ontem pro Argentinos Jrs. em La Paternal por 2x0.

Classificação

Agora só faltam 6 rodadas, mas qualquer previsão feita agora terá enorme margem de erro, haja visto o caso do próprio San Lorenzo...

O outro clássico da rodada foi o de Rosário, e a alegria foi rubronegra. O Newell's venceu com um gol de Schiavi por 1x0 do Rosário Central no Parque Independencia, e está a 3 pontos dos 3 lideres. Que não duvidem dos Leprosos, pois também estão na briga! Já os Canallas estão na Zona de Promoção, e nesse Apertura só não estão piores que Las Gallinas (jejeje)...

O pior River da história. Assim que os torcedores millonários se referem ao momento do próprio time, que se agravou depois da derrota desse sábado, por 2x0 contra o Lanús. Em 13 jogos o time de Simeone só obteve uma vitória, e pelo nível das apresentações deles, tudo indica que pouco deve mudar pros próximos jogos.

Os campeões do último Clausura ainda firmam suas esperanças na Sulamericana, onde enfrentam o Chivas Guardalajara, mas a situação não é muito melhor. Em Nuñez perderam por 2x1, e caso a classificação no México não venha, Simeone pode sair.

3 líderes, e os atuais campeões na lanterna. Emoção para os hinchas argentinos, e uma lição de equilíbrio na disputa pelo caneco, para os ignorantes que dizem só haver disputa entre Boca e River...

 

Comentários

Que Deus nos proteja...

28/10/2008 21:33

Nessa quinta-feira (conhecida popularmente como depois de amanhã), Diego Armando Maradona completará 48 anos e a AFA resolveu parabenizá-lo com um presente inusitado: o cargo de treinador da seleção argentina de futebol. 20 anos atrás essa convocação soaria muito bem, talvez até obrigatória por se tratar do principal responsável pelo Bi-mundial da alviceleste. Mas e hoje, que ele será o novo DT, com direito a Carlos Bilardo de "secretário técnico"?

A história dele como jogador da Argentina é inquestionável. Ele estreou numa goleada contra a Hungria em 77, quando o técnico ainda era César Luis Menotti, que foi quem o deixou de fora da copa de 78. Em 82 não teve glorias, mas em 86 levantou a taça com La Mano de Dios depois de vencer a Alemanha Ocidental. Quatro anos mais tarde a mesma Alemanha o venceu na final jogada na Itália, e em 94 seu último mundial, quando jogou só dois jogos e depois foi pego no exame anti-doping, seria então nessa copa dos EUA que Maradona faria seu ultimo jogo pela seleção.

Durante 17 anos, ele jogou 91 partidas e anotou 34 gols. Pode até não parecer muito, mas foi o suficiente pra colocá-lo como um gênio da história do futebol mundial. Porém seus numeros na nova função são bem mais desanimadores...

3 vitórias, 12 empates e 8 derrotas dirigindo o extinto Mandiyú em 94 e o Racing em 95.

Com a Academia alias ele conseguiu o feito de vencer o Boca na Bombonera quebrando, na época, um jejum de 20 anos. Mas de notável foi só isso.

Claro que o eterno manda-chuva argentino Julio Grondona não faria uma aposta dessas em Maradona sozinho pra comandar a alviceleste. O plano dele é de montar um corpo técnico, que além de contar com o Diez e com Carlos Bilardo, pode ter também a adição de Pedro Troglio, "Checho" Batista e Julio Brown. Como o plano de Grondona era de montar essa comissão de treinadores, seria impossível chamar o técnico que era mais cotado (e mais indicado) pro cargo, Carlos Bianchi.

E uma coisa não da pra negar sobre Dieguito: ele terá o respeito de seus comandados, inclusive Riquelme, que era partidário de Bianchi.

Que fique registrado aqui no Blog Na Trave! que eu não estou nada animado com o presente de cumpleaños do Maradona, mas pode ser também que dê certo. ¡Ojalá que todo se termine bien, Dieguito!

 

Comentários

Hijos nuestros mismo en Nuñez

20/10/2008 21:48

O Boca segue 8 pontos longe do líder San Lorenzo, o River só briga pelo título se virarmos a tabela de ponta-cabeça, e alias mesmo assim ainda correria o risco de ser vice pro Central. Então como os dois maiores clubes da Argentina poderiam fazer pra chamar a atenção? O Superclasico!

 

Antes do jogo era difícil apontar um favorito, pois as duas equipes estavam em crise. Os xeneizes vinham de 3 derrotas seguidas no Apertura, sendo 2 em La Bombonera, e a outra por 4x0 pro modesto Godoy Cruz. Os millonarios só tinham conseguido uma vitória em 9 jogos, e essa foi conquistada em cima de um Rosário Central que está tão mal como o time de Nuñez.

Mas tinha o tal tabu 5 anos sem que o Boca Juniors conseguisse 3 pontos no maior estádio argentino jogando o Super. Pois essa marca foi pro espaço, assim como a paciência do torcedor gallina com seu time e com seu treinador, Diego Simeone.

 

Só que justiça seja feita, o primeiro tempo tinha mais pinta de que fosse sair um gol dos donos da casa. Eles tiveram as chances mais perigosas, conseguiram até uma bola na trave num chute do lateral Villagra, só que bola Na Trave! não altera o placar, como diria Samuel Rosa. Nessa etapa o Boca só se preocupava em manter a posse de bola, o que no inicio eu achei covardia, mas depois eu pude ver que era o melhor pra frear o ímpeto ofensivo do River.

 

O segundo tempo já foi mais cheio de emoção, embora ela tenha vindo de maneira errada. Normalmente a punição dada por reclamação ostensiva é um cartão amarelo, porém o “notável” árbitro Hector Baldassi (flamenguistas não deixam mentir sobre ele) expulsa o lateral-direito xeneize. Formou-se então uma avenida para que Villagra e Abelairas pudessem aproveitar até mais ou menos 20 do segundo tempo, quando Ischia colocou Calvo em campo no lugar do apagado Gaitan.

Sorte que antes disso, aos 15 minutos, Riquelme cobra a falta na cabeça de Viatri, e o substituto de Palermo poe a bola no ângulo de Ojeda. Depois do gol as duas equipes ainda tiveram várias oportunidades, mas o resultado foi mesmo 1x0.

A imprensa argentina tratou de exaltar Roman pela vitória, dizendo que ele voltou ao seu velho ritmo, mas eu como crítico tenho que dizer que falta muito ainda para o Diez do Boca. Fato é que no segundo tempo ele foi responsável por ótimas chances de gol, além da própria assistência que ele deu pro Viatri, mas toda calma com ele agora é necessária. Não vamos esquecer que por causa dele se instaurou um Cabaret versão II na Casa Amarilla por conta da briga dele contra Caranta e Cáceres.

Enfim, que a vitória no Superclásico traga a paz e motivação pra vencer também o Inter na Sulamericana. E como diria Galvão Bueno (ou não): “É muito bom ganhar do River Plate!”

Classificação

Comentários

 

Paraguai +3

18/10/2008 14:15

Neste meio de semana tivemos os resultados dos últimos jogos de 2008 válidos pelas Eliminatórias para a Copa da África, e apesar de não termos a confirmação matemática, somente o Paraguai pode se considerar classificado pra 2010...

O time guarani é visto como surpresa por estar na ponta se consideramos que as forças maiores na América do Sul, Brasil e Argentina, estão bem longe em numero de pontos, assim como também estão longe na organização técnica...

Classificação

O técnico Gerardo Martino tem o time na mão, é um grupo fechado e mesmo quando sofrem desfalques, o DT sabe bem como compensar as perdas. Exemplo disso foi o que aconteceu no jogo contra o Peru. Estava sendo um jogo amarrado até que na metade do segundo tempo, o tecnico argentino resolve colocar Benitez em campo, jogador esse que só foi convocado em função da lesão do astro Roque Santa Cruz. Depois da substituição, o Paraguai ganhou mais movimentação e rapidez, pressionou os peruanos, e num gol do próprio camisa 9, venceram por 1x0.

Se a pontuação ideal para se chegar na Copa do Mundo é de 28 pontos, faltam então só 5 pros paraguaios se garantirem...

A vice-liderança da competição é da seleção brasileira. Uma posição confortável pra quem busca a classificação pra 2010, mas pro time pentacampeão do mundo, é muito pouco. E com isso sobram broncas pro técnico Dunga...

Contra a Venezuela o jogo já não foi animador, apesar da goleada, pois a seleção "Scratch" foi muito ameaçada pelo fraco ataque viñotinto, principalmente no segundo tempo. Prova disso foi que o goleiro Júlio César foi eleito um dos melhores em campo. Apesar disso, a atuação do ataque foi altamente elogiada por sua eficiencia, e com a estabilidade recém-conquistada da defesa brasileira (apenas 4 gols em 10 jogos), a vitória veio com naturalidade.

Mas contra a Colômbia, um time de mais qualidade, as coisas se complicaram. Embora o jogo tenha sido no Maracanã, os colombianos foram os que se sentiram em casa. Dominaram as chances de gol e a posse de bola no primeiro tempo. Os articuladores do Brasil estavam pouco criativos.

Verdade que as melhores oportunidades foram da Verdeamarela, só que como o gol não saiu, a insatisfação da torcida foi inevitável, com chuva de críticas a Robinho, e principalmente ao técnico Dunga. Acho muito difícil que ele saia do cargo agora, então o melhor pra ele seria repensar esse esquema tático no intuito de melhorar a articulação da seleção, ou então que repense a escalação mesmo, afinal Josué e Gilberto Silva...

E enquanto os brasileiros sonham com a saída do treinador da seleção nacional, isso na Argentina já é realidade...

Coco Basile pediu demissão do cargo de treinador da seleção argentina. Eu seria no minimo ingrato se começasse aqui a dizer que ele não tem qualidade pra ter ocupado essa função, já que no Boca ele ganhou tudo que disputou, mas exatamente os resultados que ele teve na alviceleste foram longe de ser satisfatórios...

Ele começou com uma derrota humilhante para o Brasil em Londres por 3x0, e no jogo seguinte outra derrota, pra Espanha por 2x1. Até que na Copa América todos tivemos ilusões vendo as grandes atuações da seleção, mas depois da novo fracasso mais humilhante ainda pra seleção brasileira na final, a deçepcão voltou. O começo nas eliminatórias foi igual, empolgação depois de duas vitórias seguidas, mas novamente os maus resultados vieram, empate contra Equador e Paraguai em casa, derrota pra Colombia fora, jejum de 5 jogos sem vencer até o sortudo triunfo contra o Uruguai em Nuñez, mas o que se viu em Santiago realmente foi imperdoável.

Um time apático, que caiu fácil na marcação chilena, e sem uma atuação brilhante de Messi e Aguero, cairam diante da torcida chilena por 1x0. A Argentina segue em terceiro com 16 pontos, mas nem de longe deve ficar tranquila por ainda estar no G4, especialmente se baseando nas últimas apresentações.

Agora começa a fase de incertezas. Sergio "Checho" Batista é o favorito pra ser o novo DT, e com direito a especulações de Maradona como assistente técnico. Ele tem seus méritos e foi ótimo em Pequim, mas conforme disse no programa, meu favorito é de longe Diego Simeone.

Bianchi, Russo, Gallego, até mesmo Dieguito, escolham seus favoritos e façam suas apostas...

Quanto as eliminatórias, até 2009! (Ainda bem...)

 

Comentários

Twister

08/10/2008 22:12

Um furacão de força igual a que tem o líder do campeonato está passando agora pelo futebol argentino, e nesse momento o olho da tormenta se encontra em Casa Amarilla, sede do clube mais popular e volátil da Argentina...

Tudo não passava de uma leve chuva de primavera na quinta-feira, quando Carlos Ischia anunciou a entrada do pibe Javier Garcia no gol do Boca pro jogo de Domingo, contra o Estudiantes. A alegação do DT pra essa alteração? Razões técnicas...

Até ai tudo tranquilo, e até compreensível, já que o titular Maurício Caranta realmente não estava num grande momento, e o jovem goleiro das categorias da base xeneize vinha de fato mostrando segurança e qualidade em suas apresentações, apesar da falha que ele cometeu no gol da vitória do "Pincha" em La Bombonera, a segunda seguida em casa pro Boca Juniors. Foi então após esse jogo que a verdadeira tempestade começaria...

Caranta declarou na segunda-feira que deixou a titularidade da equipe por vontade própria, já que estava passando por "problemas pessoais". O estranho é que nem o próprio pai do arquero soube explicar que problemas eram esses, de modo que um boato que corria a boca pequena ganhou força (sacaram? boca pequena? Boca Juniors? que hilária essa!). As histórias contavam que Caranta tinha saído do time titular por desentendimentos dele com o astro Juan Roman Riquelme. O clima ficou tão pesado que Caranta pensou até em sair do Boca, mas depois de conversas com o presidente Pompillo, ele ficou.

Porém naquele mesmo dia, outro fanfarrão resolveu entrar na história. O ex-river Cáceres falou à rádio paraguaia as seguintes frases...

"En un equipo grande hay figuras y más como la persona de Riquelme, que es bastante complicado y algunos se molestan con sus actitudes. En ciertos partidos aparenta correr, en otros estar más pasivo. Quizá en la Selección está más motivado."

Lógicamente que o 10 não deixaria essa passar em branco, então Roman respondeu...

"Este muchacho me da risa, se fue mal de todos lados"

Alguem estaria certo nessa confusão? Com certeza não, afinal tudo isso só da combustivel para que a imprensa termine de botar fogo no ambiente xeneize, que naturalmente já não é tranquilo pelo fato de estar a 8 pontos do líder do Apertura. Diria que as tais regalias que dizem que JRR possui não são de todo injustas pela história dele no Boca, mas pelo seu rendimento atual nos ultimos jogos, ai sim elas se fazem equivocadas, até porque dão margens a polêmicas como essa que causou Julio Cáceres. O paraguaio alias mandou muito mal, e ele mesmo reconheceu isso hoje, mas a atitude dele deve ser vista como um alerta para que se repense o modo de tratar Riquelme com diferença em relação a seus companheiros...

Essa é também a hora perfeita de ver se Ischia tem personalidade para seguir no comando, pois cabe a ele acalmar os animos e reerguer o time pra jogar contra o Inter, e depois o Superclásico. Da pra se ter esperança, vendo que ele acertou ao conversar para que Caranta ficasse.

Mais além dos gramados, nas arquibancadas, também existe conflito atualmente. Pichações nos muros do CT xeneize anunciam uma guerra entre integrantes rivais da La Doce, torcida organizada do Boca. Além disso, no domingo, um carro dirigido por tres supostos membros dessa hinchada continha armas pesadas. Ainda paira a incerteza sobre essa situação, mas as previsões não são das mais otimistas, e infelizmente deve sobrar pra aqueles que nada tem a ver com essa história....

Voltando ao assunto futebol, o verdadeiro "Ciclon" é quem está olhando pra todos os times argentinos de longe no topo da tabela. O San Lorenzo de Almagro está numa fase fantástica tanto na classificação, quanto dentro de campo, e hoje é dificil enxergar quem possa parar esse furacão...

E inclusive sorte de campeão não falta pra eles. Venceram o Velez em Liniers por 1x0 no apagar das luzes, 46 do ST, gol de Romeo. Alguns mais ranzinzas poderiam dizer que nesse jogo o Ciclón não foi esse time todo que põe medo a todos os outros, mas o volume de jogo apresentado pelo San Lorenzo foi impressionante para um time que jogava fora de casa, e ainda contra um adversário direto na luta pela ponta...

Um bom exemplo da fase azul y grana está nos convocados "nacionais" pra lista de Alfio Basile, na seleção argentina. Dos seis jogadores chamados recentemente, quatro são do time comandado por Miguel Angel Russo. O goleiro Orión, o atacante Bergessio, e os dois principais responsáveis pelas ultimas vitórias, os meio-campistas Cristian Ledesma e Diego Barrientos.

Confira aqui a classificação do Campeonato Argentino 2008!

O grande mérito do San Lorenzo vem não so pelo fato de terem contratado muito bem (eles ainda contam com o astro Solari no time reserva), mas também por terem suprido com louvor a ausencia de D'Alessandro, ex-craque do time. Cristian Ledesma se encarregou então de armar as jogadas e também de dar mais rigidez a marcação implacavel dos comandados do Russo, técnico que alias começou o Apertura desacreditado por crítica e torcida.

Verdade que ainda faltam 10 rodadas, mas do jeito que tudo se encaminha bem pra eles, e mal pros rivais, saiam todos da frente do Ciclon por razões de segurança!

 

Comentários

Com os mesmos problemas...

05/10/2008 21:24

A alviceleste do futsal usa o mesmo uniforme do time do campo, carrega as mesmas estrelas douradas acima do brasão e representa o mesmo povo fanático, natural que carregue os mesmos defeitos do time bicampeão mundial, não?

No primeiro tempo o técnico (cujo nome vou ficar devendo) utilizou pouco o principal jogador e armador do time, o camisa 10 Gimenez. De modo que o time argentino tinha então duas identidades: a primeira com Gimenez era de um time ofensivo, que tinha paciencia com a posse de bola pra saber qual o melhor momento de se arriscar nos chutes a gol, e que sempre levavam perigo ao gol ucraniano; a segunda, sem Gimenez, era de um time retraído, que sequer marcava a saída de bola dos adversários, e portanto sempre os via com o dominio da bola e das ações no ataque.

Porém apesar do pessoal do leste europeu ter jogado melhor o primeiro tempo, a mira deles estava horrível. Tanto que chegaram a acertar uma câmera de segurança. Sorte que não tinha ninguem ali perto, porque ela caiu chapada no chão, perda total que vai aí na conta do time deles...

Eis ai então o primeiro defeito compartilhado das seleções argentinas: a dependência de um "enganche" para armar as jogadas e ditar o ritmo de jogo. Era um time muito diferente daquele vibrante que ganhou de China e Egito.

No segundo tempo o nosso Diez do salão até esteve por mais tempo em quadra, mas não chamou a responsabilidade para si e acabou escondido em quadra. Denovo os ucranianos tinham as melhores chances de abrir o placar, mas a postura alviceleste mudou quando a Argentina abriu o placar no gol de Planas, após bela jogada de contra-ataque...

O segundo gol então parecia questão de tempo. Várias chances de gol desperdiçadas, e nenhuma reação firme do time da Ucrânia. Só que antes que a Argentina pudesse abrir vantagem e matar o jogo, nos assola mais um dos defeitos crônicos do nosso futebol: os erros da defesa...

Passados 18 minutos, a zaga perde a bola por brincar no meio-campo, e no contra-golpe rápido, Ivanov empata a partida. A torcida brasileira que até então era tímida se torna descaradamente ucraniana.

Para tentar recuperar a vantagem "caguetada", o goleiro Elias entra em quadra pra tentar ajudar no ataque? Mas peraí, goleiro ajudando no ataque? Alguem tinha que contar pra ele que isso não dá certo. Infelizmente ninguem fez isso, e numa bola perdida pelo próprio arquero calhorda, um chute da área de defesa adversária cai dentro das redes vazias. 2x1...

Tudo parecia se encaminhar para um final trágico, até que num último contra-ataque, faltando 30 segundos pro final, Giustozzi aproveita a bola rebatida e faz o empate que mais vibrei vendo ao vivo em toda a minha vida...

Sobre aquilo que presenciei nesse mundial até agora...

Nossa hinchada hoje foi bem maior e mais vibrante que no jogo contra China e Egito. Os cantos foram mais frequentes, e fizeram o Nilson Nelson se parecer um pouco com o Monumental de Nuñez em dia de jogo da seleção de campo.

E particularmente tenho que dizer que fizemos um sucesso que eu nao esperava. O pessoal da superior ao invés de nos zoarem, estavam nos pedindo telefones, "arroizando" mesmo. Só na hora em que a Ucrânia esteve em vantagem que não teve jeito, o ginásio inteiro entrou na onda e começou até a ensaiar uma vaia aos argentinos em quadra. Porém a verdadeira torcida do leste europeu merece parabéns também, pois gritaram e alentaram o time até mais do que nós argentinos. Além deles, os russos, os chineses, os japoneses e vários outros também fizeram e estão fazendo uma festa bonita.

Me atrevo a dizer que é uma prévia, em menor escala, da outra Copa do Mundo, de 2014. Taí então mais uma similaridade do campo com o Futsal...

 

Comentários

Brasil x Argentina x México

03/10/2008 21:12

Agora se essa Copa Sulamericana 2008 não tiver mais importância pros treinadores brasileiros, então é porque os times daqui realmente não merecem nem mesmo chegar à decisão...

Botafogo x Estudiantes de La Plata

Começando pelos times que eram bons só nos anos 60, jejeje, brincadeira...

O time carioca voltou a boa forma no jogo contra o América. Apesar de alguns lances colombianos com emoção desnecessária, o Glorioso apresentou o futebol ofensivo que o levou a brigar por G4 no Brasileirão, um 3x1 convincente, com golaço do Carlos Alberto pra sacramentar uma bela classificação do Botafogo. Ainda falando do ataque, o destaque fica com Wellington Paulista, que aparentemente voltou a ser o artilheiro que foi no Campeonato Carioca desse ano. Pelo sim, pelo não é melhor o Astrada se ligar no trio de frente dos alvinegros...

Falando no time do Astrada, eles têm a vantagem por serem mais "copeiros" que os cariocas. Muitos podem pensar que isso não é vantagem, mas contra o Arsenal os platenses provaram o contrário. Com um jogador a menos, El Pincha segurou o 0x0 em Sarandí e eliminou o atual campeão da Sulamericana. Destaque positivo para a ótima fase de Mauro Boselli, para a boa zaga liderada por Alayes, e claro, para La Brujita Veron. Destaque negativo pra campanha negativa do Estudiantes no Apertura, que pode fazer o time dividir o foco entre as duas competições. Bom para o Boca, próximo adversário pela 9ª rodada.

Meu Favorito? Botafogo

Palmeiras x Argentinos Juniors

O alviverde imponente, como diz o hino, vive um momento maravilhoso, que não vivia desde a década passada. É líder do Brasileirão (muito embora ainda não tenha a "gordura" de pontos que o Luxa tanto quer) e segue vivo no campeonato continental depois de vencer no sufoco e na chuva o fraco time do Sport Ancash por 1x0. Fica ai a dúvida quanto a escalação ou não do Palmeiras titular pra saber se são favoritos ou não...

O time de La Paternal tem um foco completamente oposto ao palmeirense. Quer muito esse título sulamericano, que nao vem desde a Libertadores 85. O clube que revelou Dieguito ao mundo tem hoje como destaque a dupla que deu a vitória contra os mexicanos do San Luis. Nicolas Pavlovich, e o sempre artilheiro Hauche.

Meu Favorito? Palmeiras, apesar das dúvidas quanto a escalação

River Plate x Chivas Guardalajara

A exemplo do "El Bicho", as galli... digo, os millonarios (jejeje), também tem atenção total voltada para a Sudamericana, apesar de que o Cholo Simeone não confirma isso, tanto que deve escalar os titulares pra enfrentar o Gimnasia em La Plata (alias falando do Lobo, eles anunciaram Madelón como seu novo DT. O Alfaro não aceitou a proposta). El Loco Abreu deve ser o príncipal artilheiro desse confronto, assim como foi contra o seu time formador, o Defensor do Uruguai...

Por parte dos mexicanos com nome de whisky eu confesso que não sei muito. Sei que já tem algum tempo que eles estão no cenário sulamericano brigando por títulos. Porém contra o fraco time do Atlético-PR a impressão que ficou não foi das melhores. Empataram no Jalisco, e apesar de terem saído vitoriosos da Arena da Baixada, mostraram uma defesa muito fragil, principalmente no jogo aéreo.

Meu Favorito? River Plate, apesar da rivalidade...

Boca Juniors x Internacional

Em 2004 deu Boca na Semi-Final. Em 2005 deu Boca nas Quartas-de-Final. Nesses dois anos o time xeneize saiu campeão. Seria um presságio do Tri?

As atuações do time de jovens formados pela base bostera indicaria que sim. Golearam a LDU, atual campeã da Libertadores, na Bombonera, e em Quito fizeram jogo duro e arrancaram um empate na temida altitude equatoriana. Os garotos mostraram tanta qualidade e personalidade que os hinchas e a imprensa argentina fazem agora pressão para que eles entrem no time titular de vez.

A impressão foi tão boa que nem Roman foi poupado, a pressão é pra que Nicolas Gaitan entre no lugar do astro. Alteração que seria maluca há um ano atrás, mas na minha opinião hoje é mais do que viável, é necessária. Além desa eu também defendo a entrada do Forlín no lugar do atrapalhado Paletta, Roncaglia no lugar de Cáceres, Vargas saindo por Chavez e Palacio por Noir. Até agora o Pelado Ischia somente colocou o jóvem Javier Garcia pra saída do Caranta, que já vai tarde. Mas tudo ao seu tempo, afinal ainda são pibes que ainda precisam amadurecer.

Por parte do Inter, talvez o melhor elenco da competição. Apesar do desfalque de Guiñazu, eles ainda contam com o ex-river D'Alessandro em ótima fase, alem do genial Alex e da forte dupla de ataque Nilmar e Taison. Os colorados também contam com um forte jogo aéreo, que pode complicar e muito a vida do Boca, caso o Ischia insista em Paletta e Cáceres na zaga. O ponto fraco dos gaúchos está sentado no banco de reservas

Tite é conhecido por comandar times muito retraídos, e são geralmente esses times que sofrem muito quando vão jogar na Bombonera. Além do fato de que ele pode não usar força máxima no intuito de priorizar a classificação pra Libertadores pelo Brasileirão.

Meu Favorito? Eu afirmei que era o Boca na rádio, mas pensando direito eu vejo um confronto equilibrado. Desde que Tite não atrapalhe...

Pena que esses jogos só vão rolar no dia 21, mas não há dúvida que vale a pena esperar...

E pra fechar, volto a divulgar os blogs que falei anteriormente aqui, já que eles estão com ótimos textos novos.

www.bubcompanyanderson.blogspot.com/

olharcronicoesportivo.blogspot.com/

 

Comentários

Orgullo argentino!

01/10/2008 22:57

Muito além de um simples jogo de futsal, Argentina x China foi a oportunidade de torcedores dos dois países recuperarem parte do orgulho para com suas nações, mesmo estando longe...

Primeiro sobre a partida e o campeonato...

Gostei muito do que vi hoje da seleção alviceleste. É um time inteligente, que sabe tocar bem a bola, se movimenta muito bem, e tem uma defesa sólida. Destaque pro camisa 10, Gimenez (apelidado pelo Atleticano de Muñeco Gallardo, jeje). Fez três gols hoje e mostrou que tem capacidade pra ser o comandante de uma campanha histórica da Argentina. Não acredito em título, mas também não duvido. Espero e torço pra que eles cheguem até a final.

Sobre o que presenciei no Nilson Nelson, uma festa digna do tamanho que é hoje um Mundial de Futsal...

O público não era tão numeroso, sobre tudo nas arquibancadas inferiores. A maioria do público presente eram crianças de escolas públicas, que estavam lá por razão de algum projeto social da FIFA. De qualquer forma eles formaram a torcida chinesa...

A hinchada argentina acabou sendo sufocada pela grande maioria, mas de longe era a mais feliz presente no ginásio. Com pouco tempo o time alviceleste abriu vantagem, e manteve a vitória com tranquilidade, e no fim um golaço do Corazza pra fazer valer o ingresso. A felicidade se fez demonstrar nos tradicionais cânticos porteños. Curiosamente todos os meus coterrâneos presentes eram hinchas do Boca Juniors...

Restou aos chineses legítimos (que na foto parecem mais japoneses, não sei bem), que devem estar a algum tempo longe da terra das últimas olimpíadas, matar um pouco da saudade de casa vendo sua seleção nacional. Não é um grande time, mas tinha as cores da China...

Os times de outros países estiveram presentes às arquibancadas para observar o jogo. Gualtemaltecos, egipcios, até as Ilhas Salomão estavam representadas nas cadeiras verdes. E claro, os famigerados ucranianos...

Eles se sentaram próximos a mim e ao Caio, sujeitos bem frios, concentrados, alguns fortes de maneira questionável, pudemos ver marcas de seringa nas pernas de um deles, que curiosamente calçavam Havaianas. Enquanto nós os provocávamos em portugues e espanhol, eles deviam retribuir em ucraniano. Ninguem se entendeu, por isso ninguem brigou. Até por isso estou vivo aqui pra contar esse testemunho, jeje...

E já que os egipcios nao devem ser problema na Sexta, que venham os caras do leste europeu no Domingo! A provocação já foi feita nas arquibancadas...

 

Comentários