Análise da 30ª rodada da Série A

20/10/2008 17:26

Findada mais uma rodada da Série A, podemos perceber que há dois grandes pólos na tabela de classificação: 5 times na parte de cima brigam pelo título, e 9 brigam na parte de baixo para não cair para a Segundona.

Classificação

Na parte de cima da tabela, o Grêmio continua líder, apesar da pixotada desse final de semana. O Cruzeiro se deu bem com a rodada e terminou na vice-liderança, um ponto atrás do tricolor gaúcho. Mesma situação do Palmeiras, que evitou um desastre dentro de casa e conseguiu um empate suado e está na 3ª posição, com a mesma pontuação do Cruzeiro. O São Paulo tem muito a lamentar da rodada: se tivesse ganho do Palmeiras, seria ele o 3º colocado. Pro Flamengo, uma vitória murcha sobre seu rival Vasco deixou os flamenguistas ainda perto do G4, porém é o que menos tem chances de ser campeão dos 5.

Já na parte de baixo da tabela, quem se deu bem foram o Santos e a Portuguesa. Do 12º pra baixo, o Alvinegro Praiano e a Lusa foram os únicos a vencer na rodada. O Santos e o Atlético-MG, este mesmo apesar da derrota, já praticamente se livraram do risco do rebgaixamento. Para os outros 7 clubes, sinal amarelo ligado. Já para alguns, é hora de chamar uma ambulância.

Figueirense 1x1 Ipatinga: o Figueira passou um vexame e apenas empatou em casa com o modesto Ipatinga. Em um duelo entre dois desesperados para escapar da degola, um empate nunca é uma boa. Resultado: o Figueirense ainda permanece na incômoda 14ª posição, porém agora separado apenas 3 pontos da zona de rebaixamento. Já o Ipatinga, apesar das boas atuações nas últimas rodadas, segue em 19º, com 28 pontos conquistados.

Internacional 2x1 Atlético-PR: o Inter foi o time que mais posições pulou na tabela de classificação. Saltou da 10ª para a 7ª posição. Porém, as suas chances de chegar à Libertadores continuam remotas, por isso, enfatizo novamente: se o Inter quiser conquistar essa vaga, tem de se livrar logo de Tite, pois ele não é um técnico capaz de engrenar uma sequência de vitórias. Para o Furacão, mais uma derrota em sua conta, e Geninho "Little Genious" deve estar pensando: por que diabos fui aceitar comandar esse time pífio? Furacão(?) na zona de rebaixamento, em 18º. Como diz a velha piada, o Furacão tá mais pra brisa.

Botafogo 0x1 Santos: em noite de Garrincha, time que tem o camisa 10 leva a melhor. O Botafogo não jogou nada na noite em que Garrincha, maior ídolo da história do clube alvinegro faria 75 anos, e quem se deu bem foi o Santos, com um belo gol de falta do colombiano Molina. Apenas a 2ª vitória fora de casa do Peixe. Para o time praiano, um excelente resultado, que fez os seus torcedores respirarem aliviados e sonhar com a Copa Sul-Americana. Para o Botafogo, a mesma situação, porém no sentido oposto: nada de Libertadores. Hora de se contentar com a Sul-Americana. O Santos que não perde para o Botafogo em Brasileiros desde o ano passado.

Vitória 2x2 Fluminense: o Flu visitou o Vitória em Salvador e saiu de lá com um empate sem graça. Empate esse muito reclamado pelos jogadores tricolores, e com razão, devido a não-marcação de um pênalti no final do jogo em favor do Fluminense. Pênalti esse que daria a vitória ao time das Laranjeiras, e tiraria o Flu do sufoco. Porém, como não adianta chorar o leite derramado, o tricolor novamente volta a ser assombrado pela zona de rebaixamento. Já o Vitória continua sua descendente no segundo turno do Brasileirão, não almejando nem mais vaga na Libertadores.

Palmeiras 2x2 São Paulo: empate com sabor de vitória para o Palmeiras; empate com sabor de derrota para o São Paulo. Os dois times fizeram um clássico muito movimentado, com um pouco de confusão. O tricolor jogou muito bem no 1º tempo, abrindo 2x0 na casa do adversário. Tudo indicava que o São Paulo sairia do Palestra Itália com uma excelente vitória e uma boa posição na tabela. Em dois minutos, isso tudo mudou. Luxemburgo, enfim percebeu que deveria colocar em campo Pierre e Denílson, e, com isso, o time começou a funcionar. Em dois minutos, o Palmeiras empatou um jogo praticamente perdido. Os dois times ainda contaram com a sorte, devido à derrota do Grêmio. Senão, estariam amargando muito mais esse empate do que agora.

Coritiba 1x1 Goiás: dois times de mesmo nível técnico, o equilíbrio acabou sendo a tônica do jogo. Um empate justo no Couto Pereira, porém ruim para ambos os times, que viram o Internacional os ultrapassar na classificação e, agora, fazem contas para tentar conquistar uma das vagas para a Libertadores.

Atletico-MG 0x2 Cruzeiro: quinto clássico no ano. Quarta vitória do Cruzeiro. A superioridade do time celeste em relação ao rival alvinegro é absurda. O Cruzeiro, novamente, mandou no jogo, e com os resultados da rodada, terminou na vice-liderança, e vendo suas chances de título aumentarem muito. Já o Galo padece principalmente fora de campo. Se dentro a imagem que o time passa é de uma equipe totalmente desorganizada e sem constância, pense do lado de fora, onde o time está sem presidente e com salários atrasados. O Galo tem de agradecer por permanecer na posição em que está, na 12ª colocação.

Sport 2x2 Náutico: no clássico pernambucano, mais um empate. Empate esse conquistado na raça pelo Sport, que via seu rival vencendo dentro de seus domínios. Ruim para os dois times. O Sport permanece na mesma, pensando em 2009. O Náutico segue beirando a zona de rebaixamento.

Portuguesa 2x0 Grêmio: resultado mais surpreendente(?) da rodada. A Lusa jogou com autoridade, sem impôs em campo, e não deu chance alguma ao todo poderoso Grêmio, líder do campeonato. A Lusa está gostando de aprontar nesse Brasileirão. O Grêmio que não tinha percebido isso antes. A Portuguesa, com o resultado, saiu da zona de rebaixamento, porém permanece em situação muito delicada. Já o Grêmio vê seus rivais chegarem muito perto de si, o que promete render uma reta final de campeonato brasileiro jamais vista na era dos pontos corridos.

Vasco 0x1 Flamengo: segue o calvário do Vasco nesse ano. Continua na lanterna. Continua sem vencer um clássico regional no ano. Porém, o Vasco merecia mais a vitória que o Flamengo. O jogo em si não foi lá uma grande partida, mas, clássico é clássico, e vice-versa. O Flamengo, com sorte no único gol marcado, segue próximo ao G4, e seus torcedores ainda sonham com o título. Já o Vasco, como dito lá em cima, está na UTI, e só um milagre salva o time cruz-maltino de disputar a Série B ano que vem.

Voltar