Brasil, mostra sua cara!

20/05/2009 21:30

Seriam apenas dois dias comuns na vida de qualquer um. Porém hoje, quarta-feira (20/05) e amanhã (21/05) são dois dias que marcarão os destinos do futebol no corrente ano de 2009. Seriam.

Quarta-feira à tarde, noite na Europa, começou a mostrar como seria o dia para o futebol brasileiro. Final da Copa da UEFA. Shakhtar Donetsk e Werder Bremen disputam na Turquia o segundo título mais importante do velho continente. Apesar de o jogo ser entre ucranianos e alemães, e ser disputado em território turco, quem deu o tom da partida foram os brasileiros.

No tempo normal de jogo, Luiz Adriano (ex-Internacional) e Naldo determinaram o placar na partida. Porém, aos que pensavam que a partida iria para os penaltis, um outro brasileiro deu ponto final à Copa UEFA em favor dos ucranianos. Um marco no futebol europeu. Pela primeira vez, um time vindo da Ucrânia, que obteve sua independência em 1991, conseguiu ser campeão de um torneio europeu. E o nome desse brasileiro que deu o título ao time laranja de Donetsk: Jadson (ex-Atlético Paranaense).


Jadson comemora gol do título do Shakhtar Donetsk com Ilsinho ao fundo


Tirando os três brasileiros já citados (Luiz Adriano e Jadson, pelo Shakhtar; e Naldo, pelo Werder Bremen), mais três brasileiros participaram da final da Copa da UEFA. Todos pelo lado do Shakhtar. Ilsinho (ex-São Paulo), Fernandinho (ex-Atlético Paranaense) e Wiliam (ex-Corinthians). Ao todo, seis brasileiros em campo, seis personagens que mudaram a história da partida em Istambul. 

E não é só isso que movimentará e definirá algumas bases do futebol brasileiro. Agora, daqui a pouco, começam as quartas-de-final da Copa do Brasil. O Coritiba, no ano de seu centenário, já garantiu vaga nas semifinais. Outros três jogos movimentam a rodada na mais democrática competição de futebol do Brasil. Meus palpites: Vasco, Corinthians e Internacional passarão por Vitória, Fluminense e Flamengo, respectivamente. Vamos ver, amanhã, se acertarei.

Amanhã, o principal evento da seleção brasileira começa a ser definido. Dunga convocará os jogadores que irão disputar a Copa das Confederações, na África do Sul. Teremos algumas definições de qual será a base da seleção para 2010? Teremos surpresas? Será que, enfim, o previsível treinador da seleção arrumará algumas surpresas para debatermos durante o resto da semana? Veremos.

Uma coisa é certa: o ano do futebol brasileiro começa em definitivo agora. E começa pegando fogo.

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.