Consagração

07/06/2009 19:27

Quatro tentativas seguidas. Quatro fracassos seguidos. Algo que poderia desmotivar mesmo os mais talentosos. Por quatro anos seguidos, Roger Federer viu seu carrer slam (nome dado ao feito de conquistar os quatro grand slams do tênis) bater na trave. O suíço de 27 anos, pentacampeão de Wimbledon (2003-2007) e do US Open (2004-2008), e tricampeão do Australian Open (2004, 2006 e 2007) teve, finalmente, seu dia de glória na quadra Philippe Chatrier, palco da decisão do Grand Slam mais charmoso de todos: Roland Garros. Com a vitória de 3 sets a 0 (6-1, 7-6 e 6-4) obtida em cima do sueco Robin Soderling (número 25 do mundo), Roger Federer definitivamente escreveu seu nome na história. Conquistou um feito inédito, somente alcançado por cinco tenistas na história: Fred Perry, Don Budge, Rod Laver, Roy Emerson e Andre Agassi.

Jogando um tênis consistente, agressivo e eficiente, Federer não deu chances a Soderling, surpresa do campeonato. O nº 2 do mundo começou o jogo arrasador, dominando por completo o primeiro set, vencendo por 6-1. Já no segundo set, ambos os tenistas preferiram não se arriscar muito e o set foi definido apenas no tie break. Federer então deu uma aula em Soderling, aplicando três aces e não dando chances ao sueco quando este savaca. 7-1 no tie break e dois sets a zero na partida. Tudo se encaminhava para uma vitória tranquila de Federer.

No terceiro set, a história foi a mesma, com o suíço mantendo o total controle da partida. No total, Federer quebrou o saque de Soderling 3 vezes, duas no primeiro set e uma no último. Esta última quebra foi conquistada logo no primeiro game do terceiro set. Nem a chuva fina que começou a cair sobre a quadra central fez com que Federer perdesse o controle da partida. No último game, quando o suíço sacava em 5-4 para fechar a partida, a emoção pareceu tomar controle de Federer. Neste último game, o suíço cedeu sua única chance de quebra para Soderling, mas o sueco não soube aproveitá-la. No último ponto, com um primeiro serviço forte e bem aberto, Soderling acabou mandando a devolução na rede e fez o gigante suíço se ajoelhar de emoção no saibro da quadra Philippe Chatrier. A espera havia acabado. Federer era o campeão de Roland Garros.

Na cerimônia de entrega dos troféus, muita simpatia por parte de Soderling. O algoz de Nadal respeitou muito a vitória de Federer e se referiu ao suíço como o melhor tenista de todos os tempos. Soderling também comentou sobre a surpresa de ter conseguido alcançar sua primeira final de Grand Slam na carreira. “Foram as duas melhores semanas da minha carreira”, afirmou o sueco. A caminhada do sueco na atual edição de Roland Garros lembrou a de Gustavo Kuerten em 1997, quando conquistou a primeira de suas três taças no saibro francês. Guga também não era tão bem rankeado e, mesmo assim, conquistou o torneio, para a surpresa do mundo do esporte.

Para a entrega do troféu a Roger Federer, a organização do torneio francês caprichou. Trouxe o americano Andre Agassi, o último tenista a ter conseguido conquistar o carrer slam, feito que Federer acabou por consumar neste final de semana. Muito emocionado, o suíço agradeceu a presença de Agassi e ao apoio da torcida francesa, que o adotou após a eliminação dos tenistas franceses nas fases anteriores do torneio.

Roger Federer conseguiu também um feito que há muito tempo ele pretendia conquistar. Igualou a marca do americano Pete Sampras no número de conquistas de Grand Slam. São 14 conquistas para os dois tenistas, porém Federer já tem a chance de superar o americano no piso que o consagrou na história: na grama de Wimbledon, torneio que será realizado no fim deste mês. Federer também poderá conquistar o hexacampeonato seguido do US Open, caso vença o torneio, que é o último Grand Slam do calendário.

Roger Federer mostrou que, mesmo após sucessivos fracassos em Roland Garros (nas últimas quatro edições) e alguns tropeços nos dois últimos anos (perdeu o Australian Open de 2007 para o sérvio Novak Djokovic e perdeu, no ano passado, Roland Garros e Wimbledon para Rafael Nadal), além de ser um tenista fora de série, possui uma cabeça invejada por muitos. Conseguiu manter o foco, a garra e a força de vontade para superar esses fracassos. Sua recompensa por isso, e digo com a maior certeza: Roger Federer é o maior tenista de todos os tempos. E tem tudo para continuar a traçar sua brilhante carreira por mais algum tempo.

Voltar

Comentários

Data 09/06/2009

De Mário Aoki

Assunto IHAA!

Responder

Federer é cabuloso!! muito mais pinta de campeão que o Nadal. fiquei felizão com o desfecho do grand slam, quando vi que o Nadal tinha perdido já sabia de quem seria a taça
\o/
Federer, rumo à primeira posição... de novo!
haha
abraços!