Datas históricas

16/03/2009 14:38

10/12/1995.

Para quem não é santista, essa data não passa apenas de um 10 de dezembro comum do longínquo ano de 1995. Porém, para os amantes do bom futebol e, principalmente, para a torcida santista, essa data marca o dia em que surgiu, na opinião deste mero observador-filósofo do futebol, o maior ídolo do Santos Futebol Clube na era pós-Pelé.

Giovanni era o nome dele.

Como uma imagem vale mais do que mil palavras, deixo o próprio Giovanni contar-lhes a história do fatídico 10/12/1995:

Semifinal do Campeonato Brasileiro de 1995 - Santos x Fluminense

Atentem para o belíssimo texto do jornalista José Roberto Torero na parte ao qual seria destinada a descrição do vídeo.

Porém, não é só de nostalgia que vive o coração do torcedor.

15/03/2009.

O dia em que a magia dos Meninos da Vila retorna aos gramados.

Um moleque, 17 anos. Como outros tantos por esse Brasil afora, loucos para ter uma chance de brilhar. Neymar brilhou. A comemoração do seu primeiro gol como profissional lembra alguém? E a camisa 7, lembra outra pessoa que também fez história (e quem sabe ainda fará) no Santos?

O mundo dá voltas.

Como aconteceu com o próprio Giovanni que, na primeira vez que enfrentou o time que o consagrou, teve que encarar também um de seus prodígios. E ele não é Neymar. O nome dele é Paulo Henrique Lima. Um rapaz alto, franzino, com um jeito clássico de jogar futebol. Veio da distante Ananindeua, no Pará. Por indicação de quem? O Messias, como é carinhosamente chamado pelos santistas, viu que o garoto levava jeito pra coisa e logo o indicou para as categorias de base do Santos. E, no mesmo dia 15/03/2009, Giovanni viu algo raro no futebol: duas promessas, no mesmo jogo, na mesma noite, darem seus boas-vindas ao bom e velho futebol.

Com um adendo: Paulo Henrique Lima tem exatamente o mesmo estilo de jogo que Giovanni.

Giovanni, obrigado por tudo.

Posso agora dizer com muito orgulho: não vi Pelé, mas vi Giovanni, Diego, Robinho, Neymar, Paulo Henrique...

Porém, a vida continua. O ciclo natural das coisas se renova. E, como a própria imagem abaixo mostra, por trás de todo um futuro brilhante, vem um passado, às vezes ofucasdo, mas cheio de glórias e conquistas.

Comentários

Voltar