Foi dada a largada na Premier League

17/08/2009 00:50

A 1ª rodada da Premier League já se foi, mas ficou para todos a surpresa de alguns resultados e performances, principalmente envolvendo os grandes favoritos à volta olímpica. O poderoso Manchester United de Ferguson ganhando apenas de 1x0 do recém-promovido Birmingham City? O Liverpool, num clima explícito de pré-temporada, perdendo para o Tottenham? O Chelsea se safando apenas no finzinho contra o modesto Hull City? Como entender?

No que diz respeito aos Blues, alguns maldosos irão apontar o dedo para Carlo Ancelotti, falando da falta de experiência dele com o futebol da Inglaterra, e por ai vai. Porém, quem viu o jogo em Stanford Bridge sabe quem foi o responsável: Boaz Myhill, arqueiro do Hull City. Não tinha para Drogba, nem Anelka, tampouco Terry. O goleirão dos Tigers estava sempre lá para executar seus milagres.

Quase foi o herói de uma vitória que seria fenomenal para o Hull City, mas de tanto insistir, Drogba conseguiu, enfim, furar a muralha Myhill. Numa bela cobrança de falta no primeiro tempo, e num gol de cobertura que nem de longe exprimia o sufoco da virada no finzinho, o marfinense fez a torcida da casa respirar aliviada por vencer o jogo de abertura da temporada.

O United de Ferguson se viu numa situação similar. Não foi exatamente igual, pois não criaram tantas chances de gol como o Chelsea, e nem fizeram do goleiro Hart a figura do jogo tal como foi Myhill. Em vez disso, o torcedor no Old Trafford viu um jogo arrastado, com os anfitriões tendo maior volume de jogo, mas sem criar perigo algum.

Contudo, quem pagou para ver a vitória dos Red Devils por um mirrado 1x0 saiu satisfeito com a certeza de poder contar com o principal ídolo na hora da necessidade. Wayne Rooney, ajudado por um toque de sorte, recebeu de volta a bola que cabeceou na trave e estufou as redes. Ele já foi o jogador mais decisivo no último título, mas agora tem responsabilidade dobrada devido a saída de Ronaldo. O que fez hoje é o que precisará fazer constantemente para que o tetra seja possível.

Enfim, pelo menos o United venceu, diferentemente de outro time vermelho nessa briga pelo caneco. Alias, o Liverpool não só perdeu, como decepcionou. Claro que o adversário, Tottenham Hotspurs, é forte e jogava em casa. Mas quem se lembra da facilidade que foi o último jogo dos Reds em White Hart Lane, mal reconheceu o time que estava em campo hoje.

Seria um sinal de saudade de Xabi Alonso? Um pouco cedo para tirar conclusões precipitadas como essa. O que se pode dizer de Tottenham 2x1 Liverpool é que Torres, Mascherano, Lucas, Glen Johnson e até mesmo Gerrard estavam irreconhecíveis, principalmente no segundo tempo, fazendo de Gomes um espectador VIP. Quando o time de Rafa Benitez realmente estrear no campeonato, aí poderemos avaliar melhor.

Agora, dos resultados absurdos, nenhum chama mais atenção do que Everton 1x6 Arsenal. Definitivamente, um placar atípico para um confronto entre times de tamanha tradição, e até mesmo força atual. No caso do time da terra dos Beatles, a força vem de se imaginar possa tirar o melhor do seu elenco após uma queda tão feia diante de sua torcida.

Quanto aos Gunners, esses podem rir a toa. Arsene Wenger viu um Vermaelen voando e marcando gol em sua estréia. Se alegrou também com um belo jogo de Nicklas Bendtner, ou seja, olhando para os dois, foi dificil sentir falta de Toure e Adebayor. Quanto ao meio-campo, Denilson mostrou a força (ignorada por Dunga) de sempre, e Fabregas honrou com louvor a tarefa de comandante criativo da equipe. Nada como uma goleada assim para dar confiança a um time desacreditado pela crítica.

E para preocupação do conforto do "Big Four", o Manchester City também estreou com uma vitória firme por 2x0 sobre o Blackburn. Verdade que não da para falar em inveja do Arsenal quando se lembra do 6x1, mas certamente que Adebayor mexeu com os sentimentos dos seus ex-fãs quando marcou no comecinho do jogo após bela jogada individual de Wright-Phillips. Porém, nada comparado a alegria dos Citizens em ver que os 111,8 milhões de euros gastos em contratações estão sendo justificados.

Certamente que a euforia de ver de novo o futebol a toda velocidade na terra da rainha nos faz refletir bastante sobre os jogos dessa rodada. Entretanto, é só o começo. Mesmo que o Liverpool lamente sair atrás dos seus 4 principais adversários, é só o começo. E mesmo que o Arsenal queira se empolgar com a liderança, é só o começo.

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.