Hora da verdade

01/06/2009 20:24

Tendo em vista que as posições dos 3 candidatos ao título não se alterou, acredito que melhor será avaliar o que poderá vir nessas últimas 3 rodadas do Clausura 2009 ao invés de comentar uma rodada estática. Por mais complicado que seja a situação, chegou a hora de tentar definir um grande favorito ao caneco, e olhando para baixo, hora de ver quais times ocuparão as vagas macabras da zona de promoção e a da zona de rebaixamento direto, já que a outra foi confirmada para o Gimnasia Jujuy.

Em matéria de futebol é um fato, não dá para dizer que nenhum dos três é o melhor, embora o Velez esteja tendo um pouco mais de dificuldade para vencer adversários fáceis. Como já enfatizei em posts passados, o Lanus tem eficiencia somada a um grupo de jovens talentos, o Fortin tem uma defesa de consistência invejável enquanto o Huracan encanta a quem o vê. Nessas condições, a tabela dos jogos restantes se torna o principal critério para definir quem possui vantagem.

Seja lá quem fez esta tabela, tinha certeza de ver o Velez Sarsfield disputando o troféu contra Lanus e Huracan, pois nas duas últimas rodadas são estes os adversários da equipe comandada por Ricardo Gareca. Seriam "jogos de 6 pontos" determinantes para o Fortin eliminar seus rivais diretamente. No entanto, por um outro ponto de vista mais sensato, enfrentar equipes tão fortes num momento não tão bom quanto o de agora é certamente algo a se lamentar. O embate daqui a dois 2 domingos contra o Newell's se torna então o termometro ideal do futebol do Velez para se ter uma ideia de como serão os confrontos mais dificeis.

Quanto a Huracan e Lanus, ambos tem pela frente o Arsenal de Sarandi. Só que o Globo já tem um ingrato clássico contra o San Lorenzo para a próxima fecha. De maneira que a vantagem fica com os comandados de Luis Zubeldia. E os resultados almejados nem são mirabolantes.

Consideremos uma vitória dos Granates no dia 13, enquanto Velez x Newell's e San Lorenzo x Huracan empatam. A diferença de pontos do líder sobe para 3 e 4 em relação ao segundo e ao terceiro colocados, respectivamente. Mesmo empatando contra o Fortin, uma vitória simples contra o provável rebaixado San Martin faria o time do sul dar a segunda volta olímpica de sua história. Ou seja, basta que Sand, Blanco, Salvio, Fritzler, Arce e companhia fazerem seu melhor e o caneco está garantido.

Mas a tabela tem duas pontas, e na de baixo também há um arranca-rabo emocionante para decidir o descenso e a promoção.

Considerando chances reais, duas disputas merecem destaque, sendo uma para se manter na primeira divisão sem e a outra com repescagem. Racing x Central e Gimnasia-LP x San Martin-T.

Tanto a Academia quanto os Canallas trocaram de comandante no meio do Clausura. Tiveram seus momentos de ótimos resultados e agora tropeçam justo na reta final. Mais do que os futuros confrontos, há o peso dos 5 pontos a mais do Racing de Caruso Lombardi, e como é bem possível que aumentem para 7 depois de uma vitória blanquiceleste sobre o combalido Boca e de um empate do Central diante do motivado Argentinos do Bichi Borghi, a salvação está muito mais próxima de Avellaneda.

E no último confronto, é o unico em que se vê uma diferença de qualidade. O Gimnasia hoje joga melhor, enquanto o San Martin decepciona por sua irregularidade. Porém, ao se enxergar os jogos da 17ª rodada, é inevitável atribuir um favoritismo aos tucumanos por enfrentarem os rebaixados de Jujuy e por terem um denominador menor, o que faz o promédio crescer mais rápido, ao passo que os lobos platenses pegam o forte Colon. Vencerá quem tiver mais controle emocional, tanto agora quanto na repescagem futura.

Confesso torcer para meu próprio erro. Seria fantástico o Huracan sendo campeão com um futebol tão fantástico. Também torço pela permanência dos rosarinos, mas a lógica me trouxe essa realidade apresentada nesse texto. Só nos resta conferir, afinal a razão não tem uma relação muito firme com o futebol.

Classificação

Descenso

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.