Incompetência premiada

19/08/2009 20:39

Antes de mais nada, a notícia para que a o texto se situe com maior facilidade...

A federação argentina de futebol (AFA, na sigla em espanhol) confirmou nesta quarta-feira a programação da primeira rodada do Torneio Apertura do Campeonato Argentino, que será disputada entre sexta-feira e domingo:.

O torneio, o primeiro da temporada 2009-2010, será disputado em 19 rodadas e chega ao fim em meados de dezembro.

O Comitê Executivo da AFA aprovou um projeto de contrato associativo com o Governo argentino para transmitir os jogos pela televisão aberta.

O convênio será assinado nesta quinta-feira em Buenos Aires com a presença da presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner.

A rodada anunciada pela AFA para o início do Apertura 2009 é a seguinte:.

- Sexta-feira:

Gimnasia y Esgrima La Plata-Godoy Cruz
Independiente-Newell's Old Boys

- Sábado:

San Lorenzo-Atlético Tucumán
Chacarita Juniors-Tigre
Arsenal-Estudiantes
Rosario Central-Racing Club

- Domingo:

Huracán-Lanús
Boca Juniors-Argentinos Juniors
Banfield-River Plate
Colón de Santa Fé-Vélez Sarsfield

Agora, reflitamos sobre o fato com calma e cuidado...

O Campeonato Argentino enfim poderá começar, com as dívidas relativas aos salários dos jogadores caminhando para um acordo de comum benefício. Sabendo da realidade economicamente recessiva da Argentina, isso é uma excelente notícia. E para o futebol, patrimônio histórico e cultural não só do país, mas da humanidade, a intervenção é bem-vinda, para que a normalidade possa devolver a emoção habitual dos jogos.

Um momento. Notaram o nome da autoridade a endossar a intervenção para aumentar o valor pago pelas transmissões de TV? Cristina Fernandez Kirchner é, nada mais nada menos, presidente da Argentina. Para nós, que nos situamos do outro lado da fronteira, é indiferente. Para os argentinos, que verão o dinheiro de seus impostos indo para clubes de futebol, é absurdo.

Afinal, por que deve o contribuinte pagar 600 milhões de pesos pelos erros dos cartolas argentinos ao longo dos anos? Pois as dívidas obtidas por San Lorenzo, Independiente e companhia se devem a extravagâncias, que num primeiro momento até trouxeram títulos, mas causaram esse rombo nos caixas da maioria dos clubes de primeira divisão.

Não que o torcedor não deva usar seu dinheiro para ajudar seu clube. É isso, alias, o que acontecem quando lotam os estádios. Entretanto, dinheiro público, por mais redundante que soe, deve ser usado para o bem público. Madame Kirchner já deveria ter aprendido a não mexer com a fragil economia argentina, desde que ela e seu marido maquiaram a inflação, trazendo resultados desastrosos. E Dom Grondona... desse prefiro não falar nada.

Uma situação triste, para dizer o mínimo. Sei que você, torcedor brazuca, não tem obrigação de sentir empatia com isso. Mas, reflita. E se isso rolasse no Brasil?

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.