La belleza mayor es salir campeón

05/07/2009 18:59

Como queriam os apaixonados por esporte, venceu quem mostrou o futebol mais bonito. Triunfou o time que mais buscou o gol, com toque de bola refinado e habilidade. Contudo, essa equipe não foi o Huracán de Angel Cappa e Javier Pastore, pois a ofensividade trocou de camisa nesta tarde/noite em Liniers. Diante de sua torcida e enfrentando chuva, granizo e confusões, o Vélez Sarsfield ganhou o jogo final do Clausura 2009 e fez do José Amalfitani seu plano de fundo para dar a 7ª volta olímpica de sua história.

Se bem que, no primeiro tempo, as duas equipes fizeram um jogo franco, bem digno de ser uma final e do que ambos fizeram durante todo o semestre. Maxi Moralez, Martinez e Hernan Rodrigo Lopez de um lado, Pastore, Toranzo, Bolatti e De Federico do outro. Todos eles tiveram sua parcela de destaque nos primeiros 19 minutos. Porém, destaque maior, ainda que negativo, vai para o gol mal anulado do zagueiro Dominguez, do Huracán.

E por que 19 minutos? Pois a paralisação da partida devido a forte chuva de granizo que atingiu o bairro de Liniers aconteceu neste instante. Quase meia hora foi perdida para esperar o mau tempo passar e recomeçar tudo de onde pararam. E o incrível é que o ritmo alucinante de ataques não parou. Pelo menos para os anfitriões, pois os meninos de Angel Cappa começaram a se acomodar na vantagem do empate, rendendo por isso bronca pesada por parte do comandante. O Globo só não sofreu o gol pois Rodrigo Lopez bateu muito mal o pênalti que Monzon defendeu.

Veio a etapa final, e com ela mais ousadia de Ricardo Gareca. Com a entrada de Larrivey no lugar do lateral-direito Gaston Díaz, o Fortín com três atacantes partiu para o tudo ou nada. Em contrapartida, Angel Cappa, entrando em contradição consigo mesmo, colocou o volante González no lugar da referência na área Federico Nieto.

Eis então que começa o calvário Fortinero em busca do gol que lhe daria a glória, enquanto os meninos que encantaram a Argentina pela plasticidade de seu toque de bola, se seguravam como podiam, e só atacavam em contra-ataques. Alguns deles exigiram qualidade do goleiro Montoya, só que era claro o domínio de volume de jogo do Vélez Sarsfield.

Depois de vários lançamentos de Emiliano Papa, de várias investidas de Larrivey e Velasquez (substituto de Martinez no segundo tempo), e contando com a segurança lá atrás de Otamendi e Cubero, enfim o gol saiu. Nos pés do jovem e pequeno Moralez. Ele, considerada a maior contratação do clube na temporada e que não pode jogar em várias partidas dela devido a lesão. Foi esperto e rápido o suficiente para mandar a bola rebatida para o fundo das redes, levando junto a torcida local ao delírio.

Todavia, a ressalva deste gol precisa ser feita. Houve falta de Larrivey em Monzon, não marcada pelo árbitro Gabriel Brazenas. Com o goleiro caído, ficou fácil para o "Enano" marcar. Naturalmente, o lance levou a loucura todos os jogadores e integrantes da comissão técnica do Huracán, e a confusão tomou mais 13 minutos de partida.

Mas, no final, com tudo menos tumultuado, foi apenas questão de segurar o último impetuo dos Quemeros para extravasar a alegria. Para Ricardo Gareca, seus comandados e sua torcida apaixonada, nada mais importava, além da festa presente e futura, pois no ano do centenário, o Velez disputará a Libertadores. Já Angel Cappa e seus meninos mesclavam um sentimento de tristeza e fúria para com a arbitragem. No entanto, mesmo que agora culpem Brazenas e seus auxiliares, uma hora terão que reconhecer a superioridade de seus carrascos.

Seria tremendamente injusto dizer agora que o Fortin foi o único merecedor dessa taça só pelo fato de te-la conseguido. Tanto Huracan quanto o próprio Lanús, que caiu fora da disputa na rodada passada, poderiam ter sido campeões sem causar estranheza graças as suas belas campanhas. Apesar disso, o cruel futebol só permite premiar aquele time cujos jogadores não vacilam na hora da verdade, e esse foi sem dúvida o time de Liniers.

Ao esquadrão vitórioso pode vir um belo futuro pela frente. Se postulam inquestionavelmente a favoritos do Apertura próximo e até mesmo da Copa Sul-Americana. Porém, precisam manter seus principais jogadores longe da temida janela européia. Missão na qual dificilmente terá êxito o Huracán. Será muito dificil segurar Bolatti, Goltz, Arano e principalmente Pastore, pois todos eles já possuem propostas das boas.

Mas, deixando o mercado da bola de lado, é preciso parabenizar o Huracán e o próprio Lanús por terem mantido viva a chama da disputa do título com um futebol de primeira. Fizeram desse Clausura um dos melhores de todos os tempos. E congratulações maiores ao Vélez Sarsfield e a sua torcida. A Argentina é de vocês.

Classificados para a Sul-Americana: Boca, River (convidados), Vélez, Lanús, San Lorenzo e Tigre

Zona de Promoção: Rosário Central e Gimnasia y Esgrima de La Plata

Rebaixados: San Martin e Gimnasia y Esgrima de Jujuy

Classificação Final

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.