Mar de Platas

23/11/2008 16:15

"Somente se o David cansar e o Delpo desmunhecar que a gente perde dessa vez". Frase minha dita no programa de rádio de Sexta-Feira, no momento em que Nalbandian vencia o primeiro jogo da final. Eis que minha frase incrédula se torna profecia, e a Argentina perde sua maior oportunidade de sair campeã da Copa Davis.

Del Potro não "desmunhecou" como foi dito na frase, mas pela infelicidade guardada pelo destino, se machuca no momento decisivo, tal como Ginobili em Pequim. Foi durante o 2° jogo de simples, contra Feliciano Lopez. Justo o jogo considerado mais fácil, ja que o titular Nadal não pode ir a Mar del Plata.

Mesmo com a baixa, a fé da torcida no título ainda era firme por confiarem em Nalbandian. E o próprio exibia em seu semblante a confiança de quem queria vencer sozinho. Mas embora o tênis seja mesmo um esporte individualista, a Davis se vence em equipe.

O jogo de duplas não era de obrigação alviceste conseguir a vitória e o segundo ponto, mas se esperava ao menos um jogo digno da flamante torcida local. E houve momentos em que isso parecia possível, visto que David e Calleri ganharam o primeiro set por 7-5, e no terceiro set conseguiram sair de um 1-5 para o Tie Break. Por ironia, chegaram a liderar pelos mesmos 5-1, mas devolveram a virada, e os espanhois venceram. 3 sets a 1.

Depois da derrota, os rumores da discórdia. Chegaram até a divulgar que houve troca de socos entre "el Rey" e "el Gordo", mas ficou mesmo no desentendimento, explicitado pela ausência de David na coletiva de imprensa. O capitão Mancini tentou justificar, mas o histórico de Nalbandian o entregou.

Sem Delpo, sobrou pra Acasuso a missão de enfrentar Fernando Verdasco, reserva do também machucado Ferrer. El Chucho estava visivelmente abaixo do nível técnico e físico necessário e começou perdendo o primeiro set por 6-3. Empurrado pela torcida, ainda conseguiu vencer 2 sets, mas o cansaço foi implacavel para o guerreiro que também lutou em 2006, e a resistência se acabou junto com o sonho. 3 sets a 2 e título espanhol.

Do lado argentino, criticas somente a Nalbandian por seu individualismo. Defeito esse que já vinha mostrando desde que não escolheram Córdoba como sede da final. Quanto a Del Potro, sua lesão foi uma infelicidade, e de modo que o show dele contra a Rússia foi o que nos trouxe a essa final, impossível falar mal dele. Parabéns ao Acasuso que aguentou como pode o fardo de substituir Delpo, e jogou com bravura.

Os espanhois, que nada tem a ver com nossos tropeços, foram heróicos. Venceram o desfalque de Rafa Nadal. Venceram a desrespeitosa hinchada argentina, e acima de tudo, venceram grandes tenistas para conquistar o Tricampeonato da Fúria na Davis.

Muito difícil que nos venha outra chance de ouro como essa. Foi o terceiro vice albiceleste (81 contra os EUA, 2006 contra a Russia e 2008).

Mas o sonho não pode morrer agora. Que 2009 venha com mais sorte e sensatez para o tênis argentino.

 

Comentários

Voltar