Mirando 2010

18/02/2009 00:31

Dunga, nosso querido Carlos Caetano, segue com a peteca no ar. Quantas vezes quisemos que ela caísse de suas gaúchas mãos? O consenso geral, depois da boa vitória sobre a Itália na casa da seleção brasileira (o Emirates Stadium), é o de que ele vai até a Copa da África do Sul no cargo. Eu já esperava isso, como disse aqui, e lamentava. Agora confesso que minhas opiniões estão em curso de mudança. Foram duas partidas seguidas de resultado positivo e ótimo futebol contra adversários de peso, não qualquer Cingapura da vida, o que é muito bom. Não é isso que esperamos da nossa seleção, afinal?

É claro que não se pode elevar Dunga à categoria de gênio tático, e deve-se levar em consideração que temos tantos talentos individuais que o time praticamente joga sozinho (prova disso é o pouquíssimo tempo de treino antes do amistoso contra a Azzurra, que não prejudicou). Mas temos que dar os devidos créditos. Dunga está se firmando. A seleção ganha uma cara. Suas relações com torcida e imprensa (é bom lembrar que ele evita jornalistas brasileiros e prefere conversar com os estrangeiros) ainda deixam a desejar, mas isso é outro assunto. É justamente da tal cara da seleção que quero falar.

O grupo que vai à Copa já está quase fechado. É o que diz o treinador. Dá para fazer algumas previsões e análises. Tenho um levantamento, que publicarei na íntegra aqui em breve, com a lista dos jogadores mais utilizados em todos os embates da Era Dunga (excluindo a seleção olímpica). Batendo os dados com a última convocação da Canarinho e acrescentando um pouco de especulação, dá para imaginar como deve ser composta a sonhada lista.

GOLEIROS A FIFA exige três no elenco de 23 boleiros de cada país. Júlio César, salvo algum imprevisto do destino, será o camisa 1. É o arqueiro mais escalado sob a batuta do capitão do tetra, com larga vantagem, e realmente merece a titularidade, como mostrou no clássico milanês mais recente. Doni faz muitos torcerem o nariz, eu incluso, mas tem tudo para estar também na terra de Mandela. O terceiro guarda-redes é o mistério. Gomes e Hélton, que já foram utilizados na posição, caíram no esquecimento. Acredito que Renan, do Valencia, é quem tem mais chances, pela idade e por já ter sido lembrado em convocações anteriores, apesar de não ter jogado. Como faria o blogueiro Júlio César, Renan e um terceiro goleiro experiente, como Dida, Marcos ou Rogério Ceni. O terceiro goleiro, como se sabe, é o turista de luxo. Pode muito bem ser uma base de apoio para o grupo.

LATERAIS Só quem passou os últimos meses em Saturno sob o efeito de sedativos não sabe que Maicon e Daniel Alves são os donos incontestáveis da direita. Na esquerda, sinal amarelo aceso. Eu sempre defendi que Marcelo é o lateral canhoto da seleção desde as Olimpíadas, só faltava ser convocado. Parece que agora ganhou realmente a posição, depois dos sucessivos fracassos de Kléber, do desaparecimento de Gilberto e da total falta de concorrência. O reserva, em teoria, não existe. Fora esses três, apenas Adriano Correia (Sevilla), Richarlyson (São Paulo) e Juan (Flamengo) jogaram no setor. Não consigo ver nenhum deles na Copa. Outros podem ser experimentados, como Maxwell (Internazionale, já foi convocado mas não atuou), Fábio Aurélio (Liverpool, com passagens pela seleção no longínquo século XX) e, porque não?, André Santos (Corinthians). Temos tempo. Como faria o blogueiro Maicon e Daniel Alves pela direita, Marcelo e André Santos pela esquerda.

ZAGUEIROS Porto seguro. Lúcio e Juan (este último se as contusões deixarem) seguem os impávidos guardiões da grande área, com Thiago Silva surgindo como habitué do banco. O outro reserva parece ser Luisão, que é seguro, confiável e marca presença nas listas. O terceiro beque mais utilizado por Dunga, atrás de Lúcio e Juan, parece fora do páreo: Alex, do Chelsea. Como faria o blogueiro Lúcio, Juan, Thiago Silva e Luisão.

VOLANTES A posição, que antes parecia definidíssima, traz uma grata surpresa, Felipe Mello, que jogou bastante bem contra a Itália e tirou espaço do contestado porém frequente Josué. Gilberto Silva é um dos intocáveis de Dunga, e também só não estará na Mama África por milagre (quem sabe uma voz da razão que chegue ao técnico em seu sono...). Mineiro é definitivamente carta fora do baralho. Anderson, irregular com a camisa amarelinha, corre por fora pela vaga. Até a Copa, porém, podem ser testados dois dos melhores jogadores do futebol brasileiro: Hernanes e Ramires. Ambos têm plenas condições de defender o Brasil, e pode ser que pelo menos um deles cave um lugarzinho. Vale ainda citar Lucas, que volta e meia dá as caras no Liverpool e costuma não decepcionar. Curiosidade: o quarto jogador mais usado por Dunga entre os volantes até hoje é Dudu Cearense, quem lembra dele? Figurinha carimbada no início dos trabalhos. Como faria o blogueiro Zé Roberto (o do Bayern? Sim! Não citei porque nunca foi chamado por Dunga, mas está arrebentando na Alemanha e é macaco velho), Anderson, Hernanes e Ramires. A nova safra mais um veterano.

MEIAS Elano, ao que parece, só joga bem na seleção. Arrebenta pelo lado direito do ataque brasileiro e dá vexame no Manchester City. Um caso curioso, mas presença praticamente certa na Copa (detalhe: é o meia que mais jogou com Dunga no comando). Preciso justificar Kaká? Júlio Baptista anda merecendo demais um lugar ao sol, que já foi de Diego (segundo maior substituto da Era Dunga, entrou do banco 13 vezes, só perdendo para as 15 de Daniel Alves). Dois "internacionais" vão ficando apagados: Mancini, em Milão, e Alex, em Porto Alegre. Podemos dizer que a última vaga é de Ronaldinho assim que ele recuperar a boa forma, mas mesmo se isso não acontecer a tempo ele deve embarcar também. Como faria o blogueiro Kaká, Alex (o cabeçudo, do Fenerbahçe, que deve ter matado a mãe de alguém da CBF para nunca ver a cor da camisa da seleção), Elano e Júlio Baptista.

ATACANTES Não acredito em surpresas aqui. Robinho, o jogador mais utilizado por Dunga até hoje, e Luís Fabiano devem compôr a dupla titular. Pato é presença praticamente garantida também, até porque vem jogando sobrenaturalmente bem no Milan. Não gosto da ideia de ver o incorrigível Adriano ganhando também um agrado, como tudo indica que aconteça. Pode estar voltando a jogar uma bola decente, mas o comportamento e a cabecinha ainda precisam melhorar,e  ir para uma Copa do Mundo não ajudaria. Ele ainda tem mais de um ano para isso, claro. Entre os que deveriam ganhar chances, os mais evidentes são Nilmar e Keirrison. O colorado até já jogou, mas muito menos do que merecia. O alviverde tem tudo para brilhar em 2009. Podem desbancar algum dos favoritos, mas, como eu disse, não acredito em surpresas. Como faria o blogueiro Robinho, Luís Fabiano, Pato e Nilmar.

Comentários

Voltar