Nos enfants

11/02/2009 21:30

Uma vez mais a Argentina bate a França nas terras de Sarkozy. Dessa vez em Marselha, num 2x0 incontestável com direito a show de Lionel Messi, que não desafinou na sua estréia sob comando del Diez Maradona. Verdade que nem tudo foi azul nessa vitória, mas para os adversários com certeza foi uma dor de cabeça a mais.

No primeiro tempo até que a história parecia se encaminhar pra um placar diferente. A França atacava com mais frequencia, enquanto a albiceleste tinha que se virar no talento de Messi. Mas os bons ataques franceses serviram para consolidar um goleiro que vinha sendo duramente criticado, numa posição que na Argentina não há titular absoluto. Carrizo teve uma boa atuação que silenciou momentaneamente os que clamavam por Sergio Romero, do AZ Alkmaar.

Na minha visão, Maradona cometeu um erro tático que visivelmente dificultou a criação das jogadas no meio-campo. Utilizar dois cabeças-de-área não foi sábio. Eu usaria o Lucho no lugar do Gago, apesar de que o volante do Real Madrid foi muito bem na marcação.

Porém outro que eu vinha criticando se tornou o autor do primeiro gol. Ainda acho que Di Maria deveria jogar no lugar do Jonas Gutierrez. No entanto hoje foi um dia em que não se sentiu falta do jovem jogador do Benfica. Gutierrez fez o primeiro aos 41 e no segundo tempo ainda criou ótimas jogadas ofensivas.

A segunda etapa foi de um jogo inteligente dos comandados de Maradona/Bilardo. Um toque de bola envolvente que não se via na época de Basile. Alias a defesa de hoje também é mais segura que a do Coco, apesar do Heinze.

Poucas substituições feitas. Apenas Angeleri no lugar do apagado Maxi Rodriguez. E Tevez no lugar de Aguero. Cambios que não mudaram a disposição tática argentina, mas consolidaram a vitória.

Messi roubou a bola no campo de defesa e passou para Carlitos Tevez. O "Apache" foi todo folego e coração no contra-ataque até que viu Messi livre mais a frente. "La Pulga" usou sua habilidade para entortar Diarra e Gallas e no chute não perdoou o goleiro Mandanda. Eis a descrição do golaço que decretou o placar final: 2x0. Enquanto os franceses pediam pela cabeça de Domenech, Maradona era só festa ao lado de Mancuso e seus demais escudeiros da comissão técnica.

Não dá para desmerecer uma vitória em cima de uma campeã do mundo. Mas vencer os "bleus" hoje é muito mais fácil do que em tempos atrás. Sem contar que era um amistoso, e foi apenas o segundo para Dieguito. Só que a personalidade e a qualidade dessa albiceleste de hoje é de deixar todos na Argentina animados. Podemos enfim ver com mais clareza uma futura vaga na Copa do Mundo de 2010.

Quanto aos franceses, enquanto ainda estiverem sob a tutela de Raymond Domenech, "Bonne Chance". Vão precisar.

Comentários

Voltar