O baile todo

20/01/2009 20:17

Chegou ao fim a InterLiga, torneio mexicano que define os últimos classificados da terra do Chaves para a Libertadores da América e enfim fecha a turma da copa. É hora de finalmente rebatizar os irritantes "México 2" e "México 3" com os nomes dos clubes que conquistaram as últimas vagas que faltavam ser preenchidas na maior competição continental deste lado do Meridiano de Greenwich (eu sempre quis dizer isso).


Sou só eu que acho a palavra "rumbo" muito engraçada?

Como é de praxe, a InterLiga 2009 reuniu os oito melhores times da temporada mexicana que não haviam garantido lugares nem na Libertadores nem na Copa dos Campeões da CONCACAF. Foram eles: Toluca, Tecos UAG, Morelia e Pachuca (Grupo A) e Tigres UANL, Chivas Guadalajara, Atlas e América (Grupo B). As equipes jogaram entre si dentro dos grupos e as duas melhores passaram às finais, onde o primeiro de cada chave enfrentou o segundo da outra. Os vencedores das disputas baterão ponto ano que vem na elite latino-americana-futebolística.

Quem se deu melhor na primeira rodada foi o Pachuca. Os Tuzos aplicaram categóricos 4-0 no Tecos UAG, em jogo que marcou a estreia (com gol) do atacante-revelação paraguaio Edgar Benítez. Com o empate entre Toluca e Morelia, o Pachuca assumiu a liderança. Já no Grupo B, igualdades para todos os lados. Tigres e Atlas ficaram no oxo (zero a zero, para aqueles não familiarizados com a expressão). Chivas e América fizeram um Súper Clásico disputado e pararam no 1-1.

A segunda rodada viu o Pachuca selar classificação para a fase seguinte com uma vitória simples sobre o Toluca, gol de Benítez. O Tecos passou pelo Morelia, graças a atuação de gala do arqueiro Corona e de um tento contestado no segundo tempo, quando o zagueiro Adrián Cortés deu sequência a um lance com um adversário caído no campo. Enquanto isso, os dois maiores times do país conquistavam resultados idênticos na outra chave: o Chivas passou pelo Atlas, no Clásico Tapatío, por 3-1 e o América repetiu o placar, de virada, sobre o Tigres, com gol do nosso gorduchinho estrangeiro favorito.


Arriba! Ou melhor: Barriga!

Na jornada decisiva, porém, o time de Cabañas vacilou. Uma traulitada de 4-1 do Atlas fez os Águilas perderem a vaga no saldo de gols para o adversário e ficarem fora da Libertadores pela primeira vez desde 2006. Para unir o inútil ao desagradável, o rival Chivas venceu o Tigres e levou o primeiro lugar do grupo. Do outro lado, o Pachuca relaxou e tomou 3-0 do Morelia, o que classificou os Monarcas para a segunda fase. O Toluca bem que tentou, mas fez apenas 2 no Tecos e ficou em terceiro no famigerado saldo.

As duas finais foram decididas nas cobranças de pênaltis. Chivas e Morelia empataram em 1-1 no tempo normal e, nos chutes da marca de cal, melhor para o time com nome de uísque: 4-2. O brasileiro Wilson Tiago e o chileno Droguett desperdiçaram. Porém, as emoções ficaram por conta da peleja entre Pachuca e Atlas. O Pachuca abriu 3-0 ainda no primeiro tempo, mas permitiu o crescimento dos Rojineros na segunda etapa, com direito a gol contra e empate no apagar das luzes. Nas penalidades, os dois times continuaram iguais nos cinco chutes regulamentares (3-3 também) e mantiveram a alternância até que Achucarro, que já havia errado antes, perdeu a décima cobrança do Atlas e selou o fim da agonia. No total, 10-9 para o Pachuca, e vaga na Pré-Libertadores, por ter sido o classificado com pior retrospecto na primeira fase da InterLiga.


"O gol parece deste tamaninho quando a gente vai chutar!"

O Chivas entra no Grupo 6 e vai se juntar a Lanús (Argentina), Everton (Chile) e Caracas (Venezuela). Relativamente uma barbada para a equipe de Guadalajara. Já o Pachuca precisa superar o Universidad de Chile se quiser fazer companhia a Grêmio, Aurora (Bolívia) e Boyacá Chicó (Colômbia) no mole Grupo 7, que tem o Imortal Tricolor desde já como franco favorito.

Que role a pelota nos capins do Novo Mundo!

Comentários

Voltar