O clássico das redes estufadas

19/09/2009 19:59

Por que será que Barcelona e Atlético de Madrid sempre fazem um caminhão de gols quando se enfrentam?

Vendo a média de 7 gols dos últimos três clássicos, a pergunta se torna inevitável. A resposta, para o torcedor, não tem muita importância, pois se basta ao assistir partidas repletas de emoção e futebol ofensivo. Para os dois times envolvidos, sim, é indispensavel. Até mesmo para os vitoriosos da Catalunha.

É bem verdade que o time de Pep Guardiola conseguiu algo raro e invejável: unir a paciência e a precisão para formar um estilo de jogo fantástico.

Os passes cirúrgicos de Xavi. As eficazes subidas de Dani Alves. A mobilidade de Henry. A magia do 'Ibracadabra'. O conjunto da obra de Messi e o toque de bola entre eles todos. É tudo magnífico de se ver, e ficará ainda melhor quando Iniesta se reencontrar com sua forma física ideal. Graças a eles, o Barça tem hoje o melhor poderio ofensivo do mundo.

Hoje o Camp Nou viu mais uma exibição de gala deles. Ibrahimovic, Messi (2), Daniel Alves e Keita anotaram contra os Colchoneros.

Pois então qual seria o problema, se o time anda tão bem e ainda pode melhorar? Quando o adversário resolve dificultar a magia azulgrená...

Na partida contra a Inter pela Uefa Champions League. A defesa era de grande qualidade e a postura tática montada por Mourinho era bem clara no intuito de permitir a posse de bola para o Barcelona, mas impedindo que os homens de frente causem estrago. Nem sempre conseguiam frear Messi e Ibra, mas graças a Júlio César e Samuel, a defesa não foi vazada.

Já no clássico desta 3ª rodada do Campeonato Espanhol, a história foi outra. Eles tiveram pela frente uma zaga completamente perdida. Pablo, Perea, Antonio Lopez e principalmente Ujfalusi olhavam atônitos aos lances de Messi e companhia. Seja em lances de contra-ataque ou não.

E, aliás, dos contra-ataques Colchoneros vieram lances que, talvez, pudessem ter mudado o resultado da partida. No entanto, Aguero, Maxi e Forlan não mostraram seu melhor, e por isso marcaram apenas duas vezes.

Vendo a performance dos comandados de Guardiola, passo a concordar com Ledio Carmona. Se Mourinho tivesse ousado mais, sem descuidar da defesa que tanto prezou, poderia ter vencido. Quanto antes o técnico do Barça reparar isso, melhor para eles.

Enquanto isso, o fã de futebol é quem se deleita com esse clássico recheado de gols e jogadas bonitas. Eu já estou me preparando para a partida de volta no returno, e sugiro que quem gosta de ver um bom jogo no fim de semana faça o mesmo.

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.