O inacreditável que tudo muda

15/06/2009 00:18

Uma zebra. Uma goleada. É suficiente para transformar um favorito em azarão em apenas 90 minutos. Coisa que só acontece num campeonato equilibrado, tal como é o Clausura 2009. Continuamos com os mesmos tres times na busca pelo título. A mesma diferença de um ponto que os intercala. Porém agora, o líder veste azul e branco, enquanto os grenás coçam suas cabeças tentando entender como caíram para a 3ª colocação.

Antes do jogo de sábado, o Lanus já tinha enfrentado o lanterna como líder. Foi incrívelmente vencido por 3x0 pelo Argentinos Juniors em La Paternal. Mas se esperava que seria a última vez, pois o Arsenal empolgava até menos seus torcedores.

No entanto, aquela tarde/noite de sábado era diferente. Com nada a defender, exceto a própria dignidade, o time de Sarandi se lançou ao ataque. Resultado: aos 7, gol do volante Pellerano; aos 17, Sérgio Sena; e Pellerano, outra vez, marcou no 24ª minuto da etapa inicial. Desde o revés de 3x0 contra o Estudiantes que o Lanus não se sentia tão acuado. Zubeldia não pode colocar em prática sua estratégia de correr atrás do gol para depois se defender, teve que correr atrás do prejuízo.

Velazquez conseguiu diminuir a diferença dois minutos depois, mas o abatimento era visivel. E naquele momento, eram os anfitriões os preocupados com sua própria segurança defensiva. Blanco, Valeri (Lagos), Salvio e Sand não foram capazes de reverter o resultado, que só piorou no final do jogo com o gol de Benedetto. Um 4x1 trágico, mas que ao mesmo tempo trouxe alegria para outros que jogavam na mesma hora...

O Velez Sarsfield também enfrentava um adversário desinteressado com o Clausura, mas com qualidade indiscutivelmente maior: o Newell's Old Boys. Mas diferente dos rivais na busca pela volta olímpica, o Fortín não esqueceu de sua forma vitoriosa de jogar futebol que o trouxe até o topo.

Foi sólido na defesa, mesmo com Otamendi cansado e abatido pelos jogos com a seleção argentina. E no ataque, Hernan Rodrigo Lopez se encarregava de fuzilar o goleiro Peratta com seu faro de gol usual. E dessa vez ele contava com o Enano Moralez, que enfim brilhou após voltar de lesão. 2x0 e sorrisos a toa para o time de Ricardo Gareca. Eles só precisam bater os rivais Lanus e Huracan para se sagrar campeões.

Até parece simples, mas no domingo o Huracan tratou de lembrar ao Velez da dificuldade de se bater los Quemeros. Mesmo quando não jogam com a beleza habitual.

As palavras de Angel Cappa foram precisas: o Globo não jogou nem 30% do que sabe. Com certeza Pastore, Bolatti e De Federico ficaram devendo um bocado quando se lembra das melhores atuações deles nesse torneio. O San Lorenzo bem que merecia melhor sorte, é verdade. Mas num clássico, ainda mais quando se briga por um título, 1x0 é goleada. E Goltz, autor do gol, realmente comemorou como se o gol fosse numa Copa do Mundo.

O Huracan, com esta vitória, tem a grande chance se tornar líder na rodada final. Basta vencer o Arsenal e contar com o empate de Lanus e Velez. Acho que já vi esse filme, e é melhor que os pibes de Angel Cappa tenham visto também, caso não queiram cair na mesma armadilha que os Granates...

Quanto a briga para não cair. Essa está tomando a forma esperada por todos. Racing x Central fugindo da promoção, Gimnasia La Plata x San Martin para chegar nela. No entanto, aqui os favoritos estão mais confortáveis. Bem mais...

O Racing bateu o combalido Boca Juniors por 3x0. Não fizeram um grande primeiro tempo, mas por perceberem o desinteresse dos rivais no clássico, partiram pra cima na etapa final com um belo futebol. Daí, os gols vieram com a mesma naturalidade que a hinchada xeneize já aceita as corriqueiras expulsões de Battaglia (sim, ele foi expulso denovo). Só mais uma vitória basta para La Academia se safar completamente, para desespero Canalla.

A grande expectativa fica agora para a possibilidade de uma final espontanea. Velez x Huracan na rodada derradeira. Só que o Lanús não desistiu ainda, joga sem Blanco mas joga em casa. A emoção prometida está sendo entregue com sobras.

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.