Os imbatíveis do Apertura 2009

28/09/2009 01:17

Enquanto Boca e River padecem num dos piores momentos vividos pela dupla na história do profissionalismo, Estudiantes, Velez Sarsfield e a surpresa Banfield seguem dominando as atenções no Apertura 2009. Não perderam de ninguém, e por isso lideram o campeonato. Tão natural quanto vem sendo, nos últimos clássicos, o domínio do Independiente sobre o Racing, assim como foi nesta 6ª rodada.

Mas, antes de citar a rivalidade do fim de semana, falemos dos líderes.

Na sexta-feira, o Taladro deu uma boa mostra de seu poder de superação e afirmação. Venceu de virada o time que eu apostava mais como zebra do torneio e se manteve no topo graças a uma jovem aposta. Um colombiano que, na base da habilidade, fez o time de Falcioni rir por último.

James Rodriguez tem apenas 18 anos, já chamava a atenção pelas belas jogadas de habilidade. Porém, contra o Newell's, ele participou do triunfo de forma mais ativa: sofreu o pênalti (duvidoso) para o empate de Silva e marcou um lindo gol de esquerda alguns minutos depois.

Ainda que os Leprosos tenham saído na bronca com o árbitro Gabriel Favale, descontando nele a raiva da derrota, devem se orgulhar pelo belo jogo que protagonizaram ao lado do também qualificado time do Banfield. Para os invictos do sul, conseguir ao menos um empate contra o Colon em Santa Fé igualmente sem Silva, suspenso, igualmente significará muito. Seria o fim da desconfiança em relação a força do Taladro no Apertura.

Entretanto, valor maior e inquestionável vem apresentando o Estudiantes de La Plata. Não que vencer o Boca Juniors hoje seja um feito dos mais complicados, mas os comandados de Sabella o fizeram com autoridade para se isolar na liderança do campeonato.

Em Quilmes, sob a batota de Juan Sebastian Veron, os Pinchas sequer tomaram conhecimento dos combalidos Xeneizes. Criaram grandes jogadas coletivas, e só não ganharam de goleada por falta de capricho nas finalizações. Foram várias as chances perdidas até o primeiro gol, do inesgotável Calderón.

Enquanto o Boca... Um meio-campo inexpressivo para variar, sentindo muito a ausência de Riquelme. Conseguiram achar um gol no talento de Palermo e na falha de Desabato, mas, cinco minutos depois, Enzo Perez findou com a ilusão auriazul. Olhando com 11 pontos de distância, o Estudiantes vai criando uma boa gordura até os dias de foco no Mundial. Ao passo que o Boca...

Incomodando muito mais de perto, o Velez Sarsfield segue bem firme. Não foi exatamente um 'revival' da final do último Clausura, vendo que a força do lanterna Huracan está muito mais baixa. Todavia, a vitória foi igualmente comemorada em Liniers pelo atual campeão. Com direito a cebolas atiradas ao campo, para zoar com a choradeira dos 'adversários'.

O herói da tarde foi Andres Cristaldo. No comecinho do jogo, com um chute cruzado, e no segundo tempo, com uma fantástica bicicleta, ele deu números finais a uma vitória esperada e pouco ameaçada pelo clube de Angel Cappa.

Mas que a falta de dificuldades nao mascare os defeitos do Velez de Gareca. Precisam começar a trabalhar na força de decisão dos atacantes do elenco. Trouxe emoções desnecessárias na Sulamericana contra o Union Española, custou a vitória diante do San Lorenzo, e pode atrapalhar de forma desastrosa nos jogos vitais do Fortin. Traduzindo em termos populares, botar o pé na forma é necessário.

Agora sim, o grande clássico. É bem verdade que, tanto o momento atual quanto os últimos duelos entre Rojos e Blanquicelestes dão vantagem ao maior campeão de Libertadores da história. No entanto, nem por isso falta emoção no derby de Avellaneda.

El Tolo Gallego chegou a comparar sua equipe com a do Barcelona no estilo de jogar. Um senhor exagero, afinal o Barça não sofre com sua zaga como o Independiente. Só que o toque de bola e a paciência para dominar o volume de jogo encontram algumas similaridades. E no poder de decisão de 'Zlatan' Gandin, uma vez mais eles bateram a Academia, por 2x1, e estão a apenas 6 unidades do Estudiantes.

Classificação

Voltar