Pontos Corridos, 4 Finais

08/12/2008 18:41

No Brasileirão, 8 rodadas atrás, 4 times tinham chance de sair campeões nacionais. De fato o campeonato mais equilibrado e emocionante dos últimos tempos, porém no final ninguém segurou o São Paulo, e na última rodada o título já estava direcionado. Frustração do apaixonado por futebol que esperava mais. Frustração essa que passa longe dos hinchas argentinos.

Longe de mim querer comparar os dois campeonatos ou dizer que o Campeonato Argentino é melhor que o Brasileirão, antes que me entendam mal. Mas a emoção que esperavam no torneio brazuca transborda na última rodada do Apertura 2008. Quatro times tem chances de volta olímpica, e três deles estão empatados na liderança. E pra por mais lenha na fogueira, a famigerada regra que decidiu a edição de 2006: não existe critério de desempate pra definir o campeão. Se empatar, é jogo extra!

Só que se perguntarem pelas ruas de Buenos Aires se os torcedores estão felizes com esse equilibrio, 50% dos entrevistados mais um responderão que não. Isso porque o Boca tinha tudo pra já sair campeão nesse Domingo, só que no meio do caminho tinha uma pedra, ou melhor, um Lobo.

A equipe com a melhor defesa conseguiu segurar o empate em casa e com isso a diferença xeneize de dois pontos pros adversários se foi. Foi dificil pro Gimnasia, mesmo numa tarde pouco inspirada de Juan Roman Riquelme. Mas ficou facil quando foi expulso o guarani Morel Rodriguez, e pra terminar de ajudar o time da casa, Carlos Ischia insistia em Alvaro Gonzalez jogando pela esquerda no lugar de Dátolo, mesmo com uma avenida disponível do lado direito do ataque xeneize.

Pro próximo jogo do Boca, Riquelme inspirado agora é mais que necessário, é vital pra salvar o ano. O adversário será o Colón na Bombonera. Será também a chance de provar que os auriazuis podem vencer sem ajuda dos árbitros, como tanto reclamam os rivais (pra vocês verem que choro com juizes não é privilégio daqui).

Quem sabe bem como é perder a liderança num momento crucial é o San Lorenzo. Chegaram a ter 5 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, e 8 de "gordura" pro rival de La Boca. Mas agora fizeram com que eles provassem de seu próprio remédio, voltando pra briga quando ninguem acreditava.

Golearam ontem o Independiente por 4x1. A destacar não só dessa linda vitória, mas também desse semestre do Ciclón eu exalto a fase maravilhosa do Barrientos, o jogo firme do Ledesma, e a boa volta de Solari ao futebol argentino. Retorno esse que teve direito a gol ontem contra os Rojos. Ótima chance do Russo se vingar do time que o despediu. Enfrentarão o Argentinos em La Paternal.

Dentre as 4 equipes na briga, de longe a mais feliz é a comandada pelo ex-ídolo xeneize, Diego Cagna. Mas apesar de não ser tradicional, não é de hoje que o Tigre vem buscando esse caneco. Em 2007 foi vice com o mesmo treinador. Só que dessa vez eles estão mais forte do que quando surpreenderam a Argentina. Se não têm mais Ferrero, contam com a solidez defensiva do também ex-Boca, Rodolfo Arruabarrena, e com os gols dos artilheiros Claudio Morel e Carlos Luna.

E pra que ninguem duvidasse de que "el Matador" segue vivo, ganharam fora de casa, e de virada, por 3x2. A vítima foi o Rosário Central, um dos lanternas desse Apertura. Já imaginaram o modesto Tigre na Libertadores? Torcida dos rivais de Boca e San Lorenzo pra isso não faltará e pra isso o Banfield precisa ser batido.

O 4° candidato encarava essa possibilidade como um sonho por causa da distância de pontos, mas hoje ainda existe a chance do Lanus conseguir o segundo título seguido do Apertura. Jose Sand, artilheiro do campeonato com 15 gols, está lá pra meter medo nos três líderes. E apesar de ter dois pontos a descontar, encara o rival mais fraco. San Martin, em casa.

Não só a nível nacional, mas no mundo inteiro não me lembro de ver tal situação. Confesso que me encaixo na metade +1 citada acima, mas como um simples apaixonado pelo esporte, nunca me senti tão feliz e ansioso pra saber: Quem será o campeão argentino? Será que tudo se decide na última rodada ou teremos jogos extras? Quem dera que Domingo já fosse amanhã...

E pra quem sentiu falta do River nessa briga, experimentem procurar na outra ponta da tabela que encontrarão os Millonarios.

 

Comentários

Voltar