Que Deus nos proteja...

28/10/2008 21:33

Nessa quinta-feira (conhecida popularmente como depois de amanhã), Diego Armando Maradona completará 48 anos e a AFA resolveu parabenizá-lo com um presente inusitado: o cargo de treinador da seleção argentina de futebol. 20 anos atrás essa convocação soaria muito bem, talvez até obrigatória por se tratar do principal responsável pelo Bi-mundial da alviceleste. Mas e hoje, que ele será o novo DT, com direito a Carlos Bilardo de "secretário técnico"?

A história dele como jogador da Argentina é inquestionável. Ele estreou numa goleada contra a Hungria em 77, quando o técnico ainda era César Luis Menotti, que foi quem o deixou de fora da copa de 78. Em 82 não teve glorias, mas em 86 levantou a taça com La Mano de Dios depois de vencer a Alemanha Ocidental. Quatro anos mais tarde a mesma Alemanha o venceu na final jogada na Itália, e em 94 seu último mundial, quando jogou só dois jogos e depois foi pego no exame anti-doping, seria então nessa copa dos EUA que Maradona faria seu ultimo jogo pela seleção.

Durante 17 anos, ele jogou 91 partidas e anotou 34 gols. Pode até não parecer muito, mas foi o suficiente pra colocá-lo como um gênio da história do futebol mundial. Porém seus numeros na nova função são bem mais desanimadores...

3 vitórias, 12 empates e 8 derrotas dirigindo o extinto Mandiyú em 94 e o Racing em 95.

Com a Academia alias ele conseguiu o feito de vencer o Boca na Bombonera quebrando, na época, um jejum de 20 anos. Mas de notável foi só isso.

Claro que o eterno manda-chuva argentino Julio Grondona não faria uma aposta dessas em Maradona sozinho pra comandar a alviceleste. O plano dele é de montar um corpo técnico, que além de contar com o Diez e com Carlos Bilardo, pode ter também a adição de Pedro Troglio, "Checho" Batista e Julio Brown. Como o plano de Grondona era de montar essa comissão de treinadores, seria impossível chamar o técnico que era mais cotado (e mais indicado) pro cargo, Carlos Bianchi.

E uma coisa não da pra negar sobre Dieguito: ele terá o respeito de seus comandados, inclusive Riquelme, que era partidário de Bianchi.

Que fique registrado aqui no Blog Na Trave! que eu não estou nada animado com o presente de cumpleaños do Maradona, mas pode ser também que dê certo. ¡Ojalá que todo se termine bien, Dieguito!

 

Comentários

Voltar