Todos contra o Porto

13/08/2009 20:12

É o inimigo comum dos outros 15 clubes da Liga Sagres. Todos estão cansados de ver a hegemônia irretocável do Futebol Clube do Porto no Campeonato Português, pois os Dragões conquistaram 11 dos últimos 15 títulos nacionais disputados. Para isso, os tradicionais rivais Sporting Lisboa e Benfica apostam em armas sul-americanas, dentre elas algumas promessas e outras já conhecidas na terra dos nossos patrícios.

Ainda que isso também já tenha sido motivo de revolta, pois os sul-americanos estariam ocupando espaço nos clubes grandes que deveriam ser dos portugueses. "Estamos em vias de extinção! Se continuar assim, o que estará em jogo será o futuro do futebol português", disse Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato de Jogadores do Futebol em Portugal.

Bem longe desta polêmica quer se manter a grande força portuguesa das últimas quatro temporadas. No entanto, o Porto foi enfraquecido pela janela de transferências, e já não pode se considerar como favorito absoluto tanto quanto antes. O técnico Jesualdo Ferreira perdeu o lateral Cissokho, o artilheiro Lisandro Lopez (ambos para o Lyon), e um dos pilares no meio-campo, o volante Lucho Gonzalez (para o Olympique de Marselha).

Só que os Dragões não perderam nenhum segundo para tentar repor o desmanche. Curiosamente, vários argentinos foram trazidos para substituir os que se foram: Sebastian Prediger, Diego Valeri, Fernando Belluschi, além de outro vindo de um time argentino, Falcão Garcia, ex-River Plate. Ainda assim, a principal força a ser temida pelos adversários é a do goleador brasileiro Hulk, referência de área do 4-3-3 de Jesualdo.

Mas se a questão é temer um goleador brasileiro, o Sporting também tem o seu. Liedson é tão ídolo na terrinha que existe até o interesse de levá-lo para a seleção portuguesa de Carlos Queiroz, tanto por parte dos portugueses quanto do brasileiro. Para acompalhá-lo no ataque, o clube da capital trouxe Caicedo, ex-Manchester City. E para servir os dois, outro sul-americano: Mati Fernandez, vindo do Villarreal.

Contudo, no que tange a se reforçar, ninguem se esforçou mais em Portugal para isso do que o Benfica, gastando cerca de 24,1 milhões de euros. Uma quantia baixa para os padrões europeus, mas em número e em qualidade, significa bastante para as Águias tentarem roubar do Porto o troféu de campeão.

Ao todo, dez jogadores, dos quais se destacam os nomes de Ramires, Keirrison e Saviola. O meia ex-Cruzeiro deverá se juntar aos argentinos Di Maria na incumbência de armar as jogadas de ataque no 4-4-2 comandado por Jorge Jesus. Quanto aos atacantes vindos dos rivais Barcelona e Real Madrid, deverão disputar vagas entre eles e contra o paraguaio Oscar Cardozo. Ao menos o torcedor do Benfica sabe que dessa disputa, a garantia de qualidade na frente é certa.

E não dá pra ignorar que os três maiores clubes de Portugal tem aspirações além dos limites nacionais. Tirar o título do Porto significa também passar diretamente para a fase de grupos da Uefa Champions League. Motivação de sobra para Sporting e Benfica entrarem na briga para responder a grande questão: alguem poderá vencer os Dragões dessa vez?

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.