Posts

Com os mesmos problemas...

05/10/2008 21:24

A alviceleste do futsal usa o mesmo uniforme do time do campo, carrega as mesmas estrelas douradas acima do brasão e representa o mesmo povo fanático, natural que carregue os mesmos defeitos do time bicampeão mundial, não?

No primeiro tempo o técnico (cujo nome vou ficar devendo) utilizou pouco o principal jogador e armador do time, o camisa 10 Gimenez. De modo que o time argentino tinha então duas identidades: a primeira com Gimenez era de um time ofensivo, que tinha paciencia com a posse de bola pra saber qual o melhor momento de se arriscar nos chutes a gol, e que sempre levavam perigo ao gol ucraniano; a segunda, sem Gimenez, era de um time retraído, que sequer marcava a saída de bola dos adversários, e portanto sempre os via com o dominio da bola e das ações no ataque.

Porém apesar do pessoal do leste europeu ter jogado melhor o primeiro tempo, a mira deles estava horrível. Tanto que chegaram a acertar uma câmera de segurança. Sorte que não tinha ninguem ali perto, porque ela caiu chapada no chão, perda total que vai aí na conta do time deles...

Eis ai então o primeiro defeito compartilhado das seleções argentinas: a dependência de um "enganche" para armar as jogadas e ditar o ritmo de jogo. Era um time muito diferente daquele vibrante que ganhou de China e Egito.

No segundo tempo o nosso Diez do salão até esteve por mais tempo em quadra, mas não chamou a responsabilidade para si e acabou escondido em quadra. Denovo os ucranianos tinham as melhores chances de abrir o placar, mas a postura alviceleste mudou quando a Argentina abriu o placar no gol de Planas, após bela jogada de contra-ataque...

O segundo gol então parecia questão de tempo. Várias chances de gol desperdiçadas, e nenhuma reação firme do time da Ucrânia. Só que antes que a Argentina pudesse abrir vantagem e matar o jogo, nos assola mais um dos defeitos crônicos do nosso futebol: os erros da defesa...

Passados 18 minutos, a zaga perde a bola por brincar no meio-campo, e no contra-golpe rápido, Ivanov empata a partida. A torcida brasileira que até então era tímida se torna descaradamente ucraniana.

Para tentar recuperar a vantagem "caguetada", o goleiro Elias entra em quadra pra tentar ajudar no ataque? Mas peraí, goleiro ajudando no ataque? Alguem tinha que contar pra ele que isso não dá certo. Infelizmente ninguem fez isso, e numa bola perdida pelo próprio arquero calhorda, um chute da área de defesa adversária cai dentro das redes vazias. 2x1...

Tudo parecia se encaminhar para um final trágico, até que num último contra-ataque, faltando 30 segundos pro final, Giustozzi aproveita a bola rebatida e faz o empate que mais vibrei vendo ao vivo em toda a minha vida...

Sobre aquilo que presenciei nesse mundial até agora...

Nossa hinchada hoje foi bem maior e mais vibrante que no jogo contra China e Egito. Os cantos foram mais frequentes, e fizeram o Nilson Nelson se parecer um pouco com o Monumental de Nuñez em dia de jogo da seleção de campo.

E particularmente tenho que dizer que fizemos um sucesso que eu nao esperava. O pessoal da superior ao invés de nos zoarem, estavam nos pedindo telefones, "arroizando" mesmo. Só na hora em que a Ucrânia esteve em vantagem que não teve jeito, o ginásio inteiro entrou na onda e começou até a ensaiar uma vaia aos argentinos em quadra. Porém a verdadeira torcida do leste europeu merece parabéns também, pois gritaram e alentaram o time até mais do que nós argentinos. Além deles, os russos, os chineses, os japoneses e vários outros também fizeram e estão fazendo uma festa bonita.

Me atrevo a dizer que é uma prévia, em menor escala, da outra Copa do Mundo, de 2014. Taí então mais uma similaridade do campo com o Futsal...

 

Comentários

Dois vira, quatro acaba

05/10/2008 16:25

O Santos goleou o Atlético-PR em casa por 4x0 ontem e respirou aliviado após a conclusão da 28ª rodada da Série A: com os resultados dos adversários, o Peixe pulou para a 13ª colocação, com 33 pontos. Contudo, os santistas não tem apenas isso para comemorar: o time jogou muito bem ontem e, enfim, parece estar convencendo os torcedores de que não é preciso mais ficar com aquela pulga atrás da orelha toda vez que o time entra em campo para jogar.

 

Com um golaço desse daí de cima, o paraguaio Nelson Cuevas, o Santos abriu o placar aos 52 segundos de jogo. Esse gol refletiu qual foi a tônica do jogo: o Santos sempre partindo pra cima, porcurando o gol do adversário, enquanto ao Atlético-PR restou apenas (tentar) se defender, porém o time alvinegro entrou disposto em campo ontem para fazer barba, cabelo e bigode.

Após o gol, o time do Atlético-PR ficou desnorteado em campo. O técnico do Furacão, Geninho, havia colocado um time com uma formação muito defensiva: um 3-6-1, com Kelly e o colombiano Ferreira para fazerem o papel de ligação meio-ataque e, solitário no ataque, Pedro Oldoni. Porém, o gol-relâmpago do Peixe desartodoou a defesa do Furacão, e o esquema defensivo de Geninho fora por água abaixo. E mais: ainda no primeiro tempo, o Furacão perdeu o seu zagueiro-capitão Rhodolfo, contundido, e entrou em seu lugar Gustavo, ex-Palmeiras, Corinthians e São Caetano, um zagueiro pesadíssimo, para tentar parar o artilheiro Kléber Pereira. Como de praxe, Geninho continua sem saber fazer substituições nos times por onde passa.

O Santos, mesmo com a pressão pelo resultado positivo, soube muito bem administrar o placar durante o primeiro tempo. O Atlético-PR levou perigo algumas vezes com o bom lateral esquero Márcio Azevedo, porém não obtinham sucesso nas investidas à defesa alvinegra praiana, pois ontem a dupla de zaga estava inspirada. Fabiano Eller, de cabelo cortado, e Domingos, completando 150 jogos com a camisa do Peixe, trouxeram muita solidez à defesa santista, auxiliada também pelo esquema tático montado por Geninho. Ainda no primeiro tempo, o Santos abriu 2x0 com um gol do colombiano Molina.

No segundo tempo, em outro lance relâmpago, também por volta de 50 segundos de jogo, o lateral-esquerdo Kléber faz uma boa jogada e cai na área. Na primeira impressão, achei que não tivesse sido pênalti. Porém, ao rever o lance, vi que o defensor do Atlético-PR empurra Kléber com o braço esquerdo, desequilibrando o lateral na hora do chute. Pênalti bem marcado pelo árbitro Djalma Beltrami. No pênalti, Kléber Pereira, artilheiro do campeonato, não desperdiçou e fez 3x0 Santos. Na foto acima, a comemoração do artilheiro. Foi o seu 20º gol no campeonato, o 19º marcado na Vila Belmiro.

Com mais um gol no placar, o Santos jogou solto e sem nervosismo. O placar já estava praticamente consolidado. Geninho, em uma atitude desesperada, tira o zagueiro-elefante Gustavo e coloca o atacante paraguaio Julio dos Santos em seu lugar. De nada adianta para o Furacão. Ajudou mais o Santos, pois, sem um zagueiro, o trio ofensivo do Santos era sempre letal nos contra-ataques. Não deu em outra.  Em outro lance do ataque do Santos, falta perto da grande área. Kléber, que enfim fez uma partida à altura de suas sucessivas convocações para a Seleção Brasileira, cruza na medida para o zagueiro Fabiano Eller marcar de cabeça o seu primeiro gol com a camisa do Santos e o quarto na partida. Com um sonoro 4x0, era só alegria para os torcedores santistas na Vila Belmiro. E o mais ilustre deles estava lá: Pelé acompanhou a partida com o filho Edinho e outros familiares e aprovou a atuação santista, comprovando a sua fama de pé-quente quando vai assistir aos jogos na Vila Belmiro.

O Santos fez uma partida muito boa, tanto taticamente, quanto emocionalmente. Em nenhum momento os jogadores mostraram nervosismo ou impaciência, procuraram sempre trabalhar com a bola nos pés, trocando passes, e jogaram muito bem com o placar em vantagem durante toda a partida. Outro ponto a se destacar foi a não-dependência dos jogadores em sempre procurar Kléber Pereira para armar as jogadas de ataque. Tanto Cuevas como segundo atacante, como Molina (no primeiro tempo) e Pará (no segundo) de meias de ligação, como Kléber de lateral-esquerdo, procuraram outras opções de jogadas, trabalharam mais a bola, e não fizeram o que de hábito vinham fazendo: bola pro Kléber Pereira e deixa ele resolver tudo sozinho. Com esse espírito de equipe o Santos com certeza saíra dessa fase conturbada no Brasileirão. No returno, sua parte em casa vem fazendo corretamente. Resta saber agora fora da Vila Belmiro.

Comentários

Brasil x Argentina x México

03/10/2008 21:12

Agora se essa Copa Sulamericana 2008 não tiver mais importância pros treinadores brasileiros, então é porque os times daqui realmente não merecem nem mesmo chegar à decisão...

Botafogo x Estudiantes de La Plata

Começando pelos times que eram bons só nos anos 60, jejeje, brincadeira...

O time carioca voltou a boa forma no jogo contra o América. Apesar de alguns lances colombianos com emoção desnecessária, o Glorioso apresentou o futebol ofensivo que o levou a brigar por G4 no Brasileirão, um 3x1 convincente, com golaço do Carlos Alberto pra sacramentar uma bela classificação do Botafogo. Ainda falando do ataque, o destaque fica com Wellington Paulista, que aparentemente voltou a ser o artilheiro que foi no Campeonato Carioca desse ano. Pelo sim, pelo não é melhor o Astrada se ligar no trio de frente dos alvinegros...

Falando no time do Astrada, eles têm a vantagem por serem mais "copeiros" que os cariocas. Muitos podem pensar que isso não é vantagem, mas contra o Arsenal os platenses provaram o contrário. Com um jogador a menos, El Pincha segurou o 0x0 em Sarandí e eliminou o atual campeão da Sulamericana. Destaque positivo para a ótima fase de Mauro Boselli, para a boa zaga liderada por Alayes, e claro, para La Brujita Veron. Destaque negativo pra campanha negativa do Estudiantes no Apertura, que pode fazer o time dividir o foco entre as duas competições. Bom para o Boca, próximo adversário pela 9ª rodada.

Meu Favorito? Botafogo

Palmeiras x Argentinos Juniors

O alviverde imponente, como diz o hino, vive um momento maravilhoso, que não vivia desde a década passada. É líder do Brasileirão (muito embora ainda não tenha a "gordura" de pontos que o Luxa tanto quer) e segue vivo no campeonato continental depois de vencer no sufoco e na chuva o fraco time do Sport Ancash por 1x0. Fica ai a dúvida quanto a escalação ou não do Palmeiras titular pra saber se são favoritos ou não...

O time de La Paternal tem um foco completamente oposto ao palmeirense. Quer muito esse título sulamericano, que nao vem desde a Libertadores 85. O clube que revelou Dieguito ao mundo tem hoje como destaque a dupla que deu a vitória contra os mexicanos do San Luis. Nicolas Pavlovich, e o sempre artilheiro Hauche.

Meu Favorito? Palmeiras, apesar das dúvidas quanto a escalação

River Plate x Chivas Guardalajara

A exemplo do "El Bicho", as galli... digo, os millonarios (jejeje), também tem atenção total voltada para a Sudamericana, apesar de que o Cholo Simeone não confirma isso, tanto que deve escalar os titulares pra enfrentar o Gimnasia em La Plata (alias falando do Lobo, eles anunciaram Madelón como seu novo DT. O Alfaro não aceitou a proposta). El Loco Abreu deve ser o príncipal artilheiro desse confronto, assim como foi contra o seu time formador, o Defensor do Uruguai...

Por parte dos mexicanos com nome de whisky eu confesso que não sei muito. Sei que já tem algum tempo que eles estão no cenário sulamericano brigando por títulos. Porém contra o fraco time do Atlético-PR a impressão que ficou não foi das melhores. Empataram no Jalisco, e apesar de terem saído vitoriosos da Arena da Baixada, mostraram uma defesa muito fragil, principalmente no jogo aéreo.

Meu Favorito? River Plate, apesar da rivalidade...

Boca Juniors x Internacional

Em 2004 deu Boca na Semi-Final. Em 2005 deu Boca nas Quartas-de-Final. Nesses dois anos o time xeneize saiu campeão. Seria um presságio do Tri?

As atuações do time de jovens formados pela base bostera indicaria que sim. Golearam a LDU, atual campeã da Libertadores, na Bombonera, e em Quito fizeram jogo duro e arrancaram um empate na temida altitude equatoriana. Os garotos mostraram tanta qualidade e personalidade que os hinchas e a imprensa argentina fazem agora pressão para que eles entrem no time titular de vez.

A impressão foi tão boa que nem Roman foi poupado, a pressão é pra que Nicolas Gaitan entre no lugar do astro. Alteração que seria maluca há um ano atrás, mas na minha opinião hoje é mais do que viável, é necessária. Além desa eu também defendo a entrada do Forlín no lugar do atrapalhado Paletta, Roncaglia no lugar de Cáceres, Vargas saindo por Chavez e Palacio por Noir. Até agora o Pelado Ischia somente colocou o jóvem Javier Garcia pra saída do Caranta, que já vai tarde. Mas tudo ao seu tempo, afinal ainda são pibes que ainda precisam amadurecer.

Por parte do Inter, talvez o melhor elenco da competição. Apesar do desfalque de Guiñazu, eles ainda contam com o ex-river D'Alessandro em ótima fase, alem do genial Alex e da forte dupla de ataque Nilmar e Taison. Os colorados também contam com um forte jogo aéreo, que pode complicar e muito a vida do Boca, caso o Ischia insista em Paletta e Cáceres na zaga. O ponto fraco dos gaúchos está sentado no banco de reservas

Tite é conhecido por comandar times muito retraídos, e são geralmente esses times que sofrem muito quando vão jogar na Bombonera. Além do fato de que ele pode não usar força máxima no intuito de priorizar a classificação pra Libertadores pelo Brasileirão.

Meu Favorito? Eu afirmei que era o Boca na rádio, mas pensando direito eu vejo um confronto equilibrado. Desde que Tite não atrapalhe...

Pena que esses jogos só vão rolar no dia 21, mas não há dúvida que vale a pena esperar...

E pra fechar, volto a divulgar os blogs que falei anteriormente aqui, já que eles estão com ótimos textos novos.

www.bubcompanyanderson.blogspot.com/

olharcronicoesportivo.blogspot.com/

 

Comentários

Surpresa no Mundial de Clubes FIFA?

03/10/2008 20:23

Manchester United. Liga Deportiva Universitaria (LDU). Um europeu contra um sul-americano. Assim tem sido a disputa pelo título de “melhor equipe de futebol do mundo” durante muitos anos. Em 2005, a FIFA resolveu fazer parte da organização da Copa Intercontinental “Toyotão”, mudou seu nome para “Mundial de Clubes FIFA” e acrescentou clubes campeões das outras federações que não participavam (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe, Confederação Asiática de Futebol, Confederação Africana de Futebol e Confederação de Futebol da Oceania), que, até hoje, só serviram de jogo-treino e figuração no torneio até então sempre disputado no Japão. O fato é que o futebol está se consolidando como um negócio rentável em todo o mundo, inclusive em lugares onde nunca foi popular. Negócio que está se tornando popular em uma ex-república soviética, o Uzbequistão, (que possui tanta tradição no futebol quanto o Brasil tem na luta greco-romana) país sede de uma equipe que está dando o que falar no mundo futebolístico: o Bunyodkor.

 

 

 

 

O Bunyodkor foi fundado em julho de 2005 por empresários ligados ao mundo petrolífero em Tashkent, capital do Uzbequistão. Inicialmente conhecido como PFC Kuruvchi, a equipe da ex-república soviética tem uma trajetória parecidíssima com a de clubes brasileiros como o Brasiliense e o São Caetano que, em pouco tempo, pularam de divisões inferiores para a elite do futebol brasileiro (roubos de Luiz Estevão à parte). Em julho de 2008, o clube “apareceu” pela primeira vez nos noticiários internacionais ao fazer uma proposta de R$ 101 milhões pelo camaronês Samuel Eto'o, do Barcelona. O atacante, entretanto, preferiu continua na Espanha recusando a proposta milionária por um ano de contrato. O clube não parou por aí, foi quando duas grandes oportunidades para melhorar e promover o time surgiram. Rivaldo, melhor jogador do mundo em 1999, estava sem clube. Não deu outra, milhões de dinheiros petrolíferos a menos e o veterano Rivaldo foi contratado pela equipe uzbeque. Arthur Antunes Coimbra, o Zico, estava sem clube desde que saiu do turco Fenerbahçe, até que surgiu uma proposta irrecusável do Bunyodkor. Xeque-mate, Zico também foi contratado.

 

 

 

 

 

 

    A questão é que não se trata apenas de mais outro time de um país estranho contratando brasileiro a rodo. É um pouco mais que isso. O Bunyodkor disputa a liga dos campeões da Ásia, torneio que da direito ao vencedor a participação no mundial de clubes FIFA. O próximo adversário da equipe é o australiano Adelaide, pelas semifinais do torneio asiático (a Austrália faz parte da federação asiática). O técnico Zico, confiante com a força do elenco comandado por ele, já fala em título mundial. Para ele, a equipe tem totais condições de vencer o torneio asiático e uma vez estando no mundial, o talento individual de Rivaldo pode fazer a diferença para a equipe que quem sabe, pode surpreender os europeus e os sul-americanos. O time que ainda conta com os ex-vascaínos Villanueva e Luizão, está muito confiante e promete fazer uma bela campanha. Rivaldo sobre em campo. Eu duvidaria de um título mundial para os uzbeques, mas não duvido de uma boa atuação dessa nova equipe. É esperar pra ver, caros leitores.

 

Comentários

Esperança tricolor

03/10/2008 09:21

A diretoria do Fluminense anunciou ontem à tarde a demissão do técnico Cuca. Contratado para mudar a situação deixada por Renato Gaúcho, o treinador dirigiu o clube por 9 jogos, sendo 2 vitórias, 5 empates e 2 derrotas. Apesar de não ter sido uma má campanha, o número de empates e os pontos perdidos em casa fez o diferencial para a queda do treinador tricolor. A gota d'água veio com o empate em casa com o Goiás, na quarta-feira à noite, pela 28ª rodada da Série A. Cuca parece estar com uma zica eterna neste ano: não conseguiu vencer (novamente) o Estadual do Rio pelo Botafogo, foi mal quando assumiu o Santos e o Fluminense, quando não conseguiu tirar ambos os clubes dessa situação incômoda de risco de rebaixamento. O melhor para ele é agora tirar umas férias e colocar a cabeça no lugar.

Já ontem à noite, a diretoria tricolor já anunciava o novo nome no comando tricolor. É o de Renê Simões, ex-técnico da Seleção Feminina de Futebol do Brasil, e ex-treinador do Coritiba. Ele foi o responsável pela montagem e pelo acesso do Coritiba à Série A. Renê estava na Seleção da Jamaica, onde não alcançou os resultados esperados.

A situação está cada vez mais assustadora nas Laranjeiras. O rumor de um terceiro rebaixamento assombra a diretoria tricolor. Porém, o que ninguém sabe, pois não é veiculado pela mídia, é que a diretoria do Fluminense e nada é a mesma coisa. É uma diretoria prolixa e totalmente comandada pelo patrocinador do clube, a Unimed, que manda e desmanda nas Laranjeiras, tomando o papel que outrora fora da diretoria.

O Fluminense veio para o ano de 2008 com uma só idéia na cabeça: vencer a Libertadores. Montou todo o seu planejamento para tentar essa inédita conquista. Foi mal no Estadual, começou mal o Brasileirão focado no título intercontinental. O título bateu na trave. E, com isso, todo o planejamento desmoronou. Como uma bola de neve, sucessivos eventos ocorreram nas Laranjeiras que culminaram na atual situação: a convocação de Thiago Neves e Thiago Silva para (o fracasso) das Olimpíadas, a venda do próprio Thiago Neves, a queda de rendimento do time, a demissão de Renato Gaúcho, a vinda de Cuca e a chegada de novos reforços(?) que não mostraram para o que vieram até agora, casos de Ciel, Everton Santos, Eduardo Ratinho.

O clube agora se encontra em um inferno astral. É difícil se motivar vendo como a situação se encontra. Pior: ver a que ponto chegou a situação, pois a maioria dos jogadores vivenciou todos esses momentos durante o ano. O que o Fluminense precisa agora é de um treinador que motive, que levante o astral dos jogadores. Principalmente: voltar a vencer uma partida. O tricolor não vence há 44 dias. A última comemoração da torcida foi no dia 20/08, na vitória sobre o Náutico, no Recife.

A chegada de Renê Simões talvez possa trazer um pouco de tranquilidade e esperança aos jogadores e torcedores do Fluminense. O clube tem, no papel, muito mais chances de escapar do rebaixamento que o seu rival estadual e direto, o Vasco. É so questão de trabalhar, trabalhar e trabalhar.

Comentários

Comentário dos leitores

Data 16/04/2011

De samara

Assunto meu time ecorinthias

Responder

o corinthias é o time mais bom do mundo se vc torcer para outro time mude para esse que vc vai se sentir melhor

Data 26/11/2010

De flavia laryssa do nascimento martins

Assunto corinthias

Responder

eu sou corinthiana e naô tenho vergonha de ser

Data 09/01/2009

De Rodrigo

Assunto BOCA recusou proposta do Corinthians pra amistos?

Responder

"BOCA recusou proposta do Corinthians pra amistos de apresentação do elenco"
Tão com medo é Argentino? Só pq o Ronaldão tá no elenco agora?
kkkk
Pq eles recusaram?
FLW!! Abraço!

Data 08/10/2008

De Rodrigo

Assunto çÁbio da semana

Responder

kkkkkkkkkkkk

Já que ele falou isso depois da derrota de 4 X 2 pro figueirense, Vai ver ele tava querendo continuar de 4 !!!! Vcs num entendem a posição dele... uhauhauauhau

Vasco tá na merda mesmo!!

Data 06/10/2008

De Anderson Carioca

Assunto Erros de grámática

Responder

Se o Santista Flávio escreveu na coluna dele "Porém, o gol-relâmpago do Peixe desartodoou a defesa do Furacão" eu posso escrever conhecidencia, tendo em vista que mesmo que ele escrevesse "desatordoou" que é a forma correta, a aplicação do verbo seria errada, já que desatordoar é tirar o atordoamento.

Data 06/10/2008

De Anderson Carioca

Assunto Flu x Vasco

Responder

Alguém de vocês já viu que dia é Fluminense x Vasco?
Dia 2 de Novemro, finados.
Conhecidencia ? talvez...

Data 03/10/2008

De Anderson Carioca

Assunto Hamilton

Responder

O Hamilton pode ser mais idiota que o Senna, mas pega uma gostosa do pussycat dolls, o senna comia a galisteu
pensem nisso

Data 02/10/2008

De Rodrigo

Assunto SOM

Responder

Pessoal, no último programa o som tava perfeito!! tenta sempre deixar daquele jeito einh!!

Flw!!!

Data 01/10/2008

De Rodrigo

Assunto UEFA

Responder

Pooo... Nem teve a transmissão né? Tive que ficar ouvindo a Milly Lacombe falando merda mesmo... =/ kkkkkk