Posts

Política 15-0 Tênis

26/09/2008 23:40

Antes mesmo da esperada final a disputa já está sendo travada, e o placar citado no título promete ficar ainda mais largo e em vantagem da politicagem...

Tudo começou quando o governador de Córdoba, Juan Schiaretti, levantou a bola de que uma final contra os espanhois nao poderia ser jamais no saibro pois a vantagem de jogar em casa iria pelo ralo. Até ai tudo certo, consenso alias que se consolidou com facilidade. O problema começa porque ele não falou isso só porque ele é observador e bonzinho com o tênis nacional, disse isso porque queria levar a final para seus domínios.

Lógico que o pessoal da capital nao iria deixar a primeira final de Copa Davis que ja houve em território alviceleste escapar assim. Logo entraram em cena Mauricio Macri, prefeito de Bs As e ex-presidente do Boca Juniors, e também Daniel Scioli, governador da província de Buenos Aires. Macri quer a final no Luna Park, enquanto Scioli briga pra levar o evento histórico pra Mar del Plata, no Polideportivo Islas Malvinas. E pra completar essa salada de gente que não deveria ter nada a ver com essa história, nossa ilustríssima e altamente competente presidenta, Cristina Kirchner, estaria atuando para que Daniel leve a melhor, pois Macri e Schiaretti são seus opositores.

Sei que a minha indignação vai além da disputa pelo local do embate valendo a "Ensaladera". Por mim que se mantenha a coerência e deixem a final em Bs As mesmo. Não da pra ser no Parque Roca por causa do terreno? Que levem pro Luna então! A questão é que os holofotes estão voltados pro lado errado. Quem vai mesmo jogar vão ser os heróis da ultima vitória contra a Russia: Del Potro, Nalbandian, Cañas, todos eles capitaniados por "El Luli" Mancini. Os políticos que fiquem apenas apreciando da arquibancada como qualquer outro cidadão argentino, pois enquanto eles brigam por seus interesses egoístas, o país sofre com problemas mais serios, os quais alias eu prefiro nao comentar aqui...

Voltando ao tênis, e quanto aos verdadeiros adversários, os espanhois?

Rafa Nadal (N°1) e David Ferrer (N°5) estão numa ótima fase nesse ano, e na Davis passaram tranquilos pelo time estadunidense, porém tem duas grandes desvantagens pra essa final: a torcida contra e o piso Indoor...

Nesse tipo de quadra, o numero 1 do mundo já inclusive perdeu pro David ano passado pelo Masters Series de Madrid. O mesmo aconteceu com Ferrer, que alias também ja perdeu recentemente pra Agustin Calleri na Basiléia. Ou seja, é só a politicagem não interferir que o título inédito pode chegar pra engrandecer o já consagrado tênis argentino.

Mas não só de Davis vive o hincha alviceleste. Vive também de seu selecionado de futebol, que foi convocado hoje pros jogos contra Uruguai e Chile.

La lista de Alfio Basile:

Juan Pablo Carrizo (Lazio)
Sergio Romero (AZ Alkmaar)

F. Coloccini (Newcastle)
Martín Demichelis (Bayern Munich)
Gabriel Heinze (Real Madrid)
Nicolás Burdisso (Inter)
Daniel Díaz (Getafe)
Luciano Monzón (Betis)
Javier Zanetti (Inter)
Pablo Zabaleta (Manchester City)

Esteban Cambiasso (Inter)
Javier Mascherano (Liverpool)
Maxi Rodríguez (Atlético de Madrid)
Angel Di María (Benfica)

Lionel Messi (Barcelona)
Carlos Tevez (Manchester United)
Diego Milito (Genoa)
Sergio Agüero (Atlético de Madrid)

Surpresas? Só mesmo Luciano Monzon, ex-Boca e hoje no Real Betis. Merecido.

Decepções? Heinze e Tevez. Dois jogadores que por nível técnico jogariam em qualquer seleção do mundo, mas por aquilo que mostraram contra o Paraguai em Nuñez, mereciam longa geladeira (Olha ai a política da cadeira cativa, não é só na selenike canarinho que isso rola não).

Mas quem irá dizer que não existe qualidade na convocação do Coco? Só faltam mesmo chegar as vitórias, e pra isso é fundamental que a defesa não falhe mais, que o meio-campo se concentre mais pra nao errar passes bobos, e que o ataque seja mais eficaz. Em suma, mais seriedade a todos, já que nos clubes esses 18 sabem fazer tudo isso que eu disse, e sabem muito bem.

 

Comentários

Mais do mesmo

26/09/2008 08:42

O técnico Dunga fez, ontem, a convocação para os próximos jogos da Sele(nike)ção, que acontecem no dia 12/10, contra a Venezuela, em San Cristóbal, e no dia 15/10, no Maracanã, contra a Colômbia.

O mais impressionante da convocação foi a coletiva de imprensa feita após o anúncio dos 22 jogadores. Dunga estava bem preparado para responder perguntas difíceis, capciosas. Porém, ao contrário do usual, nenhum jornalista no recinto fez alguma pergunta mais complicada para o técnico responder. Eu teria algumas.

Eis a lista dos jogadores convocados:

Goleiros: Julio César (Inter de Milão), Doni (Roma)

Laterais: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Juan Maldonado (Flamengo), Kléber (Santos)

Zagueiros: Lúcio (Bayern de Munique), Alex (Chelsea), Juan (Roma), Thiago Silva (Fluminense)

Meio-campistas: Lucas (Liverpool), Gilberto Silva (Panathinaikos), Anderson (Manchester United), Kaká (Milan), Elano (Manchester City), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Mancini (Inter de Milão)

Atacantes: Robinho (Manchester City), Jô (Manchester City), Luis Fabiano (Sevilla), Alexandre Pato (Milan)

Algumas perguntas que eu faria: por que, Dunga, você continua insistindo em jogadores como Doni, Anderson, Josué e Kléber? E por que você não convoca mais jogadores que atuam no futebol brasileiro e pára com essa mania ridícula de ficar convocando apenas jogadores que atuam na Europa?

Meus destaques pra essa convocação são os três acima mostrados, na ordem: Mancini, que vive uma boa fase na Itália já há algum tempo, agora na Inter de Milão, vem para suprir uma área carente na seleção: meia direita; Kaká, que, apesar de ainda não apresentar o futebol que o consagrou como melhor do mundo, é um jogador diferenciado e é um líder em campo; e Pato, que vem sendo o destaque do Milan nesse começo de temporada, marcando três gols nos três primeiros jogos do Calcio.

Meu outro destaque vai para a não-convocação de Ronaldinho Gaúcho. Acertou o Dunga em não convocá-lo. Desde a sua conturbada saída do Barcelona, Ronaldinho parece estar perdido no futebol. Ele, se voltar a jogar aquele futebol que encantou o mundo por dois anos seguidos, é sempre um reforço para a Seleção.

Agora é esperar pra ver. Há muito o que se melhorar na Seleção. Ou mais vaias serão ouvidas, dessa vez no maior palco do futebol do mundo.

Comentários

Os rivais também merecem respeito

25/09/2008 22:31

Uma vitória surpreendente dos Millonarios hoje no Centenário em Montevideo.

Os que lêem essa frase e me conhecem podem pensar que é picuinha minha contra meus rivais eternos, mas vendo as ultimas exibições do River do Cholo Simeone, era compreensível se esperar uma vitória dos uruguaios, até porque jogar lá naquele estádio não é fácil...

"Los de nuñez" não conheciam a vitória desde a segunda rodada do Apertura, quando venceram o Central por 2x0 em casa. Desde aquela partida foram somente jogos ineficientes por parte do River, e se notava que a peça que faltava era aquele camisa 9...

Aquele camisa 9 do título do Clausura voltou. Sebastian "Loco" Abreu, que tinha retornado por transferência ontem, foi a grande figura do jogo no Uruguai. Se achou muito bem com o "Enano" Buonanotte e fez os dois gols millonarios de hoje, e o curioso é que foi contra o Defensor, time que revelou o centroavante.

Agora pro jogo da volta a tranquilidade de ter a vantagem do empate e até mesmo poder perder por 1x0 para os algozes do Flamengo na Libertadores 2007. Prevejo ai então mais um confronto entre as gallinas contra o Furacão paranaense. Em 2006 deu Atlético-PR.

Saindo da capital uruguaia em direção à capital chilena.

O jogo em Santiago não foi do nível que era esperado para um jogo entre times de tradição do futebol sul-americano. Talvez pelo fato de que o Colorado entrou em campo com um time de reservas, postura curiosa para um time que tinha esquecido o Gre-Nal para jogar a Sulamericana, né Tite?

A Católica não estava nem ai para os dilemas gauchos, foi pra cima com seus bons atacantes Júlio Gutierrez e Sebá Barrientos. Desses dois delanteros saiu a tabelinha na área do Inter que depois resultaria no gol chileno.

No complemento do jogo um lance curioso, "El Cabezon" D'Alessandro foi expulso no banco de reservas por reclamação. Na hora eu pensei "Ele deve ter dito coisa pior que o Materazzi em 2006 pra poder irritar o árbitro desse tanto". Mas os colorados acabaram nem precisando da ajuda do ex-river. Taison e Adriano se encarregaram de levar perigo pro gol do argentino Buljubasich, e numa jogada dos dois saiu o empate da salvação.

0x0 no Beira-Rio classifica o Inter. Eu se fosse o Ischia já começaria a pensar num jeito de parar Taison, e possivelmente Nilmar, porque a defesa xeneize de hoje não aguenta essa dupla escorregadia. Resta ao torcedor bostero confiar nos jovens que estão aparecendo bem nas ultimas partidas, e no retrospecto favorável: em 2004 e 2005, deu Boca.

E pro final deixo ai pra vocês endereços de outros blogs muito bons sobre futebol...

bubcompanyanderson.blogspot.com/ Um blog carioca novo, que já começou com sucesso. Meu amigo Anderson faz a coluna esportiva.

olharcronicoesportivo.blogspot.com/ Se você tem curiosidade sobre Futebol & Marketing, esse é o lugar pra se informar.

 

Comentários

Agora o Apertura começou!

25/09/2008 20:20

Mas como assim? O Boca, que jogou na terça, voltou a campo nessa quinta?

Sem dúvida é incomum, mas a falta de datas disponíveis fez com que Newell's e Boca jogassem hoje em Rosário uma partida que já vinha sendo esperada desde a 2ª rodada...

E alias valeu a pena esperar, foi um jogaço no Coloso del Parque, duas equipes que fizeram um jogo bem ofensivo já que a vitória deixaria o vencedor a dois pontos do líder San Lorenzo, não a toa saíram 6 gols...

Só que o confronto não começou tao equilibrado assim. Ricardo Noir (que tinha jogado na terça contra a LDU) abriu o placar aos 5 minutos depois de belo passe de Jesus Dátolo. E tudo parecia se encaminhar para um fácil segundo gol xeneize, Battaglia e Vargas dominavam o meio-campo, os Leprosos estavam acuados na própria casa. Até que o árbitro Javier Collado marca um polemico penal para os rosarinos. O ex-Boca Schiavi pediu pra bater, converteu, não comemorou, e eis que o empate muda tudo...

O jogo refletia a igualdade do placar, e o perigo vinha tanto dos cabeçazos de Fabbiani, quanto dos tiros livres de Roman.

Alias falando no Riquelme, ele aparecia de vez em quando, não chegou a ser espectador de luxo, como diria Nelson Rodrigues, mas foi pouco atuante. E isso preocupa já que os ultimos jogos dele foram assim também.

No complemento da partida, Carlos Ischia mexe no time, saem Noir e Dátolo, entram Gaitan e Gracian. No primeiro momento eu achei que era um erro dele, mas quem diria, deu certo! O time teve outra movimentação, e aos 17 veio o prêmio, gol de cabeça de Viatri, 2x1.

Claro que a Lepra nao iria vender uma derrota em casa tao fácil, e aos 36, depois da falha do Paletta, Insaurralde recebeu livre na área e igualou tudo denovo no placar.

Quando tudo se encaminhava pro empate que nao agradaria ninguém, surgiu a estrela do pibe Viatri. Em lampejos de Martín Palermo ele faz o passe pro 3° gol do Boca, convertido por Gaitán (outro que enfrentou a Liga de Quito), que um minuto depois devolveu o presente pro camisa 27 fazer seu segundo no jogo, 4x2 que traz o Boca Juniors de volta a briga contra o Ciclón pelo Apertura.

Um jogo que mostrou que o Boca nao está tão necessitado assim de reforços no ataque, apesar de que eles são bem-vindos, já que o Viatri ainda é jovem e não tem uma constância tao grandes nas suas atuações. O principal nome citado em Casa Amarilla é do ex-river Figueroa, hoje no Genoa (sim, o mesmo time que bateu ontem a Roma do Braitner, jeje).

A 8ª rodada já começa amanhã, mais detalhes amanhã no programa "Na Trave!"

E agora que a tabela não tem mais asteriscos, que começem a briga pelo título!

 

Comentários

A nível de Libertadores

23/09/2008 21:46

Antes de mais nada uma breve apresentação...

Rodrigo "Argentino" Vasconcelos, 19 anos, Bonaerense, Torcedor do Boca Juniors, 3° semestre de jornalismo na UnB, apresentador do "Na Trave!" da Ralacoco®

De minha parte os comentários podem ser para qualquer esporte, mas gosto mesmo de futebol internacional, especificamente futebol argentino. E sim, pretendo ser o mais imparcial possível ate para falar das gallinas (Jejeje).

Agora sim ao prato principal...

O título diz tudo sobre o que foi o Boca hoje e sobre o que gostaria que tivesse sido a final da Libertadores 2008. Um 4x0 pra impor respeito aos outros times da competição. E um 4x0 em si já não é pouco, mas o de hoje teve seus temperos especiais.

"El Tano" Gracian, Cristian Chavez, Alvaro Gonzalez e Neri Cardozo. Esses já eram nomes conhecidos até pelo torcedor brasileiro por terem jogado a ultima Libertadores. Porem o resto do time era essencialmente de garotos da base xeneize. E Forlín, Barroso, Fondacaro, Mouche e Noir(esse último já consagrado pelas atuações no Apertura) foram nomes que agradaram ao torcedor e ao DT Ischia.

É claro que a empolgação pela bela vitória e quase garantia de classificação pras Quartas-de-Final não podem cegar o treinador. Eles ainda são muito jovens e têm que entrar no time titular aos poucos. Por mais que eles tenham demonstrado hoje melhor garra e futebol do que os titulares mostraram no Domingo contra o Tigre, quando se quebrou um tabu de 18 meses. Ainda é necessário ter calma com os pibes da Casa Amarilla. (Mas quem deve estar sorrindo a toa são os olheiros dos clubes europeus)

Quanto ao adversário, muito diferente daquele campeão da Libertadores de meses atrás. Não só de plantel mas de futebol também. Alguns bons nomes como Bolaños, Manso, Bieler e Ambrosi ainda ficaram e jogaram hoje, mas a defesa é nova, e foi essa defesa que deu liberdade total pro jovem ataque do Boca deitar e rolar. E mais uma vez sorrisos vindos da Europa, agora pro adversário da LDU numa provável final de Mundial de Clubes, o Manchester United.

Como torcedor e como crítico ficou dificil de não afirmar. Que venha o Inter ou a Católica.

 

Comentários

Comentário dos leitores

Data 16/04/2011

De samara

Assunto meu time ecorinthias

Responder

o corinthias é o time mais bom do mundo se vc torcer para outro time mude para esse que vc vai se sentir melhor

Data 26/11/2010

De flavia laryssa do nascimento martins

Assunto corinthias

Responder

eu sou corinthiana e naô tenho vergonha de ser

Data 09/01/2009

De Rodrigo

Assunto BOCA recusou proposta do Corinthians pra amistos?

Responder

"BOCA recusou proposta do Corinthians pra amistos de apresentação do elenco"
Tão com medo é Argentino? Só pq o Ronaldão tá no elenco agora?
kkkk
Pq eles recusaram?
FLW!! Abraço!

Data 08/10/2008

De Rodrigo

Assunto çÁbio da semana

Responder

kkkkkkkkkkkk

Já que ele falou isso depois da derrota de 4 X 2 pro figueirense, Vai ver ele tava querendo continuar de 4 !!!! Vcs num entendem a posição dele... uhauhauauhau

Vasco tá na merda mesmo!!

Data 06/10/2008

De Anderson Carioca

Assunto Erros de grámática

Responder

Se o Santista Flávio escreveu na coluna dele "Porém, o gol-relâmpago do Peixe desartodoou a defesa do Furacão" eu posso escrever conhecidencia, tendo em vista que mesmo que ele escrevesse "desatordoou" que é a forma correta, a aplicação do verbo seria errada, já que desatordoar é tirar o atordoamento.

Data 06/10/2008

De Anderson Carioca

Assunto Flu x Vasco

Responder

Alguém de vocês já viu que dia é Fluminense x Vasco?
Dia 2 de Novemro, finados.
Conhecidencia ? talvez...

Data 03/10/2008

De Anderson Carioca

Assunto Hamilton

Responder

O Hamilton pode ser mais idiota que o Senna, mas pega uma gostosa do pussycat dolls, o senna comia a galisteu
pensem nisso

Data 02/10/2008

De Rodrigo

Assunto SOM

Responder

Pessoal, no último programa o som tava perfeito!! tenta sempre deixar daquele jeito einh!!

Flw!!!

Data 01/10/2008

De Rodrigo

Assunto UEFA

Responder

Pooo... Nem teve a transmissão né? Tive que ficar ouvindo a Milly Lacombe falando merda mesmo... =/ kkkkkk