Felipe Matheus

Clique aqui para deixar uma mensagem para este colunista.

Posts

Noves de respeito

26/01/2009 00:11

O Paulistão 2009 está apenas na segunda rodada, mas já deu para perceber que a taça de campeão não deve ser levantada por um capitão de um time diferente dos quatro mais tradicionais do estado mais rico do Brasil. O que chamou a atenção nessas duas primeiras rodadas, não foi a atuação de alguma equipe específica, mas sim, a qualidade dos atacantes das principais equipes paulistas e entre eles, os três artilheiros da última edição do Brasileirão (K9, W9, KP9).


Keirrison comemorando um de seus dois gols, logo na estréia com a camisa do Palmeiras.

Após uma novela que perdurou por muitos dias, Keirrison de Souza Carneiro finalmente trocou o alviverde paranaense pelo alviverde paulista. O jovem atacante de 20 anos chegou com a promessa de substituir o antigo 9 palmeirense (Alex Mineiro), e pelo jeito, o garoto vai dar conta do recado. O menino prodígio foi artilheiro da última edição do campeonato brasileiro da série A, em sua primeira participação. O garoto parece estar seguindo esse mesmo caminho rumo a artilharia, desta vez no campeonato paulista. Keirrison estreiou pelo Palmeiras no último dia 24 (sábado), fez dois gols, jogou duas bolas na trave. Fez uma ótima partida e caiu nas graças da torcida palmeirense. K9 segue os mesmos passos de Alex, o que o torna um ídolo em potencial. Resta saber até quando ele ficará no alviverde de Palestra Itália.

 

Outro número 9 de destaque, tanto pelo número de gols quanto pela importância deles, é Washington. O coração valente começou a ganhar fama quando ainda atuava pela Associação Atlética Ponte Preta, quando foi chamado para a seleção brasileira, na época treinada por Emerson Leão. Foi artilheiro do paulista e da Copa do Brasil com a camisa da macaca. Mais tarde, após recuperar-se de uma grave doença no coração, foi artilheiro pelo Atlético Paranaense. Em 2008, ajudou a levar o time do Fluminense até a final da Copa Libertadores da América, ironicamente, eliminando o São Paulo nas quartas-de-final. O jogador, aliás, marcou 5 gols em sua atual equipe em 2008, quando ainda atuava no tricolor carioca. W9 chegou ao São Paulo para ser titular absoluto, e correspondeu às expectativas. Marcou 2 gols logo no seu jogo de estréia, assim como fez o jovem Keirrison. O ex-carrasco tem tudo para encher os olhos da torcida são-paulina. Faro de gol pra isso, ele tem.


Mais dois gols na conta do senhor Washington, por favor!


O Santos manteve o mesmo 9 da temporada passada, apesar de toda a expectativa para a saída de Kleber Pereira. O atacante que se destacou na campanha do título brasileiro do Atlético Paranaense em 2001, parece ser mesmo o centro avante que o Santos precisa para levantar o caneco do estadual. No amistoso preparatório contra a Portuguesa Santista, no Pacaembu, o artilheiro deixou sua marca, dois gols para fazer a alegria da torcida santista da capital. Na estréia pelo campeonato paulista, jogando na Vila Belmiro, KP9 marcou mais dois gols. O artilheiro, que marcou a grande maioria dos seus gols na Vila em 2008, mostrou mais uma vez que merece continuar no alvinegro praiano, mesmo com seus 33 anos de idade. O Santos segurou o artilheiro, oferecendo aumento salarial. Kleber Pereira levará o Santos ao terceiro título paulista em quatro anos? Esperemos o desenrolar da competição.


Veterano, mas eficiente. Esse é Kleber Pereira.

Três vezes eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA. Titular de 3 copas do mundo. Campeão Espanhol, campeão da Champions League, artilheiro por onde passou. Esse é o polêmico Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo Fenômeno. Tentando se recuperar de mais uma lesão grave, Ronaldo foi contratado pelo Corinthians, para a decepção da imensa massa rubro-negra. O Sport Club Corinthians Paulista, campeão da série B em 2008, fez uma jogada de marketing histórica ao contratar o fenômeno. Não se trata apenas da contratação de um bom jogador, mas de um dos, talvez, 10 maiores da história. O melhor de tudo, para os fiéis torcedores, é que o Corinthians tem um forte elenco, o que significa que o Corinthians tem todo o tempo que o Ronaldo quiser pra esperar sua recuperação. Resta saber se ele irá corresponder às expectativas, se voltará a fazer gols, se perderá peso, se vai largar o estilo de vida nada louvável quando se leva em conta a sua profissão. Tudo depende da contusão também. Até onde ela prejudicaria o Fenômeno? Seriam as seqüelas tão grandes, a ponto de impedir que um jogador de tamanha magnitude obtenha sucesso em um campeonato tão mais fraco que os que é acostumado a jogar? Eu duvido muito. Sinceramente, R9 tem tudo e muito mais que um pouco para se consagrar pelo Timão.

Ronaldo em entrevista coletiva e com uns quilinhos a mais.

Comentários

Surpresa no Mundial de Clubes FIFA?

03/10/2008 20:23

Manchester United. Liga Deportiva Universitaria (LDU). Um europeu contra um sul-americano. Assim tem sido a disputa pelo título de “melhor equipe de futebol do mundo” durante muitos anos. Em 2005, a FIFA resolveu fazer parte da organização da Copa Intercontinental “Toyotão”, mudou seu nome para “Mundial de Clubes FIFA” e acrescentou clubes campeões das outras federações que não participavam (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe, Confederação Asiática de Futebol, Confederação Africana de Futebol e Confederação de Futebol da Oceania), que, até hoje, só serviram de jogo-treino e figuração no torneio até então sempre disputado no Japão. O fato é que o futebol está se consolidando como um negócio rentável em todo o mundo, inclusive em lugares onde nunca foi popular. Negócio que está se tornando popular em uma ex-república soviética, o Uzbequistão, (que possui tanta tradição no futebol quanto o Brasil tem na luta greco-romana) país sede de uma equipe que está dando o que falar no mundo futebolístico: o Bunyodkor.

 

 

 

 

O Bunyodkor foi fundado em julho de 2005 por empresários ligados ao mundo petrolífero em Tashkent, capital do Uzbequistão. Inicialmente conhecido como PFC Kuruvchi, a equipe da ex-república soviética tem uma trajetória parecidíssima com a de clubes brasileiros como o Brasiliense e o São Caetano que, em pouco tempo, pularam de divisões inferiores para a elite do futebol brasileiro (roubos de Luiz Estevão à parte). Em julho de 2008, o clube “apareceu” pela primeira vez nos noticiários internacionais ao fazer uma proposta de R$ 101 milhões pelo camaronês Samuel Eto'o, do Barcelona. O atacante, entretanto, preferiu continua na Espanha recusando a proposta milionária por um ano de contrato. O clube não parou por aí, foi quando duas grandes oportunidades para melhorar e promover o time surgiram. Rivaldo, melhor jogador do mundo em 1999, estava sem clube. Não deu outra, milhões de dinheiros petrolíferos a menos e o veterano Rivaldo foi contratado pela equipe uzbeque. Arthur Antunes Coimbra, o Zico, estava sem clube desde que saiu do turco Fenerbahçe, até que surgiu uma proposta irrecusável do Bunyodkor. Xeque-mate, Zico também foi contratado.

 

 

 

 

 

 

    A questão é que não se trata apenas de mais outro time de um país estranho contratando brasileiro a rodo. É um pouco mais que isso. O Bunyodkor disputa a liga dos campeões da Ásia, torneio que da direito ao vencedor a participação no mundial de clubes FIFA. O próximo adversário da equipe é o australiano Adelaide, pelas semifinais do torneio asiático (a Austrália faz parte da federação asiática). O técnico Zico, confiante com a força do elenco comandado por ele, já fala em título mundial. Para ele, a equipe tem totais condições de vencer o torneio asiático e uma vez estando no mundial, o talento individual de Rivaldo pode fazer a diferença para a equipe que quem sabe, pode surpreender os europeus e os sul-americanos. O time que ainda conta com os ex-vascaínos Villanueva e Luizão, está muito confiante e promete fazer uma bela campanha. Rivaldo sobre em campo. Eu duvidaria de um título mundial para os uzbeques, mas não duvido de uma boa atuação dessa nova equipe. É esperar pra ver, caros leitores.

 

Comentários