A rodada do inesperado

04/05/2009 23:16

As surpresas tomaram conta dos jogos da 12ª rodada do Clausura 2009. E graças a elas temos um campeonato mais indefinido do que nunca, pois elas surgiram em maioria nas partidas entre times de cima e de baixo na tabela. Sobrou espaço também para a já corriqueira decepção do Boca Juniors e para a invencibilidade do Racing de Caruso (4x1 no Arsenal), porém nos outros jogos quem apostou nos favoritos se deu mal.

E as vitórias ao estilo "Davi x Golias" começaram nesse sábado.

Lanus 0x3 Estudiantes. Argentinos Juniors 2x0 Colon. Dois triunfos de equipes figurantes nesse semestre, ao menos a nível nacional. No caso dos granates a derrota veio graças ao caminhão de gols perdidos por Sand e Valeri, que quando não acertavam as traves paravam nas boas defesas de Mariano Andujar.

No sentido contrário do goleiro pincha, El Chiquito Bossio falhou feio no gol de Mauro Boselli, causando o desmoronamento emocional do ainda vice-líder do campeonato que assistiu com naturalidade aos gols seguintes, marcados por Federico Fernandez e Iberbia. Alem dos 3 pontos, o Estudiantes leva tambem mais confiança na hora de encarar o Libertad pela Libertadores.

Já a derrota do Colon foi menos justificável. Foram apáticos e mereceram perder pro ex-lanterna da competição em La Paternal. Assim fica dificil contestar aqueles que chamam o time de Santa Fé de "cavalo paraguaio". Fato é que o líder Velez tinha tudo pra disparar na liderança no domingo, mas...

Hernan Rodrigo Lopez e companhia não conseguiram vazar a defesa do fraco San Martin de Tucuman e tiveram que se contentar com o 0x0 da esperança para seus escoltas na briga pelo caneco. No fim do jogo o zagueiro revelação do torneio, Nicolas Otamendi, teve a chance do triunfo mas sua cabeçada parou no travessão.

Alem de manter vivos Lanus e Colon, esse empate serviu também pra trazer força pra outro time, esse ainda mais perigoso: o Huracan, que chegou a estar perdendo para o Godoy Cruz, só que graças ao incentivo de sua torcida e ao excelente estilo de jogo ofensivo, conseguiu a virada. Um 3x2 que mostrou a força do Globo, que mesmo estando 4 pontos atrás é o time que mais ameaça a tranquilidade do Velez Sarsfield.

E cade os grandes times da capital que não figuram nessa disputa emocionante? Estão perdendo e preocupando...

O River caiu diante do Newell's por 1x0 numa partida marcada pelas incessantes vaias ao Ogro Fabbiani, que era jogador do time de Rosario. Foi obrigado a ouvir tudo sem reagir por ter desperdiçado várias chances de alterar o placar. E enquanto o time de Gorosito não acha a fórmula da reação, a distância para a taça aumenta: já são 7 pontos.

Já o Boca vive situação ainda mais dramática. Com a derrota no finzinho para o Banfield em plena Bombonera já são 6 jogos sem vitória no âmbito nacional, fazendo com que a preocupação dos xeneizes seja maior no sentido de não repetir a lanterna que assolou o rival no semestre passado.

Ischia insiste em dizer que essa vergonha não acontecerá, mas sua equipe reserva segue desmentindo suas palavras com um nível de jogo deprimente. Por sorte ganharam folga pelo fato do jogo contra o Defensor pela Libertadores ter sido adiado a pedido dos uruguaios que querem jogar no Centenário. Graças a isso, JR Riquelme terá tempo de se recuperar e voltar. Será então que valeu a pena, hermanos do sul?

E pra terminar uma nota triste. Torcedores do Newell's Old Boys foram a sede do rival Rosário Central pedir 8.000 entradas para o clásico rosarino do próximo domingo. Ao chegarem lá, encontraram com hinchas dos locais e a briga foi inevitável. O resultado foi destruição por onde a luta passou até que chegasse a polícia, que deteve 30 pessoas.

Ficamos sim na expectativa de um grande clássico argentino como esse. Mas espero que as cenas de hoje não se repitam no clássico, pois acredito já ter visto o bastante de violência nos jogos que, em teoria, deveriam ser os mais belos.

Classificação

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.