Análise da 29ª rodada da Série A

14/10/2008 18:16

A 29ª rodada da Série A resultou em algumas mudanças na classificação. Os destaques ficam para o Grêmio, que voltou à liderança, para o Flamengo, que saiu do G4, dando lugar ao São Paulo, e para o Fluminense, que enfim saiu da zona de rebaixamento. Essa rodada também mostrou que, às vezes, é melhor se valer daquele velho ditado: em boca fechada não entra mosquito. Pobres dos palmeirenses e flamenguistas que, por falarem demais, terminaram a rodada em silêncio.

Sport 2x2 Vasco: um jogo muito emocionante, do começo ao fim. O Sport, sem mais nenhuma pretensão neste ano, disputa toda partida como se fosse um treino de luxo. Já para o Vasco, era a oportunidade de tentar sair da crise que o time passa atualmente. O time cruz-maltino até saiu perdendo, mas com dois golaços de Leandro Amaral, parecia que sairia com a vitória da Ilha do Retiro. Porém, quando a zica é brava, amigo, santo nenhum consegue ajudar. Com um gol aos 46 do segundo tempo, o Sport empatou o jogo e evitou um vexame diante de sua torcida. Vexame sim, pois o time do Vasco é pífio, destacando-se apenas o lateral Wagner Diniz e o atacante Leandro Amaral. Estado de calamidade pública instaurado em São Januário.

Figueirense 0x0 Palmeiras: o jogo que tirou o Palmeiras da sua tão breve estada no topo da classificação. O Figueirense, embalado pela última vitória, apertou o jogo contra os alviverdes. Porém, apesar das muitas chances de ambos os lados, o jogo terminou mesmo no 0 a 0. Resultado ruim para os dois, pois o Figueirense voltou a ser ameaçado pelo risco de rebaixamento. Pior para o Palmeiras, que viu o Grêmio retomar a liderança, faltando 9 rodadas para o fim do campeonato.

Grêmio 2x0 Santos: continua a sina do Santos fora de casa. O time vai bem em casa, porém é só deixar a Vila Belmiro que os resultados não aparecem. Melhor para o Grêmio, que venceu com o apoio de sua torcida e voltou à liderança do campeonato. Destaque negativo vai para a arbitragem, que novamente favoreceu (e muito) o time da casa.

São Paulo 1x0 Náutico: na conta do chá, o São Paulo venceu o Náutico em casa e voltou ao tão sonhado G4. Porém, o time do Morumbi jogou muito mal, o torcedor já estava se contentando com o empate, quando Hernanes acertou um belo chute de fora da área e garantiu a vitória tricolor. O São Paulo entra de vez na disputa por uma vaga na Libertadores, porém é bom tomar cuidado, pois o time dessa temporada não lembra nem de longe o time bicampeão brasileiro.

Cruzeiro 1x0 Ipatinga: poderia também ser, copiando as palavras do caro Braitner, matriz 1x0 filial. O Cruzeiro, igual ao São Paulo, também não jogou bem durante a partida, sendo até dominado pelo Ipatinga em boa parte do jogo. Porém, prevaleceu a estrela de Ramires, que sempre faz gols nas horas decisivas, e de Adilson Batista, pra mim o melhor treinador do Campeonato. Levar um time como o Cruzeiro, limitadíssimo, à 3ª posição na tabela, e se manter lá por tanto tempo assim, é sinal de que o sujeito é bom de serviço. Olho nele.

Botafogo 3x1 Vitória: o Botafogo continua sua boa fase sob o comando de Ney "Zé Boquinha" Franco. Porém, tomou um susto dos leões baianos quando saiu atrás no placar. Porém, graças à expulsão infantil do zagueiro Anderson Martins, aos 25 minutos do primeiro tempo(!), o Botafogo tomou conta da partida e virou o placar com facilidade. Destaque para o primeiro gol de "El Gordito" Zárate, que parece que ainda precisa emagrecer uns 10 quilos para ficar em forma. Já o Vitória parece que perdeu a magia do primeiro turno, quando terminou no G4, e parece se contentar com a permanência na elite do futebol brasileiro.

Atlético-PR 1x3 Fluminense: os dirigentes (pau-mandados) do Fluminense devem agora estar felizes da vida. Foi só trocar o comando do time, que o caminho da vitória reapareceu nas Laranjeiras. Renê Simões tirou o grupo tricolor do Rio de Janeiro, levou para o interior de São Paulo, e parece que deu resultado. Washington "Coração de Leão" marcou três vezes no seu antigo clube e agora divide a vice-artilharia, junto com o ex-companheiro de ataque Alex Mineiro, quando atuavam juntos no mesmo Atlético-PR. Pelos lados do Furacão, sinal amarelo ligado. O time entrou na zona de rebaixamento, e, do jeito que as coisas vão, Geninho, o Little Genious, terá de se contentar em disputar a Série B ano que vem.

Portuguesa 0x0 Coritiba: no outro 0x0 da rodada, Lusa e Coxa não fizeram lá uma primorosa partida no Canindé. O Coxa não era nem de longe aquele time que vinha fazendo uma campanha brilhante, disputando vaga na Libertadores. Nem a estrela do menino Keirrison brilhou na partida. Um 0x0 a se lamentar de ambos os lados. O Coxa agora está mais distante da tão sonhada vaga na Libertadores. Já a situação da Lusa está mais complicada. Cada vez mais afundando na zona de rebaixamento e com um time muito limitado, talvez o destino da Lusinha seja mesmo o retorno à Série B.

Goiás 1x1 Internacional: disputa direta por uma vaga na Libertadores. O Inter, com um time considerado o melhor do Brasil (pelo menos no papel) enfrentando o Goiás, dono da melhor campanha no returno, no Serra Dourada. Tanto equilíbrio resultou no placar do jogo. Um empate disputadíssimo, porém ruim para as duas equipes. Para o Goiás, encerrou uma boa sequência de bons resultados que o colocaram na briga por uma das vagas na Libertadores. Para o Inter, um reflexo de que um time bom precisa ser comandado também por um treinador bom, coisa que Tite não é. Destaque negativo para o pênalti bisonhamente desperdiçado por Iarley, que poderia ter dado a vitória ao Esmeraldino.

Flamengo 0x3 Atlético-MG: com certeza, o jogo mais comentado da rodada. O Flamengo tinha colocado mais de 80.000 no Maracanã, público recorde no ano. Era o jogo que consolidaria a caminhada do Flamengo rumo ao hexa(?). Porém, nas palavras do caro Caio, Renan Oliveira deu um nó tático na prancheta de Caio Jr, o Estagiário. O Galo calou a maioria rubro-negra no Maracanã com uma sonora vitória por 3x0, escapando de vez do rebaixamento. Ao Flamengo, resta juntar os cacos e encontrar novamente a motivação para retomar sua vaga no G4.

Comentários

Voltar