Atenção, atacantes do Brasil

08/09/2009 21:55

Há algum tempo já se fala que só há uma vaga em aberto no ataque da seleção brasileira para a Copa do Mundo. Luís Fabiano e Robinho estão garantidos até a última trava da chuteira e Nilmar vai cavando seu espaço discreta e consistentemente. Alexandre Pato já foi forte candidato à quarta vaga e Diego Tardelli é uma aposta a ser analisada. Mas as esperanças podem acabar amanhã.

O Brasil vai pisar no gramado do Pituaçu com a vaga para a Copa debaixo dos braços e a torcida a favor, mas terá do outro lado um adversário traiçoeiro: o Chile de Marcelo Bielsa. Uma equipe sem grife, mas muito regular e determinada, e que também garante seu lugar no mundial com uma vitória. Em outras palavras, um legítimo desafio.

Onde está o seu deus agora?

E quem será o camisa 9, a referência ofensiva e o principal responsável pela positividade do placar canarinho? Pois é, Adriano. E Adriano com vontade, ainda por cima. Esqueça tudo que já se falou sobre ele até este momento. O Imperador certamente entrará em campo para fazer o jogo da sua vida. O jogo que pode certificar sua presença na África do Sul.

Vários fatores já contribuem para que a balança penda para o lado de Adriano desde sempre. Um centroavante com seu estilo é um must have em um time conservador como o de Dunga. O técnico com certeza tem fé no flamenguista, ou não teria, no passado, continuado a chamá-lo mesmo em fases ruins. Por fim, bem, Adriano (quando quer) é um dos melhores atacantes que temos.

"Assim você me deixa encabulado"

Claro, todo esse contexto, por si só, não coloca ninguém numa Copa do Mundo. É preciso corresponder quando se espera. Agora Adriano tem sua chance de fazer isso. Uma atuação de bom nível (não é preciso nem que seja brilhante) contra os chilenos, começando como titular, é o que separa o canhoto de sua segunda participação no torneio mais importante do futebol mundial. Não digo que será a última chance, mas é uma que não se deve jogar fora.

Por isso, é bom que Patos, Tardellis, Loves e (por que não?) Ronaldos fiquem bem ligados na partida de amanhã. Ela pode selar a fortuna dos avantes brasileiros.

Voltar