Do Oiapoque ao Chuí - parte I

27/04/2009 20:17

A semana que se segue será eletrizante nos 4 cantos do Brasil. Há duas semanas de se iniciar o Brasileirão em suas agora 4 divisões, o público conhecerá os campeões estaduais e, de quebra, acompanhar os outros clubes que não estão envolvidos em decisões nas disputas da Taça Libertadores e na Copa do Brasil.

Como este blog preza pela abordagem mais democrática possível, (tentarei) falar a respeito da maioria dos clubes em suas respectivas missões.

Vamos por ordem alfabética, para o leitor não se perder.

Bahia

Na terra de todos os santos, o clássico mais fervoroso do Nordeste decide o campeonato baiano. O último Ba-Vi em uma decisão havia sido há 3 anos atrás. E o Vitória saiu na frente na disputa com o Bahia. Neste domingo, uma vitória de 2x1 para cima dos tricolores, com direito a dois gols do veteranoi Ramon (é, aquele mesmo que passou pelo Vasco, Atlético-MG...). Agora, o rubro-negro comandado por Paulo Cesar Carpegiani precisa apenas de um empate para levantar o caneco mais uma vez. Para o Bahia, a missão é mais complicada. Precisa vencer o Leão por, no mínimo, dois gols de diferença e, assim, consolidar o começo de semestre e entrar embalado para a disputa da Série B.

Ceará

Como todo cearense é cabra macho, nada melhor do que um Fortaleza x Ceará para decidir o título estadual. No primeiro jogo, no entanto, o personagem principal não foi nenhuma das duas equipes, e sim o senhor Carlos Eugênio Simon e a sua desastrosa arbitragem no primeiro jogo da final. Errou feio pros dois lados. Validou o primeiro gol do Fortaleza, onde o atacante encontrava-se impedido. Todavia, o pior estava por vir. O árbitro brasileiro melhor rankeado no quadro da Fifa marcou um pênalti inexistente no atacante do Ceará. Porém, o leitor deve estar se perguntando: oras, mas isso acontece com qualquer árbitro. Porém, não fosse a tamanha inocência de Simon ao ver o atacante do Ceará tropeçar em suas próprias pernas e marcar a penalidade máxima, seria uma atitude cotidiana do futebol. Apesar disso, tivemos um jogo e o Fortaleza conseguiu marcar mais um gol, fechando o placar por 2x1. Agora, o Tricolor de Aço está a um empate do título estadual. Para o Ceará, uma vitória por 1x0 leva a decisão para os penaltis.

Distrito Federal

Aqui na capital federal, o enredo parece que não irá se mudar. Como há todo ano acontece, o Brasiliense está mais próximo do título. Na final contra o surpreendente Brasília, o Jacaré venceu por 2x1 fora de casa e agora precisa de um empate para se tornar, pelo 6º ano seguido, o campeão do DF. O Brasília, com vaga garantida na Série D deste ano, corre por fora para tentar confirmar o status de zebra do campeonato.

Goiás

Na terra do Periquito e do Tigre, quem parece estar mandando é o Dragão rubro-negro. No primeiro jogo da final do campeonato goiano, o Atlético venceu o Goiás por 2x1 e também está a um empate do título. Para o Goiás, uma simples vitória por 1x0 elimina as possibilidades de um tri-vice campeonato.

Minas Gerais

Parece brincadeira, mas não é. Novamente, como disse o colega Rodrigo em um de seus últimos posts, o Galo chegou fazendo barulho mas foi a Raposa quem continua cantando mais alto nas Minas Gerais. E, novamente, com uma sonora goleada de 5x0 no primeiro jogo da final. Há mais de 10 jogos que o Atlético não consegue vencer o Cruzeiro. Para tentar tirar o caneco do Cruzeiro, o Galo terá de vencer no mínimo pelo mesmo placar do primeiro jogo, pois tem a vantagem do empate em caso de dois resultados iguais.

Amanhã eu continuo contando a saga futebolística nos estados brasileiros.

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.