Enfim começa o futebol na América do Sul (parte 1)

06/02/2009 18:14

Os jogos da pré-Libertadores tiveram seus vencedores nessa semana e com isso o maior torneio continental das Américas enfim conhece seus 32 participantes. 8 grupos formados com as tradicionais forças de Brasil, Argentina e México. As possíveis zebras de Colômbia, Chile e Equador. Uruguaios e Paraguaios tentando recuperar seus dias de gloria, Peruanos e Bolivianos com a indesejada altitude e os Venezuelanos que geralmente nao fazem mal a ninguém.

Grupo 1: Sport, LDU, Colo-Colo e Palmeiras

Decididamente o grupo mais forte. O grupo da morte, usando o jargão comum.

Como cabeça-de-chave é o Sport. O primeiro campeão nordestino da Copa do Brasil vem com a força de um estádio ao estilo caldeirão e com a determinação de um time que nao disputa a Libertadores desde 88. Mas nem só da Ilha do Retiro vem o respeito que o Leão impõe. Vem também de um elenco comandado pelo lateral/meia Paulo Baier.

Mas os pernambucanos terão um páreo duro rumo a classificação pras oitavas. O Colo-Colo, campeão da edição de 91 e que hoje tem o artilheiro argentino Lucas Barrios, promete se recuperar depois de ter perdido a vaga na 2° fase de 2008 pro Boca Juniors no saldo de gols. E assim como o Sport, a força dos chilenos se manifesta em casa, na capital Santiago.

E a grande força do grupo é mesmo o campeão da Libertadores 99. Apesar de vir da fase de repescagem, o Palmeiras conta com um elenco renovado sob comando de Wanderley Luxemburgo. Depois de atropelar o Real Potosi em casa e na altitude de 4000 metros na Bolivia, todos se ligaram no Verdão como um dos favoritos ao Bicampeonato.

Um Bi que a LDU também quer. Porém desfalcada em relação ao ano passado. Guerrón e Bolaños saíram, mas os equatorianos ainda têm "El Piojo" Adrian Manso. Como um piolho só não faz verão, dificilmente devem se classificar. Mas pra brasileiros e chilenos não terem surpresas desagradáveis, melhor tomar cuidado quando jogarem em Quito.

Grupo 2: Boca Juniors, Guaraní (PAR), Deportivo Táchira (VEN), Deportivo Cuenca (EQU)

Enfim um grupo tranquilo na vida do time xeneize. O Boca que teve grandes dificuldades pra passar de fase nos últimos dois anos agora respira aliviado ao ver seus adversários. Em relação ao ano passado o desfalque é sério. Jesus Dátolo, o melhor jogador do clube na última Libertadores, foi vendido ao Napoli, e o técnico Carlos Ischia já disse que ninguem virá para substituí-lo. Só que o problema que o Boca teve com relação a goleiros promete ser resolvido com a volta de Pato Abbondanzieri. Além disso, os xeneizes contam com sua promissora leva de promessas vindas da base que não jogaram em 2008 (Viatri, Noir, Gaitan, Roncaglia, Forlin).

O Dep. Táchira já foi às quartas-de-final em 2004, mas hoje é bem mais fraco. O Dep. Cuenca joga na altitude, mas das vezes que enfrentou um Boca mais fraco em 2005 nao convenceu. De modo que a segunda vaga deve mesmo ficar com os paraguaios do Guarani.

Grupo 3: River Plate, Nacional (URU), Universidad San Martin (PER), Nacional (PAR)

Anos atrás quem olhasse um grupo com esses integrantes diria sem pestanejar: "River e Nacional vão passar fácil". Mas os tempos modernos estão sendo mais cruéis com essas tradicionais forças da América do Sul.

O River Plate ao menos pode se ilusionar com dias melhores devido a chegada de Fabbiani e Gallardo nos últimos dias que precediam o Clausura 2009. Se jogarem o que sabem, podem ser o artilheiro e o armador que o time precisava, respectivamente. Porém a fraca defesa não recebeu reforços, o que faz do time de Nestor Gorosito um grande ponto de interrogação.

Já o Nacional é o mesmo que foi sonoramente goleado pela dupla Cruzeiro-Atlético no torneio de verão uruguaio, como bem disse o hermano Flávio.

No puro palpite eu poderia apostar na classificação do River. A outra vaga pode até ser do Nacional, mas eu apostaria muito mais no paraguaio do que de Montevidéu. Os peruanos se assemelham ao Dep. Cuenca no grupo 2, apostam na altitude, aonde venceram o mesmo River por 2x0 em 2008.

Grupo 4: São Paulo, Defensor Sporting (URU), América de Cali, Independiente de Medellin

Os tricampeões brasileiros vão encarar um grupo interessante pela frente. Não são grandes potências que ameacem o tricolor paulista, mas vão render bons jogos e boas observações ao técnico Muricy Ramalho.

A base de 2008 do São Paulo ficou ainda mais forte com reforços que vieram principalmente do Rio de Janeiro. E o principal deles é o mesmo jogador que foi carrasco no ano passado com seu gol de cabeça nos acréscimos de Flu x São Paulo no Maraca. Washington vem impressionando com suas atuações no Paulistão e se candidata a vaga de artilheiro da competição desde já. Some os gols dele com a solidez de André Dias, Rodrigo e Miranda. E ainda com um meio-campo forte como o formado por Arouca(Jean), Hernanes, Jorge Wagner, Hugo e Wagner Diniz. O que se vê então é uma formula do Tetracampeonato que poucos podem impedir.

Quanto a segunda vaga, eu aposto no Defensor Sporting, time que vem contrariando a má fase uruguaia em torneios continentais. Mas não duvido dos sempre surpreendentes colombianos. O América e o Independiente aliás foram as zebras de 2003 chegando até as Semifinais. Quem sabe eles não buscam forças de um passado recente?

Semana que vem, falamos dos outros 4 grupos.

Comentários

Voltar