Enfim começa o futebol na América do Sul (parte 2)

10/02/2009 20:05

Hoje começa a fase de grupos da Copa Libertadores da América. Serão tres jogos, começando a partir das 19h00: Guarani (PAR) x Dep. Tachira (VEN); Defensor Sporting (URU) x América de Cali; Aurora (BOL) x Boyacá Chicó (COL). E conforme prometido, o Na Trave fala agora dos Grupos 5, 6, 7 e 8.

Grupo 5: Cruzeiro, Estudiantes de La Plata, Universitario de Sucre (BOL) e Deportivo Quito (EQU)

Cruzeiro e Estudiantes são naturalmente favoritos, mas pegaram um grupo das alturas...

A Raposa já conhece bem essa sensação. Jogou na extrema altitude de Potosi, a mais de 4000m. Porém o resultado lá não foi agradável, 5x1 pros bolivianos. Se classificaram apesar disso, só que no meio do caminho tinha o Boca Juniors, que venceu os mineiros nos dois confrontos da Bombonera e do Mineirão. Apesar disso o Cruzeiro tinha um bom elenco ano passado comandado por Adilson Batista, e com os reforços na zaga e no ataque, promete ficar ainda melhor. Olho no Ramires, no armador Wagner e no Kléber.

O Estudiantes chega com o prestígio do quase título na Copa Sulamericana. Perderam o título na prorrogação para o Inter no Beira-Rio. No entanto, os resultados da pré-temporada e da primeira rodada do Clausura não animam. Derrota sonora para o Corinthians por 5x1 e empate sem gols em casa contra o Rosário Central. Pra piorar, o bom lateral Marcos Angeleri foi vendido à Lazio. Verdade que eles contam com a experiência de Veron e os gols de Boselli. Mas anulando-se esses dois valores dos "pinchas", a vitória em cima deles fica bem fácil.

Contudo, mesmo que o Deportivo Quito se vanglorie por ser campeão equatoriano, e por mais que o Universitário de Sucre seja campeão do Apertura 2008 na Bolívia, dificil imaginar que eles tenham futebol para eliminar brasileiros e argentinos. Mas a surpresa não é impossível, principalmente do time de Quito pra cima do Estudiantes.

Grupo 6: Lanús (ARG), Chivas Guardalajara, Everton (CHI) e Caracas (VEN)

Os mexicanos do Chivas impõem o respeito que trazem de 5 anos atras, quando humilharam o Boca em casa. Só que foram cair no grupo do forte Lanus e do surpreendente Caracas, que em 2007 aprontaram pra cima do poderoso River Plate e dos campeões de 2008 da LDU, tirando os millonarios e os equatorianos na fase de grupos.

A favor do Lanus estão os resultados recentes e os jogadores em seu elenco. Foram campeões do Apertura 2007 e e quase se uniram a Tigre, Boca e San Lorenzo nos jogos-desempate de 2008. Contam com o artilheiro José Sand, com o promissor Eduardo Sálvio, o habilidoso Sebástian Blanco e com a volta do bom volante Diego Valeri. Mas contra os "granates" está a inexperiência em Libertadores. Em 2008 provaram isso mesmo tendo boa parte da base que tem hoje. Se classificaram no sufoco pras oitavas-de-final e foram eliminados depois pelo Atlas (MEX).

Meu palpite é firme quanto ao Lanus. O Chivas tambem pode se classificar no caso de manter a tradição da força que tem jogando no México e contando com os gols do carrasco dos brasileiros, Jared Borgetti. Mas que se cuide com o Everton, campeão do Apertura chileno de 2008, e com o Caracas que já provou que apronta.

Grupo 7: Grêmio, Universidad do Chile, Aurora (BOL) e Boyacá Chicó (COL)

Nesse grupo é muito dificil de se imaginar alguma zebra. Talvez mais dificil do que no grupo do Boca...

O Grêmio volta a Libertadores depois de ser atropelado na final de 2007. Mas o elenco desse ano me parece mais forte do que o vice de dois anos atrás. Conta com a jovem promessa, Douglas Costa, com o polêmico porém bom de bola Souza, e se reforçou bem nas laterais com Ruy e Jadilson, além da vinda dos artilheiros Herrera e Alex Mineiro. Some isso ao comando dentro de campo do meia Tcheco, e terá um dos favoritos ao título.

A "La U" pinta como favorita a outra vaga. Seu grande reforço é um velho ídolo dos mexicanos, porém não deixa saudades aos santistas. O paraguaio Nelson Cuevas chega para dar velocidade ao ataque chileno. Aurora e Boyaca Chicó chegam com títulos nacionais, mas como disse antes, a zebra terá que ter tamanho de elefante para chilenos e brasileiros não levarem as vagas.

Grupo 8: San Lorenzo, San Luiz (MEX), Libertad (PAR) e Universitário (PER)

Além de amargar o vice no triangular do Apertura 2008, o "Ciclon" ainda teve que aceitar um dos grupos mais equilibrados da competição, perdendo apenas para o grupo 1 em dificuldade.

Mas o San Lorenzo em si já deve ser temido por todos pelo seu forte elenco. Diria que é o mais forte da Argentina hoje. As laterais bem ocupadas por Adrian Gonzalez e Aureliano Torres. Uma zaga fortissima com Botinelli e Arce(Bianchi). No meio, Ledesma, Solari e Barrientos levam qualidade de seleção para as jogadas finalizadas pelo artilheiro Bergessio e pela jovem contratação, Alejandro Gomez. Deve classificar.

O San Luis apesar de carregar consigo a tradição da força mexicana, vem desacreditado por criticos de seu próprio país. E a concorrencia com o Libertad é forte. Tirando por 2008 quando caíram no grupo da morte, sempre conseguiram ir longe. A sempre temida altitude é representada no último grupo pelos peruanos do Universitário, campeão do Apertura 2008 de lá, mas 10° lugar no Clausura recente. A outra vaga deve ir para o time paraguaio do torcedor ilustre Nicolas Leoz, presidente da Conmebol.

Como sempre, a Libertadores traz consigo jogos de grande emoção e bom futebol. Então mesmo que seu time tenha ficado no quase para se classificar para essa copa, vale a pena acompanhar. Se seu time luta pelo título, começa hoje o ritual de torcer e secar.

Comentários

Voltar