Favorita sim, absoluta não

24/06/2009 20:45

Sempre me intrigou ver as ótimas atuações da seleção espanhola e, ao mesmo tempo, perceber o descrédito dela por parte de seus torcedores quando a chamavam de melhor do mundo na atualidade. Alejandro Zapata, colega de UnB nascido em Barcelona, alertava para a fraqueza da Fúria em momentos decisivos, apesar do título da Euro 2008. Eis que hoje consigo entender o pé atrás dos espanhois, pois mesmo com a Copa das Confederações sendo na África, a zebra que pisoteou a Espanha era americana.

Os comandados de Vicente del Bosque não perderam por falta de qualidade. Não sofreram um blecaute completo a ponto de terem sido completamente superados pelos Estados Unidos. Ao contrário, criaram várias chances de gol graças a criatividade não-afetada de seu meio-campo brilhante. Xavi, Fabregas, Xavi Alonso e Riera conseguiam suprir bem os matadores Torres e Villa.

Matadores? Pois aí estava o problema. Ambos não conseguiam balançar as redes, a bola simplesmente não queria entrar. Serei justo, pois boa parte disto deve-se a Tim Howard, arqueiro do Everton e da seleção estadunidense. Desde a chinelada sofrida contra o Brasil, o ex-Manchester United conseguiu se firmar a ponto de segurar dois dos melhores e mais caros atacantes do planeta.

E o triunfo dos EUA se resumem só a boa atuação do goleiro? O fato de não sofrerem a virada da Espanha foi graças a Howard, mas a classificação para a final veio da boa e velha precisão que costuma acompanhar todas as grandes zebras. Ilustra isso o fato dos ianques terem chutado duas míseras bolas ao gol de Casillas: o chute de Altidore aceito pelo goleiro do Real Madrid, e o de Dempsey, após vacilo monumental de Sérgio Ramos, também do Madrid (e olha que são os únicos da fraca defesa madrilenha que eu defendi), os dois gols do 2x0 de hoje.

Ver a Fúria perdendo hoje com certeza trouxe alegrias para brasileiros, argentinos, italianos, alemães, holandeses... Todos os que sonham com o título da Copa do Mundo mas veem suas esperanças esbarrarem na força da Espanha. No entanto, todo cuidado com o assodamento é pouco, visto que a qualidade deles não foi pelo ralo junto com as apostas do mundo inteiro de ver uma final entre Espanha x Brasil.

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.