Final espontânea

01/07/2009 16:31

Senhoras e senhores, chegamos a última rodada do Clausura 2009. O bom futebol nos fez acompanhá-lo e a emoção nos traz até a um ponto jamais imaginado por ninguém no começo de tudo. Nem mesmo o mestre de todos os adivinhos se ousaria a dizer que Velez x Huracan, neste domingo no Jose Amalfitani, decidiriam o título de forma direta num campeonato de pontos corridos, desbancando os ex-favoritos Boca e San Lorenzo. Mais do que uma 'final', este jogo marca mais um capítulo do duelo eterno entre futebol bonito versus defesa impenetrável.

 

Tanto para os jovens jogadores quanto para os vividos torcedores do Huracan, a possibilidade da volta olímpica é algo magnífico e histórico, pois o 'Globo' não consegue um título nacional desde 1973, o único do clube na era profissional. Naqueles dias, o Campeonato Argentino ainda era chamado de Torneo Metropolitano, com duração de uma temporada inteira, em vez dos semestrais de hoje.

E o elenco daquele time também era diferenciado: contava com Alfio Basile, atual técnico do Boca; o artilheiro Miguel Angel Brindisi, outro dos bons técnicos argentinos na atualidade; Carlos Babington, presidente do clube desde 2007; e para comandar essa turma, ninguém menos que César Luis Menotti, campeão mundial com a Argentina cinco anos depois.

De volta para o presente, pensando no futuro troféu, o técnico Angel Cappa conta com o melhor ataque da competição. Não só pelos 35 gols marcados, mas pela plasticidade e beleza com que cada um deles foi feito. Bolatti e Toranzo no meio-campo com De Federico e Nieto na finalização foi a receita do sucesso com um futebol que encantou a todos. Porém, um outro meia se destacou ainda mais...

Javier "El Flaco" Pastore, cordobes de 20 anos. Um jovem artista com a bola colada aos pés. O artilheiro da equipe com 7 gols. Talvez o maior responsável pelo fato do Huracan ter conquistado a simpatia de todos os apaixonados por futebol. O nome a sustentar o favoritismo da equipe, apesar de só terem conquistado a liderança e a vantagem do empate na rodada passada. É com a força dele e dos outros que o Globo parte para sair da fila de espera para celebrar.

Mas pela frente terão dois adversários poderosos: o Velez e um Jose Amalfitani lotado, apesar do estado de emergência decretado pela prefeitura de Buenos Aires por conta da Gripe A. O 'Fortín' está invicto em seus domínios, pois sempre contou lá atrás com a firmeza do goleiro Montoya, dos zagueiros Sebá Dominguez (ex-Corinthians) e Otamendi (convocado para a seleção de Maradona), e dos laterais Cubero, Papa (outro convocado), Walter Ponce e Gaston Diaz, que ora jogavam atrás, ora no meio. Ao todo, foram apenas 13 gols sofridos.

No entanto, se engana quem pensa que o Velez Sarsfield não sabe mandar a bola para as redes. O time do bairro de Liniers também possuem sua jovem promessa, o 'Enano' Maxi Moralez, campeão mundial sub-20 em 2007. E na linha de frente, o uruguaio vice-artilheiro da competição com 11 gols, Hernan Rodrigo Lopez, fazendo dupla com o bom cabeceador Cristaldo. A equipe de Ricardo Gareca se defende bem, mas está longe de ser retranqueira.

Assim como o Huracan, o Fortin também encontra forças em sua história para desejar esta conquista no domingo. No próximo ano será o do centenário do clube, e existe maneira melhor de celebrar esta data querida do que disputando uma Copa Libertadores da América?

Competição aliás já vencida em 94, na inesquecível equipe do goleiro-artilheiro Chilavert, do genial armador Basualdo e do treinador Carlos Bianchi, que ainda detem a marca de maior goleador de todos os tempos vestindo a camisa Fortinera. Um elenco forte ao ponto de conseguir derrotar o poderoso Milan na final do Intercontinental de Clubes, título esse que se transformou na estrela dourada a brilhar sobre o escudo na camisa.

Mesmo que botem na balança todas estas vantagens dos dois esquadrões, seria impensável eleger um favorito. O melhor nesta situação seria dizer que ambas são as favoritas do fã de futebol por terem levado o Clausura 2009 a esse desfecho de cinema. Sem esquecer, claro, de agradecer o calendário por ter juntado Huracan e Velez Sarsfield no melhor momento possível.

Classificação

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.