Gripe suína + futebol = novela mexicana

09/05/2009 20:29

Além de vir assombrando o mundo recentemente, a gripe suína também acabou causando uma reviravolta no futebol sul-americano.

Toda a polêmica começou com a carta enviada à Conmebol pelo presidente do São Paulo F.C., Juvenal Juvêncio, pedindo a mudança de local do jogo entre o Tricolor e o Chivas Guadalajara, por conta do surto da gripe suína, cujo foco principal é no território mexicano. A Conmebol, então, decidiu que a vaga para as quartas-de-final envolvendo os dois times mexicanos (São Paulo x Chivas e Nacional-URU x San Luís) seria disputada em um jogo único, a ser disputado na casa dos adversários dos clubes mexicanos. Tal atitude acabou por deflagrar uma onda de indignação na Federação Mexicana de Futebol que havia avisado que, se tal medida fosse tomada, os clubes mexicanos sairiam da Libertadores. E foi o que aconteceu.

Como toda boa novela mexicana, a história não acaba por aí. Hoje de manhã, ao entrar na internet, vejo que muita água ainda irá rolar por debaixo da ponte. Em uma decisão no mínimo bombástica, a Federação Mexicana de Futebol anunciou que não participará mais de nenhum torneio de futebol na América do Sul.

Em primeiro lugar, eu nunca fui a favor de clubes mexicanos disputarem a Libertadores da América e a Copa Sul-Americana. Está no cerne de ambas as competições privilegiar clubes sul-americanos. Mas parece que alguém na Conmebol faltou algumas aulas de Geografia e incluiu o México, que fica na América Central, a vir disputar os torneios cá embaixo.

Mas aí vem algumas pessoas e dizem: mas você está sendo muito insensível com a situação! Os clubes mexicanos são mais competitivos, trarão mais emoção às competições aqui na América do Sul! Minha resposta para isso: balela. Sabe por que? Porque a Conmebol está muito bem acomodada com toda essa situação. Chama os mexicanos para virem disputar torneios aqui, ganha dinheiro com isso e esbraveja para o mundo todo que a Libertadores é igualmente grande em status e qualidade que a UEFA Champions League. E todos esquecem de um pequeno detalhe: caso algum clube mexicano ganhe a Libertadores, ele não vai disputar o Mundial! Quem iria, nesse caso, seria o vice-campeão! É uma falta de vergonha na cara e um desrespeito ao amante do bom futebol. E uma falta de respeito aos clubes mexicanos, que vem disputar o torneio como meros animadores de platéia.

Porém, minha maior pergunta é: por que a Concacaf, que organiza os torneios de futebol nas Américas Central e Norte, não pensou em usar este artifício da maior competitividade dos clubes mexicanos para trazer mais emoção para o torneio intercontinental deles? Aproveitariam que o futebol vem a cada ano crescendo nos Estados Unidos e ganhando o status que o basquete e o futebol americano já possuem. Aproveitariam que os clubes da América Central sempre pintam como zebras e adoram pregar peças nos times norte-americanos.

O que vemos aqui, caro leitor, é uma completa falta de qualidade na administração das Confederações de Futebol na América. E uma dupla falta de seriedade. Por parte da Conmebol, por faltar com o respeito aos clubes mexicanos, que na minha opinião nunca deveriam ter aceito o convite de disputar torneios na América do Sul. E uma falta de competência da Concacaf, por perder essa grande oportunidade de ganhar um status nunca antes visto em torneios realizados por ela.

Resta agora saber como terminará a novela entre México e Conmebol. Aguarde os próximos capítulos.

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.