Jogão no Mineirão

10/05/2009 22:09

O jogo entre Cruzeiro e Flamengo já demonstrou qual será a expectativa para essa edição do Brasileirão: serão sete meses de um campeonato disputadíssimo e cheio de emoção para o torcedor brasileiro. Em um ótimo jogo, com direito a expulsão e dois pênaltis, a Raposa venceu o rubro-negro por 2x0 e começa a semana bem. Já para a torcida flamenguista, a semana começa apreensiva, tendo em vista que o Flamengo pela ninguém mais ninguém menos que o Internacional, pelas quartas-de-final da Copa do Brasil.

Desde o começo do jogo, o estilo de jogar bem ofensivo das duas equipes mostrava que o jogo iria pegar fogo. Muitas jogadas de ataques de ambos os lados, porém com o Cruzeiro dominando o meio-campo, deixando ao Flamengo apenas as jogadas de contra-ataque.

Porém, aos 14 minutos do 1º tempo, o lance que mudou a cara do jogo. Ibson cobra escanteio, a bola chega à cabeça de Emerson, que finaliza para o gol do Cruzeiro. A bola ainda estava no ar quando o lateral cruzeirense Jancarlos, ao tentar rebatê-la para fora da área, acaba batendo com o braço na pelota. Pênalti, com direito à expulsão de Jancarlos (que na minha opinião, foi exacerbada). O jogo poderia ficar muito ruim para o time celeste. Poderia, pois Juan cobrou mal o pênalti e Fabio evitou o primeiro gol rubro-negro.

Após o pênalti, os papéis se inverteram no Mineirão. O Flamengo, com um homem a mais, começou a dominar o jogo, aumentou o tempo de posse de bola e deixou o Cruzeiro apenas com os contra-ataques. Adilson Batista, por conta da expulsão de Jancarlos, teve que realizar sua primeira substituição: saiu o atacante Thiago Ribeiro e foi para campo o volante Fabricio.

E foi em uma jogada de contra-ataque que surgiu o primeiro gol cruzeirense. Wagner recebeu lançamento pela direita do ataque celeste e, ao entrar na área, foi derrubado por Juan. Pênalti bem convertido por Kleber, abrindo o placar a favor do Cruzeiro.

Kleber e Ramires: os dois personagens principais da partida entre Cruzeiro x Flamengo pela 1ª rodada do Brasileirão 2009

 

Após o gol, o Cruzeiro ficou mais tranquilo, enquanto o desespero tomou conta do time do Flamengo, que buscava incessantemente o gol de empate. O time celeste saia muito bem nos contra-ataques e tocava bem a bola, ao mesmo tempo em que conseguia conter o ímpeto do ataque rubro-negro.

O segundo tempo começou com a mesma tocada do primeiro. O Flamengo indo para cima do Cruzeiro, buscando o gol de empate, pois possuía a vantagem numérica em campo. Porém, o rubro-negro abusava dos erros de finalização, o que aumentava a emoção do jogo. Cuca, então, resolve substituir atacante por atacante, tirando Emerson e colocando Josiel, esperando que este resolvesse o jogo em favor do Flamengo.

Adilson Batista, então, resolve retrancar ainda mais a equipe celeste, tirando seu único atacante em campo, Kleber, e colocando o volante Elicarlos. Começa então um bombardeio do ataque rubro-negro em cima da defesa celeste. Cuca ainda tira o zagueiro Airton e coloca o meia Erick Flores, esperando furar a retranca cruzeirense.

Porém, Adilson Batista acertou em apostar nos contra-ataques. Foi em um deles que Ramires, que jogava como um dos homens mais avançados do Cruzeiro, ao lado de Marquinhos Paraná e de Athirson (que entrou no lugar de Wagner), recebeu um lançamento, driblou com categoria dois defensores do Flamengo e chutou rasteiro no canto de Bruno, sacramentando a vitória cruzeirense.

O Cruzeiro demonstrou, principalmente após a expulsão de Jancarlos, uma boa colocação em campo, sacrificando seu ataque em prol da defesa, que parou o ataque rubro-negro em vários lances. Já o Flamengo, que detinha a superioridade numérica desde os 14 minutos do 1º tempo, mostrou que precisa fazer durante a semana vários treinamentos de finalização, pois oportunidades não faltaram no jogo para tentar empatar e, quem sabe, virar o jogo.

É isso aí, caro leitor. O Campeonato Brasileiro 2009 começou a todo vapor. Serão 380 jogos de muita emoção e, espero eu, de muito bom futebol!

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.