O melhor estadual do Brasil

20/01/2009 17:03

21/01/2009. Palmeiras x Santo André. De um lado, o campeão da Série A1 de 2008. Do outro, o campeão da Série A2, do mesmo ano. Esse jogo marca o início de um dos melhores Campeonatos Paulistas que já foram realizados. Dono de uma hegemonia de 5 anos de títulos do Campeonato Brasileiro (Santos em 2004, Corinthians em 2005 e São Paulo em 2006, 2007 e 2008), o futebol paulista marca o início de uma de suas mais promissoras temporadas. São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras movimentaram o mercado do futebol no começo do ano e agora terão a chance de confirmar as expectativas de seus torcedores. Porém, para aqueles que pensam que os 4 grandes terão vida fácil nesse Paulistão, estão muito enganados. O interior vem aí com sede ao pote, loucos para tirar uma casquinha e, quem sabe, surpreender os deuses do futebol com a conquista do título.

O atual campeão paulista já começou 2009 com alguns problemas. O time base campeão paulista de 2008 foi desmantelado, o que deixou o torcedor alviverde preocupado. Com isso, não sobraram críticas ao técnico Vanderlei Luxemburgo, que teve de aguentar um protesto da maior torcida organizada do Palmeiras no dia da reapresentação do time. Junto à insatisfação da torcida, vieram as não tão promissoras contratações (Cleiton Xavier, Armero, Willians, Danilo), que deixaram uma dúvida no ar: será que esse atual time do Palmeiras fará jus ao anterior, que conseguiu um título para o Palmeiras depois de 9 anos no vazio e, de quebra, classificou o time para a pré-Libertadores? O que deixou o palmeirense mais assustado ainda foram os resultados nos jogos-treinos realizados em Atibaia, no interior paulista: derrotas de 3x0 para o Rio Claro e de 2x0 para o União São João de Araras. Seria um mal presságio para o Palestra?

Porém, como diz o ditado: depois da tempestade, vem a calmaria. Ontem, com a chegada de Keirrison, o Palmeiras poderá suprir a necessidade no ataque, que tanto o fez sofrer na pré-temporada, com Lenny e Max. O time de Luxemburgo também conta com a recuperação de Marquinhos para montar um ataque mais forte. O Palmeiras ainda corre atrás de nomes conhecidos aqui no Brasil, mas que atuam no exterior: Edmílson, zagueiro-volante campeão do mundo em 2002, que está no Villareal; o volante chileno Maldonado, ex-Santos e ex-São Paulo, que está no Galatasaray; e o atacante Fred, ex-Cruzeiro e que disputou a Copa do Mundo de 2006, atualmente no Lyon. Com esses jogadores e mais alguns reforços, o Palmeiras tem totais condições de montar uma equipe forte e competitiva para 2009.

Em tempo: o Palmeiras aposentou a camisa verde limão e voltará a usar a camisa branca como 2º uniforme. E, lembrando àqueles que não tinham sido informados, o Palmeiras trocou de patrocinador. Sai a italiana Fiat, entra a sul-coreana Samsung. A diretoria palmeirense se diz satisfeita com o negócio.

Time-base para 2009: Marcos; Gustavo, Danilo e Maurício Ramos; Wendel, Pierre, Diego Souza, Cleiton Xavier e Armero; Marquinhos (Willians) e Keirrison. Luxemburgo gosta de jogar com 3 zagueiros, então torcedor palmeirense, aposte nas subidas de Wendel pela direita e do colombiano Armero pela esquerda. O roubador de bolas Pierre será o 1º volante do time, com Diego Souza atuando como 2º volante e tendo mais liberdade para subir ao ataque. Na armação das jogadas, Cleiton Xavier poderá contar com o auxílio de Marquinhos ou Willians, que provavelmente jogarão um pouco mais atrás da área, como pontas. Na área, Keirrison, o artilheiro do Brasil em 2008, terá a responsabilidade de fazer os gols.

O Corinthians quer fazer bonito no ano de seu retorno à elite do futebol brasileiro. Campeão da Série B do Brasileirão, o time renovou com o técnico Mano Menezes, manteve sua base que também foi finalista da Copa do Brasil e trouxe alguns reforços. Porém, nada se compara à jogada de marketing chamada Ronaldo. Com o Fenômeno no elenco, o Corinthians atrairá a atenção de torcedores de todo o Brasil, ansiosos para ver o maior artilheiro de Copas do Mundo atuando novamente em gramados canarinhos. Com isso, aumenta a responsabilidade de Mano Menezes em responder à altura às expectativas de toda uma nação, mas, principalmente, da fanática torcida corinthiana.

Com a manutenção da base campeã da Série B, Mano agora tem uma gama de opções para mesclar o time já entrosado com os novos reforços: Túlio, Jorge Henrique, Jean, Escudero, Souza e Ronaldo. O técnico alvinegro também não precisará se preocupar com o preparo físico de seus atletas: o Corinthians foi o primeiro dos 4 grandes a se reapresentar e está há duas semanas concentrado em Itu, no interior paulista.

No primeiro jogo do ano, o Timão deu uma mostra à sua torcida da atual capacidade técnica de sua equipe: fez 5x1 no Estudiantes, da Argentina, finalista da Sul-Americana 2008, e fez crescer a esperança do torcedor alvinegro pelo título regional que não vem desde 2003.

Em tempo: o Corinthians ainda permanece sem patrocinador. Desde que rompeu com a Medial Saúde, o Timão corre atrás de alguma empresa para estampar a marca em seus uniformes. A Caixa Econômica Federal era uma das especuladas, mas não passavam de boatos.

Time-base para 2009: Felipe; Alessandro, William, Chicão e André Santos; Túlio, Christian, Elias (Morais) e Douglas; Jorge Henrique (Dentinho) e Souza (Ronaldo). A defesa do Corinthians permanece a mesma do ano passado, com o intocáveis William e Chicão na zaga, e o laterais Alessandro e André Santos subindo bastante pelas alas do campo. Com a saída de Carlos Alberto, que foi para o Atlético-MG, Túlio ganha a vaga de titular como 1º volante, ao lado de Christian. Elias atua como 2º homem de meio-campo, auxiliando Douglas na armação das jogadas. No ataque mora a grande dúvida de Mano Menezes. Quando Dentinho retornar da seleção brasileira sub-20 e Ronaldo entrar(?) novamente em forma, o técnico corinthiano terá quatro bons nomes para ocupar as duas vagas no ataque. Resta saber qual será a opção do treinador no decorrer do ano.

Atual campeão brasileiro, o São Paulo disputa o Paulistão seguindo o ditado: um olho no peixe, outro no gato. Mais preocupado com a disputa da Libertadores, o tricolor já avisou que o título regional não será a prioridade nesse primeiro semestre. Porém, caso Muricy resolva mudar de idéia e buscar o título paulista, os adversários que se cuidem: o tricolor paulista vem a 4 anos seguidos ganhando títulos e, com o time reforçado, será difícil alguém parar o tricolor do Morumbi.

O São Paulo começou o ano acanhado, apenas tentando manter a base campeã brasileira de 2008. Porém, num piscar de olhos, apresentou seis reforços, sendo 3 vindos de seu carrasco no ano passado, o Fluminense. De lá vieram Washington, Arouca e Junior Cesar. Os demais contratados são Eduardo Costa, Wagner Diniz e Renato Silva.

Torcedor são-paulino, pode ir se preparando, pois o time esse ano vem com tudo. Muricy Ramalho tem à sua disposição praticamente dois times completos, com jogadores de alto nível técnico, de alta versatilidade tática, do jeito que ele gosta. O tricolor irá surpreender seus adversários com mudanças táticas durante os jogos, com um alto rodízio de jogadores, o que dificultará a marcação das equipes adversárias. Atualmente, o São Paulo, junto com o Internacional, possui um dos melhores elencos do futebol brasileiro.

Em tempo: com a não-confirmação da transferência de Kaká para o Manchester City, o São Paulo deixará de arrecadar para seus cofres R$ 16 milhões, que seriam pagos ao clube por ter sido o formador do brasileiro.

Time-base para 2009: Rogério Ceni; André Dias, Miranda e Renato Silva (Rodrigo); Wagner Diniz (Joílson), Jean (Eduardo Costa), Hernanes, Hugo (Arouca) e Jorge Wagner (Junior Cesar); Borges (Dagoberto) e Washington. Muricy deverá optar pela escalação com 3 zagueiros para já entrosar o time para a disputa da Libertadores. No meio de campo, Muricy tem uma gama de opções para montá-lo do jeito que ele gosta. Com vários jogadores polivalentes no elenco, o meio do São Paulo deverá sofrer mudanças constantes, porém ser perder o nível técnico. Pela direita, a aposta é Wagner Diniz, que sabe subir bem ao ataque. Como primeiro volante, Jean deverá jogar nos jogos mais tranquilos, deixando a vaga para Eduardo Costa nos jogos mais truncados. Hernanes atuará como segundo volante, porém poderá ser o meia de ligação, sacando Hugo de sua posição e deixando Arouca em seu lugar. Pela ala esquerda, Jorge Wagner agora conta com a concorrência de Junior Cesar. No ataque, Washington fará o papel de centroavante, fazendo com que Borges ou Dagoberto joguem um pouco mais recuados.

Bi-campeão paulista em 2006 e 2007, o Santos chega em 2009 disposto a apagar a péssima imagem que deixou no ano passado. Desempenhos pífios no Paulista e no Brasileirão, eliminado nas quartas-de-finais na Libertadores, três treinadores ao longo do ano. Coisas que nenhum outro santista quer mais ver. Com a manutenção de Márcio Fernandes como treinador e com a chegada de dez reforços, o Santos junta os cacos e tenta montar um time vencedor novamente.

Para a zaga, chegaram Paulo Henrique e Astorga. Para a lateral-direita, Luizinho. Na ala esquerda, sai Kléber, que, apesar das sucessivas convocações para a Seleção Brasileira, não vinha jogando um bom futebol há um bom tempo, e chegam dois nomes: Triguinho e Léo, o motorzinho do time bi-campeão brasileiro de 2002 e 2004. Para o meio de campo vem Germano, Madson, Lucio Flávio e Bolaños, a melhor contratação santista do ano. Para o ataque, Roni vem para ser o companheiro de ataque de Kléber Pereira.

Com essas novas peças, o Santos parece estar com as esperanças renovadas e confiante de que esse ano possa ser muito melhor do que o passado recente. A principal meta de Fernandes no comando do Peixe é acabar com a fama de caseiro do clube da Vila Belmiro, que no ano passado venceu apenas 2 dos 19 jogos que disputou como visitante no Brasileirão. Outro ponto importante, contudo, não cabe à Márcio Fernandes de resolvê-lo. A média de público do Santos no Brasileirão foi a segunda pior de todos os clubes, ficando apenas à frente da do rebaixado Ipatinga. Com isso, a diretoria já tratou de avisar que o Santos irá mandar mais jogos na capital, dando chance assim ao torcedor paulistano do Santos de acompanhar o time do coração mais perto de casa.

Time-base para 2009: Fábio Costa; Luizinho, Domingos, Adaílton e Léo; Roberto Brum (Germano), Rodrigo Souto, Madson e Lúcio Flávio; Bolaños (Roni) e Kléber Pereira. Esse foi o time que fez 2x0 na Portuguesa Santista no domingo passado. Porém, como torcedor santista, não é o meu preferido. A defesa seria mantida, apenas tomaria cuidado com os zagueiros, que ainda deixam uma pulga atrás da orelha de quem vê os jogos do Santos. No meio de campo, Roberto Brum ou Germano como primeiro volante, Rodrigo Souto como segundo, igual ao time de Fernandes. O que mudaria seria do meio ofensivo para a frente. Uma linha de 3: Madson solto pela esquerda, Lúcio Flávio centralizado e Bolaños pela direita, com o Kléber Pereira fixo na área. Dessa forma, o time seria mais ofensivo e teria mais opções de ataque do que apenas lançar a bola para o Kléber Pereira e seja o que Deus quiser.

Interior

Os tradicionais clubes do interior paulista apostam no Paulistão 2009 como uma boa chance de mostrar seus talentos e tentar tirar proveito disso. Prova disso é a quantidade de contratações, algumas delas renomadas, que os interioranos fizeram e que, agora, querem mais do que nunca tirar uma casquinha dos 4 grandes.

Santo André, Mogi Mirim, Mirassol, Ituano, Marília, São Caetano, Paulista, Nororeste, Oeste, Ponte Preta, Guarani, Portuguesa, Barueri, Botafogo-SP, Bragantino e Guaratinguetá. Dezesseis clubes e um sonho: chegar às semifinais do mais disputado campeonato regional brasileiro. Vários jogadores renomados (e rodados) do nosso futebol disputarão o Paulistão por essas equipes. Casos de Marcelinho Carioca (Santo André), Basílio (Barueri), Giovanni (Mogi Mirim), Tuta (São Caetano), Finazzi (Mirassol), Amoroso (Guarani), Christian (Portuguesa), Sérgio Manoel (Bragantino), dentre tantos outros. É bom os grandes se prepararem pois, como aconteceu ano passado, quando Guaratinguetá e Ponte Preta chegaram às semifinais, não seria surpresa se algum desses clubes aprontasse alguma para cima deles.

Bom, para o primeiro post de 2009, fico por aqui. Olho no Paulistão e um ótimo ano para todos nós!

Comentários

Voltar