Os Gigantes querem acordar

13/01/2009 20:25

Dois donos de 9 taças Libertadores da América não passaram de "Sparrings" no último Apertura. O Independiente terminou em 18°, enquanto o River amargou a lanterna, pior posição de sua história. Mas 2009 chegou com a promessa (e a obrigação) de que esses dois grandes possam se reerguer e ocupar seu lugar de merecido destaque no futebol local. E tudo isso começa com o Pentagonal de Verano 2009.

Para o Independiente, o jogo de hoje não é sua estréia no ano. Começaram com uma expressiva goleada, 4x0 sobre o Racing. Ótima primeira impressão deixada pelos rojos, que contam com dois experientes reforços para voltar a sonhar com títulos, há muito não conquistados. (O último foi o Clausura em 2002).

Krupoviesa, lateral de 29 anos, ex-Boca. E o último capitão do River Plate, Eduardo Tuzzio, zagueiro de 34 anos. Ambos foram cedidos por empréstimo.

Verdade que a necessidade maior do time do técnico Santoro não é o setor defensivo. Os reforços no ataque ainda precisam ser priorizados, já que o time marcou apenas 15 gols nos 19 jogos do Apertura 2008. Mas Tuzzio e Krupoviesa têm qualidade, e não estavam nos planos da dupla Boca-River pra 2009. De modo que se tornam boas apostas.

Reformulação é a palavra no River Plate, e sua maior novidade estará no banco de reservas. Nestor "Pipo" Gorosito estréia hoje como novo técnico millonario. Como pontos positivos em seu currículo as passagens pelo Nueva Chicago, San Lorenzo e Argentinos Juniors, seu último clube, aonde conseguiu chegar até as semi-finais da Copa Sulamericana. É uma aposta interessante, embora não seja de grande expressão.

Quanto a mudanças no plantel, a grande contratação que vem sendo especulada é a do "Ogro" Fabbiani, bom atacante do Newell's Old Boys. Ele demonstra interesse claro em jogar pelo time de Nuñez, e deve ser questão de tempo pra que a novela dele termine. Também se fala muito no uruguaio Scotti e até mesmo no colorado Pablo "Cholo" Guiñazu, que também interessa ao Boca.

Em tempos de crise, são mudanças de certa qualidade com a sabedoria de não gastar muito. E apesar da decepcionante lanterna do semestre passado, o elenco atual tem bons jogadores. A troca de técnico pode ser mesmo o grande remédio na esperança de dias melhores em Nuñez.

Esperemos então pelos jogos de verão. Costumam dizer muito sobre como serão as temporadas dos cinco maiores do futebol argentino. Ao menos no primeiro semestre, já que os atuais campeões do River e vice-campeões do Independiente no Apertura... O resto já se sabe...

____________________________________________________________________________________________________________________________

Em tempo: Independiente 1x1 River Plate

Um jogo sem grandes emoções, com muita cautela e desentrosamento dos dois lados.

Do lado rojo destaco a boa atuação de Gandin, quando nao tentava cavar faltas...

E no segundo tempo o Gorosito mexeu bem, fez o time melhorar, mas nao o suficiente pra empolgar ou mesmo vencer.

Comentários

Voltar