Pena que não eram as Eliminatorias...

20/11/2008 21:15

Minha primeira experiência profissional só poderia ser melhor se esse jogo fosse válido por alguma competição. Mas foi um amistoso de luxo, 6x2 com direito a grande festa (meio exagerada) pra reestréia, e no final teve até "Fica, Dunga".

O jogo prometia um resultado diferente no começo. A pressão era portuguesa, com belas jogadas do atacante Danny (Zenit-RUS). Um jovem rápido e hablidoso, que mesmo não tendo presença de área, fez um golaço de letra pra reinaugurar o Bezerrão. O gol jogou a torcida contra o técnico, e poderia ser o inicio de uma tragédia brasileira. Poderia...

Quando perguntei ao técnico Carlos Queiroz, de Portugal, sobre o que poderia ter sido determinante pra essa goleada e o que ele levaria de lição para o futuro português, ele respondeu que o vacilo esteve na postura do time, e que pros proximos jogos a lição que fica é de como segurar melhor uma vantagem como essa contra um time mais forte.

De fato os patricios foram ingenuos depois do gol. Se lançaram ao ataque pra buscar o segundo e pouco se preocuparam com a marcação. Foi a deixa pra Robinho e Luis Fabiano brilharem. A virada que conquistaram ainda na primeira etapa atordoou os adversários, de modo que no segundo tempo foram presas fáceis para um show do Brasil. O time de Dunga venceu por ter aquilo que todo craque brasileiro precisa para brilhar: liberdade.

O suposto duelo entre Kaká e C.Ronaldo nunca aconteceu. O 22 do Milan até se esforçou, fez alguns bons lances, correu bastante. Mas nada que chegue perto da sua real capacidade. Já Ronaldo nem mesmo se movimentou bem. Andava em campo, só dava toques pro lado, e nas poucas jogadas de habilidade que tentou, fracassou. Nada que diminua suas chances quanto ao prêmio da FIFA, mas quem pagou até 300 reais pra ver o melhor do mundo se decepcionou feio.

Pras duas seleções, daqui pra frente...

O Brasil pode respirar tranquilo com essa vitória com uma pressão menor por parte de torcida e imprensa. Mas esse resultado não pode ser enganoso. Foi fácil pela falta de resistência portuguesa. E que as atuações do Fabigol e do Marcelo definam melhor o time titular.

Portugal precisa repensar sua atitude em campo. Além da ingenuidade já citada, precisam também se esforçar o jogo inteiro, independente do resultado ser negativo. Descontos pela goleada por ser um amistoso do Arrudão, mas a torcida portuguesa não perdoara outro jogo assim.

E quanto a meu testemunho pessoal como debutante no trabalho repito o que disse no começo, só seria melhor se fosse numa Copa do Mundo ou algo similiar. Não entendi muitas coisas, tais como o momento popstar de Galvão Bueno e Muller, mas me orgulho por não ter sido tiete.

Enfim, que venha o próximo jogo! Nada mal se for da albiceleste...

 

Comentários

Voltar