Recuperação pela metade

06/06/2009 21:14

O 6x1 de La Paz pôs em xeque a classificação argentina para a Copa do Mundo 2010. Jogos difíceis pela frente, alguns deles longe de Nuñez. Para fazer o respeito à seleção albiceleste voltar era imprescindível vencer bem a Colômbia hoje. A vitória veio. Os 3 pontos somados à vitória brasileira sobre o Uruguai ajudam bastante, mas só isso é digno de comemoração.

Maradona voltou a usar sua tática de defender com três zagueiros, assim como fez com a Venezuela, na intenção de testar um esquema que foi pouco incomodado da última vez. Pelo fato de ter insistido em dois cabeças-de-área, engessou a criação das jogadas. E graças ao buraco na direita e às subidas sem volta de Jonas Gutierrez, el Diez "conseguiu" ver seus defensores em ação, apesar dos méritos pelo gol não ter saído nos minutos iniciais são mais justos para Andujar.

Já no primeiro minuto, o goleiro pincha mandou um centro de Falcão Garcia para escanteio. Pouco depois, eram Zuñiga e Marin a incomodar pelas laterais. Rentería também teve seu momento numa falha de Cata Diaz, mas em todas sempre esteve por la Andujar para salvar o dia.

Era como se os protagonistas tivessem trocado as camisas, pois o tão elogiado trio ofensivo quase não incomodava o goleiro Espina. Messi tinha ousadia e partia pra cima assim como Tevez, e Aguero era o melhor dos três na partida até sair lesionado para a entrada de Milito. O grande problema é que eles não se achavam no castigado campo do Monumental de Nuñez.

Na etapa final, Dieguito consertou a falha defensiva do time ao colocar Zanetti no lugar de Gago. Era a formação ideal em teoria. Porém a prática terminou por continuar a decepção, que só não foi maior pois num escanteio, Cata Diaz recebeu livre na área e fez seu pé direito castigar Espina. 1x0, placar definitivo e pouco ameaçado. Só o cruzamento de Rentería quase alcançado por Falcão, um tiro livre de Messi no travessão e uma jogada individual de Mascherano merecem destaque por arrancar suspiros dos hinchas argentinos e colombianos.

Instintivamente, miramos no técnico maluco e pouco experiente para culpar pelo fraco desempenho. Mas serei eu o primeiro a defender Maradona hoje.

Ele fez as alterações necessárias para trancar o jogo dos "cafeteros". Apostou certo ao confiar a armação de jogadas à Brujita Veron, que curte um bom momento no Estudiantes de La Plata. E no final ainda sufocou qualquer lampejo de esperança colombiana ao colocar Burdisso no lugar do Apache Tevez para criar uma linha com quatro homens atrás. Tudo do jeitinho que tinha que ser.

Então como deu errado? Pergunte aos dez homens de linha mais os três que entraram ao longo da partida. Nenhum deles sequer chegou a passar perto do nível de futebol que sabem apresentar.

Para o jogo em Quito será muito necessário sim que Maradona ponha em prática as lições que aprendeu de La Paz. No entanto, nem mesmo o melhor técnico com a melhor tática do mundo pode vencer se não contar com o talento aplicado ao máximo de seus guerreiros no gramado.

Em Tempo: Bolívia 0x1 Venezuela. Foi num momento distinto, com dificuldades distintas, é verdade. Mas é, no minimo, constrangedor para qualquer argentino ver este resultado...

Voltar

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.