Surpresa no Mundial de Clubes FIFA?

03/10/2008 20:23

Manchester United. Liga Deportiva Universitaria (LDU). Um europeu contra um sul-americano. Assim tem sido a disputa pelo título de “melhor equipe de futebol do mundo” durante muitos anos. Em 2005, a FIFA resolveu fazer parte da organização da Copa Intercontinental “Toyotão”, mudou seu nome para “Mundial de Clubes FIFA” e acrescentou clubes campeões das outras federações que não participavam (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe, Confederação Asiática de Futebol, Confederação Africana de Futebol e Confederação de Futebol da Oceania), que, até hoje, só serviram de jogo-treino e figuração no torneio até então sempre disputado no Japão. O fato é que o futebol está se consolidando como um negócio rentável em todo o mundo, inclusive em lugares onde nunca foi popular. Negócio que está se tornando popular em uma ex-república soviética, o Uzbequistão, (que possui tanta tradição no futebol quanto o Brasil tem na luta greco-romana) país sede de uma equipe que está dando o que falar no mundo futebolístico: o Bunyodkor.

 

 

 

 

O Bunyodkor foi fundado em julho de 2005 por empresários ligados ao mundo petrolífero em Tashkent, capital do Uzbequistão. Inicialmente conhecido como PFC Kuruvchi, a equipe da ex-república soviética tem uma trajetória parecidíssima com a de clubes brasileiros como o Brasiliense e o São Caetano que, em pouco tempo, pularam de divisões inferiores para a elite do futebol brasileiro (roubos de Luiz Estevão à parte). Em julho de 2008, o clube “apareceu” pela primeira vez nos noticiários internacionais ao fazer uma proposta de R$ 101 milhões pelo camaronês Samuel Eto'o, do Barcelona. O atacante, entretanto, preferiu continua na Espanha recusando a proposta milionária por um ano de contrato. O clube não parou por aí, foi quando duas grandes oportunidades para melhorar e promover o time surgiram. Rivaldo, melhor jogador do mundo em 1999, estava sem clube. Não deu outra, milhões de dinheiros petrolíferos a menos e o veterano Rivaldo foi contratado pela equipe uzbeque. Arthur Antunes Coimbra, o Zico, estava sem clube desde que saiu do turco Fenerbahçe, até que surgiu uma proposta irrecusável do Bunyodkor. Xeque-mate, Zico também foi contratado.

 

 

 

 

 

 

    A questão é que não se trata apenas de mais outro time de um país estranho contratando brasileiro a rodo. É um pouco mais que isso. O Bunyodkor disputa a liga dos campeões da Ásia, torneio que da direito ao vencedor a participação no mundial de clubes FIFA. O próximo adversário da equipe é o australiano Adelaide, pelas semifinais do torneio asiático (a Austrália faz parte da federação asiática). O técnico Zico, confiante com a força do elenco comandado por ele, já fala em título mundial. Para ele, a equipe tem totais condições de vencer o torneio asiático e uma vez estando no mundial, o talento individual de Rivaldo pode fazer a diferença para a equipe que quem sabe, pode surpreender os europeus e os sul-americanos. O time que ainda conta com os ex-vascaínos Villanueva e Luizão, está muito confiante e promete fazer uma bela campanha. Rivaldo sobre em campo. Eu duvidaria de um título mundial para os uzbeques, mas não duvido de uma boa atuação dessa nova equipe. É esperar pra ver, caros leitores.

 

Comentários

Voltar