Valor-notícia

08/07/2009 18:22

Ronaldo foi ao programa Bem, Amigos, do SPORTV, comandado por Galvão Bueno. Lá, fez uma provocaçãozinha ao Flamengo, falando que o clube rubro-negro não tem a maior torcida do país, e comentou sobre uma suposta “mãozinha” que o presidente Lula estaria dando ao Corinthians na construção do CT do clube, indicando alguns empreiteiros de seu conhecimento. Qualquer jornal já saberia na hora qual das duas declarações estampar como manchete. O Lance, porém, não é qualquer jornal.

Olho no Lancê

Em letras garrafais, as palavras do Fenômeno sobre o número de seguidores do Urubu foram destaque no site do maior diário esportivo do país durante todo o dia de ontem, terça-feira, 7 de julho. Quando não elas, as réplicas de Cuca, Kléber Leite e quem mais sentisse a necessidade de rodar a baiana. É claro que Ronaldo não pretendia anunciar a descoberta de Atlântida quando falou o que falou. É preciso todo um estudo para definir com precisão essas coisas, e o centroavante manifestou sua opinião apenas.

Por outro lado, sua declaração a respeito da camaradagem do presidente da República para com o clube do Parque São Jorge é de suma importância. Isso deve ser investigado e trazido às claras o quanto antes. É inadmissível que o mais alto mandatário da nação dê privilégios a uma equipe de futebol. Também pesa a questão política. Lula busca apoio para sua cria Dilma Roussef nas eleições do ano que vem, e estar nas boas graças da fiel torcida não pode ser negativo.

"Aqui é Curínfia, meu"

A escolha do Lance pela “desnotícia”, pela manchete vazia, não só é pobre do ponto de vista jornalístico (até eu sei disso) como também é irresponsável. Cito aqui, verbatim, a missão do jornal, enunciada no alto da página 2 de todas as edições: “Ser a referência em conteúdo esportivo no País oferecendo um jornalismo de qualidade e independente, em defesa dos interesses do torcedor e do desenvolvimento do esporte nacional”. O esporte nacional beneficia-se infinitamente mais quando a imprensa cobra explicações sobre uma suposta promiscuidade entre o poder público e uma agremiação privada do que quando essa mesma imprensa joga pra torcida e faz oba-oba com picuinhas regionalísticas.

Estou lendo o livro de Maurício Stycer (na verdade, uma tese de doutorado) que conta a história do Lance, assim como já li o estudo de caso que Paulo Vinícius Coelho, o PVC3PO, fez da trajetória do jornal. Percebo que o Lance precisa desse apelo mais popularesco para sobreviver. Sustentar um diário esportivo no Brasil é muito mais complexo e difícil do que se imagina. O torcedor brasileiro, em geral, não gosta de futebol, gosta é do seu time. Entendo isso. Mas só porque eu entendo não quer dizer que desculpo ou relevo esse tipo de atitude do Lance, que é recorrente. O porta-bandeira da imprensa esportiva nacional não pode se reduzir a isso.

E este é o mestre-sala!

Voltar

Comentários

Data 16/08/2009

De Alsan Matos

Assunto BOÇALIDADE

Responder

Descobri o blog de vcs, hoje, 15/08/2009, graças a uma forcinha do Lédio no globo.com. Como havia razoavelmente gostado do texto sobre o início da Premier League, decidi visitá-los na intenção de encontrar jornalismo independente e comprometido com a verdade.

Mas logo de cara duas coisas me intrigaram. O fato dos links de notícias de vcs ser do globo.com, e o fato que ninguém comenta seus posts. No entanto, dei um crédito, pensando: "ora, são garotos novos, estão começando, não tem muita divulgação e não devem ter tempo pra fazer seu próprio bloco de notícias". Lêdo engano.

Abri um monte de posts de vcs, do último mês. Este foi o primeiro que li. E será o último. Sabem porquê?

Não quero dar moral pra "putas". Pra ficar repercutindo a retórica anti-Lula da Globo e afins, era melhor nem ter blog. Bastava fazer como eu faço: vão ao globo.com e dêem comentários aos "colonistas" de lá. Economizaria seu tempo e o aluguel do domínio.

Vcs são patéticos. Usam de um argumento lógico compreensível, pra tentar ludibriar-nos contra o único jornalismo esportivo razoavelmente idôneo que temos no Brasil. E ainda compara o Lance! aos outros, como se a maioria dos jornalões brasileiros fossem perfeitos? Que audácia. Quanta estupidez. Vcs acham que estão lidando com tapados, é? O povo é mais esclarecido que parece, viu?

Vcs acham mesmo que puxando saco assim, vão conseguir emprego na Globo, suas bestas? E mesmo que o milagre divino de serem globais ocorra, do que adianta se serão obrigados a fazer mau joranalismo, alinhado ao interesse daqueles que saqueiam a nação há séculos?

O pior foi a ofensa gratuita ao grande PVC, um dos maiores estudiosos de futebol, e genial comentarista. Além de tudo, ofensa inútil, pois o "PVC3PO" ignora solenemente a existência de "cyber-antros" como esse daqui.

Ele, eu e muitos outros preferimos a Trivela.com, por exemplo. Papo de botequim raso, já me basta o do meu sogro. Faço parte da minoria que gosta de futebol e odeia ser tratado como trouxa. Busquei conteúdo aqui, e encontrei agressões à minha inteligência. Por isso, desejo-lhes que vão todos ao inferno.

E tenho dito. Passar bem (será que conseguem?)

Data 16/08/2009

De Alsan Matos

Assunto BOÇALIDADE

Responder

Descobri o blog de vcs, hoje, 15/08/2009, graças a uma forcinha do Lédio no globo.com. Como havia razoavelmente do texto sobre o início da Premier League, decidi visitá-los na intenção de encontrar jornalismo independente e comprometido com a verdade.

Mas logo de cara duas coisas me intrigaram. O fato dos links de notícias de vcs ser do globo.com, e o fato que ninguém comenta seus posts. No entanto, dei um crédito, pensando: "ora, são garotos novos, estão começando, não tem muita divulgação e não devem ter tempo pra fazer seu próprio bloco de notícias". Lêdo engano.

Abri um monte de posts de vcs, do último mês. Este foi o primeiro que li. E será o último. Sabem porquê?

Não quero dar moral pra "putas". Pra ficar repercutindo a retórica anti-Lula da Globo e afins, era melhor nem ter blog. Bastava fazer como eu faço: vão ao globo.com e dêem comentários de apoio aos "colonistas" de lá. Economizaria tempo e aluguel do domínio.

Vcs são patéticos. Usam de um argumento lógico compreensível, pra bater no único jornalismo esportivo razoavelmente idôneo que temos no Brasil. E ainda compara o Lance! aos outros, como se a maioria dos jornalões brasileiros fossem perfeitos? Que audácia. Quanta estupidez. Vcs acham que estão lidando com tapados, é? O povo é mais esclarecido que parece, viu?

Vcs acham mesmo que puxando saco assim, vão conseguir emprego na Globo, suas bestas? E mesmo que o milagre divino de serem globais ocorra, do que adianta se serão obrigados a fazer amu joranalismo, alinhado ao interesse daqueles que saqueiam a nação há séculos?

E o pior foi a ofensa gratuita ao grande PVC, um dos maiores estudiosos de futebol, e genial comentarista. Além de tudo inútil, pois o "PVC3PO" ignora solenemente a exsitência de "cyber-antros" como esse daqui.

Ele, eu e muitos outros preferimos a Trivela.com, por exemplo. Papo de botequim raso já me basta o do meu sogro. Eu sou da minoria que gosta de futebol. E odeia ser tratado como trouxa. Busquei conteúdo aqui, e encontrei agressões à minha inteligência.

E tenho dito. Passar bem (será que conseguem?)