Vingança adiada

18/06/2009 16:52

Era esperado o equilíbrio no primeiro confronto da final desta Copa do Brasil pela força que apresentaram Corinthians e Internacional durante o campeonato. Mas o time de Mano Menezes fez a lição de casa com direito a toque ‘fenomenal’ de Ronaldo. Venceu por 2x0 no Pacaembu, e pode até perder por um gol de diferença na partida de volta, no estádio Beira-Rio, que mesmo assim sairá campeão neste ano de 2009.

Esta é a primeira vez que alvinegros e colorados disputam um título desde a polêmica do Brasileirão 2005. Na ocasião, os dois clubes jogaram no mesmo Pacaembu pela antepenúltima rodada, sendo que o empate cairia melhor para os donos da casa. Tudo terminou 1x1, mas os gaúchos ficaram na bronca pelo pênalti de Fábio Costa em Tinga não marcado pelo ex-árbitro Márcio Rezende de Freitas. Era o dia para a revanche.

Quem iniciou melhor o confronto de 180 minutos foi o Corinthians. Logo no primeiro lance, Lauro sai mal na tentativa de interceptar um cruzamento. Chicão ficou com o gostinho de gol na boca quando cabeceou para a meta, mas Álvaro estava lá para tirar a bola perto da linha fatal e salvar a pátria colorada.

Na jogada seguinte, um quase ‘replay’ da confusão de 2005. Alecsandro cai na área após o carrinho de Alessandro. O árbitro paranaense da Fifa, Heber Roberto Lopes, entendeu que o lateral-direito alvinegro acertou a bola e mandou o jogo correr.

Era um começo a mil por hora, mas logo a partida tomou a forma esperada pela crítica. O Corinthians, tentando fazer valer o mando de campo, se lançava ao ataque para não sofrer no jogo da volta. O Internacional apostava no oposto: se defender para buscar o resultado ao lado da torcida, no estádio Beira-Rio.

E Ronaldo? Aos 22 minutos, já era hora do craque aparecer. E ele o fez após cruzamento de Dentinho pela direita. Chutou da pequena área, e só não fez a torcida corintiana soltar o grito de gol da garganta porque Lauro defendeu a queima-roupa num belo desempenho. Pouco depois, resposta do Internacional. Marcelo Cordeiro tabela com Magrão e cruza da linha de fundo. William manda o perigo para escanteio, antes que Alecsandro emendasse rumo às redes.

As duas equipes tinham seus desfalques, mas era nítido que quem sentia mais o estrago eram os colorados. Nilmar e Kleber na seleção, D’Alessandro machucado e Bolívar suspenso fizeram o futebol vistoso do Inter perder um pouco de sua força. André Santos, também na seleção, também era importante, mas Marcelo Oliveira o substituiu bem. Tão bem que participou da jogada do gol.

O lateral-esquerdo recebeu de Jorge Henrique após boa jogada de velocidade do ex-Botafogo e cruzou. O próprio atacante recebeu na grande área finalizando de primeira, sem defesa para Lauro. Um gol que serviu de prêmio para a valentia dos anfitriões desta final, mas serviu de estopim para uma tentativa de reação colorada.

Taison era o responsável pelas principais jogadas do Internacional, apesar da ausência de seu companheiro de ataque, Nilmar. Aos 36, o garoto buscou jogo pela esquerda e sofreu falta de Chicão. Na cobrança, Andrézinho mandou para a área e o ex-corintiano Magrão quase marca de cabeça. Por não conseguir o gol, os gaúchos tiveram que suportar os gritos da torcida que lotou o Pacaembu no fim da primeira etapa.

Essa ida aos vestiários esfriou a busca pelo empate dos visitantes. Prato cheio para o artilheiro Ronaldo matar seu jejum de gols, que durava desde a partida contra o Atlético-PR, nas quartas-de-final da Copa do Brasil. Ele arrancou para buscar o passe de Elias, cortou o zagueiro Índio e fuzilou de perna esquerda. 2x0 Corinthians, para delírio dos torcedores.

Naquele momento se encerraram as alternativas do time comandado por Tite. Ou partia em busca do gol para diminuir este enorme prejuízo, ou teria que aceitar a dura missão de buscar a volta olímpica em Porto Alegre sem ter marcado gols fora de casa. Foi a vez de Felipe brilhar, justo o único em campo a usar uma camisa azul, cor odiada pelos torcedores do Inter.

Quando o cronômetro de Heber Roberto Lopes marcava 16 minutos desta etapa final, Andrezinho tinha uma falta a cobrar de perigo semelhante a que o consagrou contra o Flamengo, nas quartas-de-final. Felipe foi o encarregado de impedir a repetição dessa glória colorada. Mandou para escanteio, que também levou perigo na cabeçada de Magrão.

A partir daí, o Internacional se encheu de ânimo e conseguiu chance após chance para diminuir a vantagem do Corinthians. Aos 24, Andrezinho chuta de longe outra vez, mandando para a linha de fundo com perigo. Um minuto depois, Taison aparece com destaque outra vez, mas Chicão estava lá para impedi-lo de marcar. Mas aos 28 não conseguiu alcança-lo. Coube então a Felipe a tarefa de executar a defesa miraculosa, cara a cara com a promessa gaúcha.

Guiñazu, que completou 100 jogos com a camisa vermelha, também arriscou. No entanto, seu chute forte pela esquerda também parou nas mãos do camisa 1 do Corinthians. O ímpetuo do Inter só parou quando Leandrão recebeu o segundo amarelo pela falta feia que fez em Boquita e foi expulso. Dali em diante, foi questão de ‘cozinhar’ a partida e partir para comemorar uma vitória importantíssima na busca pela vaga na Libertadores 2010.

Se o Internacional buscava a vingança por 2005, foram os corintianos que a conseguiram pela derrota no Brasileirão deste ano, quando perderam em casa na primeira rodada, jogando com os reservas. Resta aos colorados esperar que Nilmar e companhia joguem o que sabem para fazer voltar a qualidade vista no time gaúcho na busca pelo título no ano do centenário.

Voltar

Comentários

Data 22/06/2009

De Schreiner

Assunto Compra de Juiz no Jogo da Copa de Brasil

Responder

Pois é em 2005 tirarm o titulo do Inter e agora? vão tirar de novo?
Lá em SP deixaream um juiz que deixa a bola rolar (acho que no final do jogo deram a ele um carro zerinho kkk)e aqui no RS vão colocar um juiz que apita qualquer faltinha e até bola parada para trancar o jogo, e o INTER precisa fazer 3. sei que existem cartolas de time de futebol..mas máfia de juizes de futebol so aqui no Brasil mesmo...não ta morto quem peleia..vamoo Inter...confio em ti.