Posts

Hijos nuestros mismo en Nuñez

20/10/2008 21:48

O Boca segue 8 pontos longe do líder San Lorenzo, o River só briga pelo título se virarmos a tabela de ponta-cabeça, e alias mesmo assim ainda correria o risco de ser vice pro Central. Então como os dois maiores clubes da Argentina poderiam fazer pra chamar a atenção? O Superclasico!

 

Antes do jogo era difícil apontar um favorito, pois as duas equipes estavam em crise. Os xeneizes vinham de 3 derrotas seguidas no Apertura, sendo 2 em La Bombonera, e a outra por 4x0 pro modesto Godoy Cruz. Os millonarios só tinham conseguido uma vitória em 9 jogos, e essa foi conquistada em cima de um Rosário Central que está tão mal como o time de Nuñez.

Mas tinha o tal tabu 5 anos sem que o Boca Juniors conseguisse 3 pontos no maior estádio argentino jogando o Super. Pois essa marca foi pro espaço, assim como a paciência do torcedor gallina com seu time e com seu treinador, Diego Simeone.

 

Só que justiça seja feita, o primeiro tempo tinha mais pinta de que fosse sair um gol dos donos da casa. Eles tiveram as chances mais perigosas, conseguiram até uma bola na trave num chute do lateral Villagra, só que bola Na Trave! não altera o placar, como diria Samuel Rosa. Nessa etapa o Boca só se preocupava em manter a posse de bola, o que no inicio eu achei covardia, mas depois eu pude ver que era o melhor pra frear o ímpeto ofensivo do River.

 

O segundo tempo já foi mais cheio de emoção, embora ela tenha vindo de maneira errada. Normalmente a punição dada por reclamação ostensiva é um cartão amarelo, porém o “notável” árbitro Hector Baldassi (flamenguistas não deixam mentir sobre ele) expulsa o lateral-direito xeneize. Formou-se então uma avenida para que Villagra e Abelairas pudessem aproveitar até mais ou menos 20 do segundo tempo, quando Ischia colocou Calvo em campo no lugar do apagado Gaitan.

Sorte que antes disso, aos 15 minutos, Riquelme cobra a falta na cabeça de Viatri, e o substituto de Palermo poe a bola no ângulo de Ojeda. Depois do gol as duas equipes ainda tiveram várias oportunidades, mas o resultado foi mesmo 1x0.

A imprensa argentina tratou de exaltar Roman pela vitória, dizendo que ele voltou ao seu velho ritmo, mas eu como crítico tenho que dizer que falta muito ainda para o Diez do Boca. Fato é que no segundo tempo ele foi responsável por ótimas chances de gol, além da própria assistência que ele deu pro Viatri, mas toda calma com ele agora é necessária. Não vamos esquecer que por causa dele se instaurou um Cabaret versão II na Casa Amarilla por conta da briga dele contra Caranta e Cáceres.

Enfim, que a vitória no Superclásico traga a paz e motivação pra vencer também o Inter na Sulamericana. E como diria Galvão Bueno (ou não): “É muito bom ganhar do River Plate!”

Classificação

Comentários

 

Análise da 30ª rodada da Série A

20/10/2008 17:26

Findada mais uma rodada da Série A, podemos perceber que há dois grandes pólos na tabela de classificação: 5 times na parte de cima brigam pelo título, e 9 brigam na parte de baixo para não cair para a Segundona.

Classificação

Na parte de cima da tabela, o Grêmio continua líder, apesar da pixotada desse final de semana. O Cruzeiro se deu bem com a rodada e terminou na vice-liderança, um ponto atrás do tricolor gaúcho. Mesma situação do Palmeiras, que evitou um desastre dentro de casa e conseguiu um empate suado e está na 3ª posição, com a mesma pontuação do Cruzeiro. O São Paulo tem muito a lamentar da rodada: se tivesse ganho do Palmeiras, seria ele o 3º colocado. Pro Flamengo, uma vitória murcha sobre seu rival Vasco deixou os flamenguistas ainda perto do G4, porém é o que menos tem chances de ser campeão dos 5.

Já na parte de baixo da tabela, quem se deu bem foram o Santos e a Portuguesa. Do 12º pra baixo, o Alvinegro Praiano e a Lusa foram os únicos a vencer na rodada. O Santos e o Atlético-MG, este mesmo apesar da derrota, já praticamente se livraram do risco do rebgaixamento. Para os outros 7 clubes, sinal amarelo ligado. Já para alguns, é hora de chamar uma ambulância.

Figueirense 1x1 Ipatinga: o Figueira passou um vexame e apenas empatou em casa com o modesto Ipatinga. Em um duelo entre dois desesperados para escapar da degola, um empate nunca é uma boa. Resultado: o Figueirense ainda permanece na incômoda 14ª posição, porém agora separado apenas 3 pontos da zona de rebaixamento. Já o Ipatinga, apesar das boas atuações nas últimas rodadas, segue em 19º, com 28 pontos conquistados.

Internacional 2x1 Atlético-PR: o Inter foi o time que mais posições pulou na tabela de classificação. Saltou da 10ª para a 7ª posição. Porém, as suas chances de chegar à Libertadores continuam remotas, por isso, enfatizo novamente: se o Inter quiser conquistar essa vaga, tem de se livrar logo de Tite, pois ele não é um técnico capaz de engrenar uma sequência de vitórias. Para o Furacão, mais uma derrota em sua conta, e Geninho "Little Genious" deve estar pensando: por que diabos fui aceitar comandar esse time pífio? Furacão(?) na zona de rebaixamento, em 18º. Como diz a velha piada, o Furacão tá mais pra brisa.

Botafogo 0x1 Santos: em noite de Garrincha, time que tem o camisa 10 leva a melhor. O Botafogo não jogou nada na noite em que Garrincha, maior ídolo da história do clube alvinegro faria 75 anos, e quem se deu bem foi o Santos, com um belo gol de falta do colombiano Molina. Apenas a 2ª vitória fora de casa do Peixe. Para o time praiano, um excelente resultado, que fez os seus torcedores respirarem aliviados e sonhar com a Copa Sul-Americana. Para o Botafogo, a mesma situação, porém no sentido oposto: nada de Libertadores. Hora de se contentar com a Sul-Americana. O Santos que não perde para o Botafogo em Brasileiros desde o ano passado.

Vitória 2x2 Fluminense: o Flu visitou o Vitória em Salvador e saiu de lá com um empate sem graça. Empate esse muito reclamado pelos jogadores tricolores, e com razão, devido a não-marcação de um pênalti no final do jogo em favor do Fluminense. Pênalti esse que daria a vitória ao time das Laranjeiras, e tiraria o Flu do sufoco. Porém, como não adianta chorar o leite derramado, o tricolor novamente volta a ser assombrado pela zona de rebaixamento. Já o Vitória continua sua descendente no segundo turno do Brasileirão, não almejando nem mais vaga na Libertadores.

Palmeiras 2x2 São Paulo: empate com sabor de vitória para o Palmeiras; empate com sabor de derrota para o São Paulo. Os dois times fizeram um clássico muito movimentado, com um pouco de confusão. O tricolor jogou muito bem no 1º tempo, abrindo 2x0 na casa do adversário. Tudo indicava que o São Paulo sairia do Palestra Itália com uma excelente vitória e uma boa posição na tabela. Em dois minutos, isso tudo mudou. Luxemburgo, enfim percebeu que deveria colocar em campo Pierre e Denílson, e, com isso, o time começou a funcionar. Em dois minutos, o Palmeiras empatou um jogo praticamente perdido. Os dois times ainda contaram com a sorte, devido à derrota do Grêmio. Senão, estariam amargando muito mais esse empate do que agora.

Coritiba 1x1 Goiás: dois times de mesmo nível técnico, o equilíbrio acabou sendo a tônica do jogo. Um empate justo no Couto Pereira, porém ruim para ambos os times, que viram o Internacional os ultrapassar na classificação e, agora, fazem contas para tentar conquistar uma das vagas para a Libertadores.

Atletico-MG 0x2 Cruzeiro: quinto clássico no ano. Quarta vitória do Cruzeiro. A superioridade do time celeste em relação ao rival alvinegro é absurda. O Cruzeiro, novamente, mandou no jogo, e com os resultados da rodada, terminou na vice-liderança, e vendo suas chances de título aumentarem muito. Já o Galo padece principalmente fora de campo. Se dentro a imagem que o time passa é de uma equipe totalmente desorganizada e sem constância, pense do lado de fora, onde o time está sem presidente e com salários atrasados. O Galo tem de agradecer por permanecer na posição em que está, na 12ª colocação.

Sport 2x2 Náutico: no clássico pernambucano, mais um empate. Empate esse conquistado na raça pelo Sport, que via seu rival vencendo dentro de seus domínios. Ruim para os dois times. O Sport permanece na mesma, pensando em 2009. O Náutico segue beirando a zona de rebaixamento.

Portuguesa 2x0 Grêmio: resultado mais surpreendente(?) da rodada. A Lusa jogou com autoridade, sem impôs em campo, e não deu chance alguma ao todo poderoso Grêmio, líder do campeonato. A Lusa está gostando de aprontar nesse Brasileirão. O Grêmio que não tinha percebido isso antes. A Portuguesa, com o resultado, saiu da zona de rebaixamento, porém permanece em situação muito delicada. Já o Grêmio vê seus rivais chegarem muito perto de si, o que promete render uma reta final de campeonato brasileiro jamais vista na era dos pontos corridos.

Vasco 0x1 Flamengo: segue o calvário do Vasco nesse ano. Continua na lanterna. Continua sem vencer um clássico regional no ano. Porém, o Vasco merecia mais a vitória que o Flamengo. O jogo em si não foi lá uma grande partida, mas, clássico é clássico, e vice-versa. O Flamengo, com sorte no único gol marcado, segue próximo ao G4, e seus torcedores ainda sonham com o título. Já o Vasco, como dito lá em cima, está na UTI, e só um milagre salva o time cruz-maltino de disputar a Série B ano que vem.

Paraguai +3

18/10/2008 14:15

Neste meio de semana tivemos os resultados dos últimos jogos de 2008 válidos pelas Eliminatórias para a Copa da África, e apesar de não termos a confirmação matemática, somente o Paraguai pode se considerar classificado pra 2010...

O time guarani é visto como surpresa por estar na ponta se consideramos que as forças maiores na América do Sul, Brasil e Argentina, estão bem longe em numero de pontos, assim como também estão longe na organização técnica...

Classificação

O técnico Gerardo Martino tem o time na mão, é um grupo fechado e mesmo quando sofrem desfalques, o DT sabe bem como compensar as perdas. Exemplo disso foi o que aconteceu no jogo contra o Peru. Estava sendo um jogo amarrado até que na metade do segundo tempo, o tecnico argentino resolve colocar Benitez em campo, jogador esse que só foi convocado em função da lesão do astro Roque Santa Cruz. Depois da substituição, o Paraguai ganhou mais movimentação e rapidez, pressionou os peruanos, e num gol do próprio camisa 9, venceram por 1x0.

Se a pontuação ideal para se chegar na Copa do Mundo é de 28 pontos, faltam então só 5 pros paraguaios se garantirem...

A vice-liderança da competição é da seleção brasileira. Uma posição confortável pra quem busca a classificação pra 2010, mas pro time pentacampeão do mundo, é muito pouco. E com isso sobram broncas pro técnico Dunga...

Contra a Venezuela o jogo já não foi animador, apesar da goleada, pois a seleção "Scratch" foi muito ameaçada pelo fraco ataque viñotinto, principalmente no segundo tempo. Prova disso foi que o goleiro Júlio César foi eleito um dos melhores em campo. Apesar disso, a atuação do ataque foi altamente elogiada por sua eficiencia, e com a estabilidade recém-conquistada da defesa brasileira (apenas 4 gols em 10 jogos), a vitória veio com naturalidade.

Mas contra a Colômbia, um time de mais qualidade, as coisas se complicaram. Embora o jogo tenha sido no Maracanã, os colombianos foram os que se sentiram em casa. Dominaram as chances de gol e a posse de bola no primeiro tempo. Os articuladores do Brasil estavam pouco criativos.

Verdade que as melhores oportunidades foram da Verdeamarela, só que como o gol não saiu, a insatisfação da torcida foi inevitável, com chuva de críticas a Robinho, e principalmente ao técnico Dunga. Acho muito difícil que ele saia do cargo agora, então o melhor pra ele seria repensar esse esquema tático no intuito de melhorar a articulação da seleção, ou então que repense a escalação mesmo, afinal Josué e Gilberto Silva...

E enquanto os brasileiros sonham com a saída do treinador da seleção nacional, isso na Argentina já é realidade...

Coco Basile pediu demissão do cargo de treinador da seleção argentina. Eu seria no minimo ingrato se começasse aqui a dizer que ele não tem qualidade pra ter ocupado essa função, já que no Boca ele ganhou tudo que disputou, mas exatamente os resultados que ele teve na alviceleste foram longe de ser satisfatórios...

Ele começou com uma derrota humilhante para o Brasil em Londres por 3x0, e no jogo seguinte outra derrota, pra Espanha por 2x1. Até que na Copa América todos tivemos ilusões vendo as grandes atuações da seleção, mas depois da novo fracasso mais humilhante ainda pra seleção brasileira na final, a deçepcão voltou. O começo nas eliminatórias foi igual, empolgação depois de duas vitórias seguidas, mas novamente os maus resultados vieram, empate contra Equador e Paraguai em casa, derrota pra Colombia fora, jejum de 5 jogos sem vencer até o sortudo triunfo contra o Uruguai em Nuñez, mas o que se viu em Santiago realmente foi imperdoável.

Um time apático, que caiu fácil na marcação chilena, e sem uma atuação brilhante de Messi e Aguero, cairam diante da torcida chilena por 1x0. A Argentina segue em terceiro com 16 pontos, mas nem de longe deve ficar tranquila por ainda estar no G4, especialmente se baseando nas últimas apresentações.

Agora começa a fase de incertezas. Sergio "Checho" Batista é o favorito pra ser o novo DT, e com direito a especulações de Maradona como assistente técnico. Ele tem seus méritos e foi ótimo em Pequim, mas conforme disse no programa, meu favorito é de longe Diego Simeone.

Bianchi, Russo, Gallego, até mesmo Dieguito, escolham seus favoritos e façam suas apostas...

Quanto as eliminatórias, até 2009! (Ainda bem...)

 

Comentários

SP-JD

15/10/2008 21:32

Não é um erro de digitação. Na verdade, tá mais pra um erro de ética.

Mas não consigo ficar calado depois de ver que quatro jogadores do Grêmio foram suspensos pelo STJD, sendo que dois deles praticamente até o fim do campeonato. São eles: Rever (3 jogos), Tcheco (2 jogos), Morales (8 jogos) e Léo (120 dias).

De cabeça me recordo do lance que envolve o zagueiro Réver, e achei a punição mais que justa. Mas o que eu quero dizer é que em lances MUITO parecidos, Diego Souza e Kléber, do Palmeiras, foram absolvidos.

Aliás, o que o Diego Souza bateu nos jogadores do Cruzeiro, principalmente o Fabrício, e o Kléber bateu nos do Galo, foi uma barbaridade.

Isso vei em boa hora para ilustrar o que disse Fabrício, na semanas atrás.

É no mínimo suspeito.

To doido pra ver o jogo entre Palmeiras e Grêmio.

Só espero que não aconteça como em 2005, e que o vencedor seja, de fato, o melhor.

 

Comentários

 

O grande clássico

14/10/2008 22:07

Estou muito ansioso para assistir ao clássico entre Cruzeiro e Atlético neste final de semana. O clássico em si chama muito a minha atenção, mesmo torcendo para o Santos. E não é a situação atual dos dois clubes que me empolga a assistir ao jogo. Mas pela aura que existe nesse clássico.

Sou de família mineira (por parte de mãe), logo, a maioria dos meus parentes de lá ou é cruzeirense, ou atleticano (tirando minha tia, que foi inventar de torcer pro Ameriquinha). Convivo muito com o pessoal mineiro, mais introspectivo, de boa prosa. Vivencio essa rivalidade toda vez que vou para as Minas Gerais. Para mim, é a maior rivalidade entre dois clubes que existe no país, maior até do que o Gre-Nal.

Hoje, navegando pela internet, me deparei com um belo texto do jornalista Roberto Amaral, da Rede Minas (lá da maravilhosa Belo Horizonte) no blog do Juca Kfouri. Me emocionei tanto com o texto que resolvi postá-lo aqui também. É a síntese do sentimento de um homem às vésperas de um Cruzeiro x Atlético. Boa leitura a todos.

Galo e Cruzeiro e um jazz no coração

por Roberto Amaral

Quando jogam Atlético e Cruzeiro, como acontecerá no domingo que vem, eu me lembro do meu pai.

Eu tinha 11 anos quando vi meu pai ser levado pela Polícia Política.

A gente morava ali na rua do Ouro, no bairro da Serra, perto da Volla Rizza.

Era domingo, eu acabara de acordar quando os homens da polícia apareceram na minha casa.

Eles chegaram numa Rural cor de café com leite e ficaram parados na porta, e na outra esquina, mais adiante, um Jeep do exército com dois homens dentro observavam tudo.

Foi a dona Bela, uma italiana de peitos grandes, que morava defronte a nossa casa, quem avisou a minha mãe de que a polícia rondava o nosso portão.

Minha mãe desligou o telefone, abraçou o meu pai (que comia pão com manteiga) e começou a chorar.

Meu pai adorava comer pão molhado no café.

Eu fiquei ali, olhando para o chão com o cadarço do sapato desamarrado enquanto a minha mãe chorava abraçada com o meu pai.

Meu pai foi preso vestido com a camisa do Atlético.

Era a de número 9, do artilheiro Dario Peito de Aço.

Aquele domingo era dia de clássico no Mineirão e, pela primeira vez na vida, meu pai ia me levar para ver uma de suas paixões: o futebol.

Naquela época algumas reuniões do Partidão eram feitas em dias de grandes jogos no Maracanã, Morumbi, Fonte Nova, Beira Rio e nos Aflitos.

Era uma tática para despistar os caçadores de aparelho.

O meu pai foi preso ao ser denunciado por um "cachorro".

Cachorro era o nome que a polícia dava ao espião infiltrado no partido a serviço do exército brasileiro.

Acompanhei o jogo deitado na cama da minha mãe, ouvindo o mesmo radinho de cabeceira em que meu pai acompanhava a Voz do Brasil e o repórter Esso.

Enquanto ouvia o jogo, a minha mãe ficava ao telefone tentando mobilizar amigos influentes para saber notícias de meu pai.

O Atlético derrotou o Cruzeiro por três a dois e Dario Peito de Aço foi quem marcou o gol da vitória.

O genial Vilibaldo Alves parecia querer prestar uma homenagem ao meu pai narrando o terceiro gol do Galo: Adivinhe! Goooooooool Daaaarioooo! Daaaaaariooooo! Daaaaaariooo! Daaaaariooo! Peito de Aço!!!

Quando o jogo terminou, eu corri para a janela na esperança de ver o meu pai, que nunca mais voltou.

Agora, todas as vezes em que jogam Atlético e Cruzeiro eu me lembro dele, dentro do carro da Polícia Política, vestido com a camisa do Atlético.

Era a de número 9.

Todas as vezes que jogam Atlético e Cruzeiro, um jazz toca no meu coração.

 

P.S.: Me falaram uma vez que sou um brasiliense de alma paulistana e coração mineiro. Talvez isso explique alguma coisa.

Comentários

Comentário dos leitores

Data 16/04/2011

De samara

Assunto meu time ecorinthias

Responder

o corinthias é o time mais bom do mundo se vc torcer para outro time mude para esse que vc vai se sentir melhor

Data 26/11/2010

De flavia laryssa do nascimento martins

Assunto corinthias

Responder

eu sou corinthiana e naô tenho vergonha de ser

Data 09/01/2009

De Rodrigo

Assunto BOCA recusou proposta do Corinthians pra amistos?

Responder

"BOCA recusou proposta do Corinthians pra amistos de apresentação do elenco"
Tão com medo é Argentino? Só pq o Ronaldão tá no elenco agora?
kkkk
Pq eles recusaram?
FLW!! Abraço!

Data 08/10/2008

De Rodrigo

Assunto çÁbio da semana

Responder

kkkkkkkkkkkk

Já que ele falou isso depois da derrota de 4 X 2 pro figueirense, Vai ver ele tava querendo continuar de 4 !!!! Vcs num entendem a posição dele... uhauhauauhau

Vasco tá na merda mesmo!!

Data 06/10/2008

De Anderson Carioca

Assunto Erros de grámática

Responder

Se o Santista Flávio escreveu na coluna dele "Porém, o gol-relâmpago do Peixe desartodoou a defesa do Furacão" eu posso escrever conhecidencia, tendo em vista que mesmo que ele escrevesse "desatordoou" que é a forma correta, a aplicação do verbo seria errada, já que desatordoar é tirar o atordoamento.

Data 06/10/2008

De Anderson Carioca

Assunto Flu x Vasco

Responder

Alguém de vocês já viu que dia é Fluminense x Vasco?
Dia 2 de Novemro, finados.
Conhecidencia ? talvez...

Data 03/10/2008

De Anderson Carioca

Assunto Hamilton

Responder

O Hamilton pode ser mais idiota que o Senna, mas pega uma gostosa do pussycat dolls, o senna comia a galisteu
pensem nisso

Data 02/10/2008

De Rodrigo

Assunto SOM

Responder

Pessoal, no último programa o som tava perfeito!! tenta sempre deixar daquele jeito einh!!

Flw!!!

Data 01/10/2008

De Rodrigo

Assunto UEFA

Responder

Pooo... Nem teve a transmissão né? Tive que ficar ouvindo a Milly Lacombe falando merda mesmo... =/ kkkkkk