Posts

Incompetência premiada

19/08/2009 20:39

Antes de mais nada, a notícia para que a o texto se situe com maior facilidade...

A federação argentina de futebol (AFA, na sigla em espanhol) confirmou nesta quarta-feira a programação da primeira rodada do Torneio Apertura do Campeonato Argentino, que será disputada entre sexta-feira e domingo:.

O torneio, o primeiro da temporada 2009-2010, será disputado em 19 rodadas e chega ao fim em meados de dezembro.

O Comitê Executivo da AFA aprovou um projeto de contrato associativo com o Governo argentino para transmitir os jogos pela televisão aberta.

O convênio será assinado nesta quinta-feira em Buenos Aires com a presença da presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner.

A rodada anunciada pela AFA para o início do Apertura 2009 é a seguinte:.

- Sexta-feira:

Gimnasia y Esgrima La Plata-Godoy Cruz
Independiente-Newell's Old Boys

- Sábado:

San Lorenzo-Atlético Tucumán
Chacarita Juniors-Tigre
Arsenal-Estudiantes
Rosario Central-Racing Club

- Domingo:

Huracán-Lanús
Boca Juniors-Argentinos Juniors
Banfield-River Plate
Colón de Santa Fé-Vélez Sarsfield

Agora, reflitamos sobre o fato com calma e cuidado...

O Campeonato Argentino enfim poderá começar, com as dívidas relativas aos salários dos jogadores caminhando para um acordo de comum benefício. Sabendo da realidade economicamente recessiva da Argentina, isso é uma excelente notícia. E para o futebol, patrimônio histórico e cultural não só do país, mas da humanidade, a intervenção é bem-vinda, para que a normalidade possa devolver a emoção habitual dos jogos.

Um momento. Notaram o nome da autoridade a endossar a intervenção para aumentar o valor pago pelas transmissões de TV? Cristina Fernandez Kirchner é, nada mais nada menos, presidente da Argentina. Para nós, que nos situamos do outro lado da fronteira, é indiferente. Para os argentinos, que verão o dinheiro de seus impostos indo para clubes de futebol, é absurdo.

Afinal, por que deve o contribuinte pagar 600 milhões de pesos pelos erros dos cartolas argentinos ao longo dos anos? Pois as dívidas obtidas por San Lorenzo, Independiente e companhia se devem a extravagâncias, que num primeiro momento até trouxeram títulos, mas causaram esse rombo nos caixas da maioria dos clubes de primeira divisão.

Não que o torcedor não deva usar seu dinheiro para ajudar seu clube. É isso, alias, o que acontecem quando lotam os estádios. Entretanto, dinheiro público, por mais redundante que soe, deve ser usado para o bem público. Madame Kirchner já deveria ter aprendido a não mexer com a fragil economia argentina, desde que ela e seu marido maquiaram a inflação, trazendo resultados desastrosos. E Dom Grondona... desse prefiro não falar nada.

Uma situação triste, para dizer o mínimo. Sei que você, torcedor brazuca, não tem obrigação de sentir empatia com isso. Mas, reflita. E se isso rolasse no Brasil?

Il scudetto è neriazzurro di nuovo?

18/08/2009 22:39

Na velha bota, todos querem chutar pra longe uma hegemonia que vem perdurando desde 2006, quando estourou o escandalo do esquema ilegal de apostas e manipulação de resultados na Serie A da Itália. Apesar dos esforços da Roma e, no último torneio, da Juventus, a Inter de Milão vem se mantendo soberana e segue favorita para este Campeonato Italiano 2009/10, que começa neste final de semana.

E no intuito de fazer melhor ou de permanecer na primeira divisão, os clubes de lá fizeram um alto investimento. Somando as contratações de todos eles, desde a Atalanta até a Udinese, o gasto total foi de 409,1 milhões de euros. Embora o dinheiro das vendas renderam 401,6 milhões de euros, é uma prova cabal de que os italianos não estão na recessão dita pelos críticos, e tampouco estarão de brincadeira na disputa do calcio esse ano.

Ainda falando nas transações, pode intrigar a alguns o fato da Internazionale ter sido o time que mais gastou em reforços (86,5 milhões de euros). Afinal, eles já tinham o time mais forte e temido do país. Contudo, isso não é nem nunca será suficiente para José Mourinho, técnico que vem anseando por um título europeu desde 2004, quando o conquistou pelo Porto. Além disso, mesmo os vários reforços ainda não foram suficientes para tirar uma dúvida do torcedor Neriazzurri: Ibrahimovic fará falta?

Um atacante que combina rapidez, habilidade, sabedoria e faro de gols com perfeição e que tenha tido uma participação nos últimos três títulos nacionais como a dele sempre deixará saudade. Contudo, o ganho financeiro da transação com o Barcelona foi irrecusável. E para esta temporada, eles tem dois goleadores de qualidade em vez de apenas um: Samuel Eto'o e Diego Milito, um ataque de primeira linha internacional.

Mourinho ainda conta com a muralha Júlio César, e uma defesa ainda mais sólida com a chegada de Lúcio, mas não pode negar que sua Inter ainda possui um ponto fraco na armação de jogadas no meio-campo. Thiago Motta, num primeiro momento, até será um bom substituto para Cambiasso, porém, Zanetti (caso seja escalado como volante), Muntari e Stankovic não primam pela criatividade. Mesmo assim, eles ainda estam um degrau acima dos outros mortais italianos.

E, com o enfraquecimento dos rivais, pesará sobre os ombros do time mais tradicional do calcio a responsabilidade de tirar da Inter a glória da volta olímpica. Em outros tempos não tão distantes, era a Juventus quem costumava reinar nas disputas pelo título da Série A, mas agora se vê como coadjunvante de um destino que tende a se colorir de azul e preto outra vez.

Entretanto, ainda existem quatro grandes cavaleiros na Vecchia Signora (velha senhora em português, apelido da Juve) que sabem muito bem como é o gosto da vitória e podem ajudar o time a superar esse enorme desafio. Gianluigi Buffon segue com a mesma segurança de sempre defendendo a meta da Juve. Fábio Cannavaro está de volta para liderar a zaga que perdeu Mellberg para o Olympiacos. Del Piero jogou como nunca na temporada passada e promete fazer o mesmo agora com seus passes e chutes precisos. E, no comando dessa trupe, o efetivado técnico Ciro Ferrara.

E para adicionar alma jovem ao elenco Bianconeri, bons jogadores de sangue sul-americano foram trazidos a Turim. O promissor zagueiro uruguaio Martin Cáceres, ex-Barcelona, o forte volante brasileiro Felipe Melo, ex-Fiorentina, e a grande esperança da torcida juventina, Diego, ex-Werder Bremen. Talvez a falta de velocidade de laterais confiáveis seja o calcanhar de aquiles da Juventus, só que terão de superar isso para se consolidarem como única esperança de bater a Inter.

Espera, a única mesmo? E quanto ao igualmente tradicional Milan? Esse terá sorte se conseguir uma vaga na Liga dos Campeões, competição da qual já não fizeram parte na temporada passada, trazendo um prejuízo de cerca de 67 milhões de euros. Eles voltaram para o maior encontro de clubes do continente nesse ano, mas a perda financeira os obrigou a serem modestos nas compras, e a venderem o ídolo Kaká.

E a ausência do craque brazuca é apenas um dos problemas crônicos dos Rossoneri. O envelhecido meio-campo com Pirlo, Gattuso e o agora capitão Ambrosini vai perdendo parte do seu brilho a cada dia, e Ronaldinho continua sem ser uma promessa de melhora. Além disso, por mais inteligente que Leonardo tenha sido como jogador e como manager, sua falta de experiência não inspira confiança.

Ao menos os fãs milanistas podem se contentar com o fato da zaga ter voltado a ser sólida como em tempos atrás. É verdade que Paolo Maldini agora é um ex-jogador de fato, mas Thiago Silva, apoiado nas suas atuações magistrais no Fluminense, formará com Nesta uma dupla de tanto respeito como as que o clube teve nos anos de triunfo. Porém, mesmo tendo os goleadores Pato, Inzaghi e Huntelaar. lá na frente, as glórias devem mesmo ficar no passado, tendo repetição adiada por tempo indeterminado.

Bom, com isso a Roma, tradicional força da capital italiana, deve voltar a sonhar com vaga na Champions League, certo? As probabilidades mais lógicas não apontam para esse caminho. O time do ainda técnico Luciano Spaletti tem como maior reforço a incógnita de Guberti, revelação do recém-promovido Bari. Ainda por cima, perderam Alberto Aquilani, embora sua suscetibilidade a lesões e o preço oferecido tenham feito da compra um bom negócio.

Para manter os romanistas ainda com alguma esperança, o elenco Gialorossi conta com alguns jogadores de valor. Os bons laterais Marco Motta e John Arne Riise, o goleador montenegrino Vucinic, e os dois maiores ídolos, dos quais dependerá quase que inteiramente o bom rendimento da Roma, Daniele de Rossi e Francesco Totti, um dos maiores futebolistas italianos de todos os tempos.

Ainda assim, os trunfos romanistas podem não ser suficientes perto do que prometem outros candidatos mais firmes à Champions League. Dentre eles, o mais forte é a Fiorentina, clube que caminha a passos largos para já se estabelecer na fase de grupos do torneio europeu desse ano. A Viola perdeu Zauri e Felipe Melo, mas manteve boa parte de sua base que encontra o caminho das vitórias nos gols de Mutu e Gilardino.

Por terem contratado com sabedoria, Napoli e Palermo também entram de sola nessa disputa. O time do San Paolo optou por trazer jogadores que viu se destacar na própria liga nacional. Os excelentes laterais sul-americanos Campagnaro e Zuñiga, além do valoroso Cigarini e do artilheiro Quagliarella. Já o Palermo aposta em jogadores promissores de fora, o que pode acabar rendendo mais, pois Nicolas Bértolo e principalmente Javier Pastore são dois meias rápidos, técnicos, habilidosos e, nas horas vagas, goleadores.

Correndo por fora está o Genoa, campeão em número de contratações. Dentre as principais estão os argentinos Crespo e Palacio e o italiano Floccari. Contudo, mesmo sabendo que são jogadores de qualidade, não devem suprir a altura as perdas de Thiago Motta, Matteo Ferrari e Diego Milito, deixando, portanto, o time do treinador Gian Piero Gasperini contente com uma vaga na Liga Europa.

Sabendo que essas squadras se voltarão com mais fervor para conquistar seu lugar ao sol na UCL, as tifoserias do calcio na Itália que vão torcer pela conquista do Scudetto serão mesmo as interistas contra as juventinas. O allenatore da seleção da azzurra, Marcelo Lippi, diz que o capitano a levantar o troféu será Del Piero, enquanto José Mourinho permanece confiante que Javier Zanetti permanecerá com o gesto com o qual se acostumaram os Neriazzurri. Nos resta apenas acompanhar as 38 giornatas e se emocionar com o bom futebol sempre presente na Série A.

Foi dada a largada na Premier League

17/08/2009 00:50

A 1ª rodada da Premier League já se foi, mas ficou para todos a surpresa de alguns resultados e performances, principalmente envolvendo os grandes favoritos à volta olímpica. O poderoso Manchester United de Ferguson ganhando apenas de 1x0 do recém-promovido Birmingham City? O Liverpool, num clima explícito de pré-temporada, perdendo para o Tottenham? O Chelsea se safando apenas no finzinho contra o modesto Hull City? Como entender?

No que diz respeito aos Blues, alguns maldosos irão apontar o dedo para Carlo Ancelotti, falando da falta de experiência dele com o futebol da Inglaterra, e por ai vai. Porém, quem viu o jogo em Stanford Bridge sabe quem foi o responsável: Boaz Myhill, arqueiro do Hull City. Não tinha para Drogba, nem Anelka, tampouco Terry. O goleirão dos Tigers estava sempre lá para executar seus milagres.

Quase foi o herói de uma vitória que seria fenomenal para o Hull City, mas de tanto insistir, Drogba conseguiu, enfim, furar a muralha Myhill. Numa bela cobrança de falta no primeiro tempo, e num gol de cobertura que nem de longe exprimia o sufoco da virada no finzinho, o marfinense fez a torcida da casa respirar aliviada por vencer o jogo de abertura da temporada.

O United de Ferguson se viu numa situação similar. Não foi exatamente igual, pois não criaram tantas chances de gol como o Chelsea, e nem fizeram do goleiro Hart a figura do jogo tal como foi Myhill. Em vez disso, o torcedor no Old Trafford viu um jogo arrastado, com os anfitriões tendo maior volume de jogo, mas sem criar perigo algum.

Contudo, quem pagou para ver a vitória dos Red Devils por um mirrado 1x0 saiu satisfeito com a certeza de poder contar com o principal ídolo na hora da necessidade. Wayne Rooney, ajudado por um toque de sorte, recebeu de volta a bola que cabeceou na trave e estufou as redes. Ele já foi o jogador mais decisivo no último título, mas agora tem responsabilidade dobrada devido a saída de Ronaldo. O que fez hoje é o que precisará fazer constantemente para que o tetra seja possível.

Enfim, pelo menos o United venceu, diferentemente de outro time vermelho nessa briga pelo caneco. Alias, o Liverpool não só perdeu, como decepcionou. Claro que o adversário, Tottenham Hotspurs, é forte e jogava em casa. Mas quem se lembra da facilidade que foi o último jogo dos Reds em White Hart Lane, mal reconheceu o time que estava em campo hoje.

Seria um sinal de saudade de Xabi Alonso? Um pouco cedo para tirar conclusões precipitadas como essa. O que se pode dizer de Tottenham 2x1 Liverpool é que Torres, Mascherano, Lucas, Glen Johnson e até mesmo Gerrard estavam irreconhecíveis, principalmente no segundo tempo, fazendo de Gomes um espectador VIP. Quando o time de Rafa Benitez realmente estrear no campeonato, aí poderemos avaliar melhor.

Agora, dos resultados absurdos, nenhum chama mais atenção do que Everton 1x6 Arsenal. Definitivamente, um placar atípico para um confronto entre times de tamanha tradição, e até mesmo força atual. No caso do time da terra dos Beatles, a força vem de se imaginar possa tirar o melhor do seu elenco após uma queda tão feia diante de sua torcida.

Quanto aos Gunners, esses podem rir a toa. Arsene Wenger viu um Vermaelen voando e marcando gol em sua estréia. Se alegrou também com um belo jogo de Nicklas Bendtner, ou seja, olhando para os dois, foi dificil sentir falta de Toure e Adebayor. Quanto ao meio-campo, Denilson mostrou a força (ignorada por Dunga) de sempre, e Fabregas honrou com louvor a tarefa de comandante criativo da equipe. Nada como uma goleada assim para dar confiança a um time desacreditado pela crítica.

E para preocupação do conforto do "Big Four", o Manchester City também estreou com uma vitória firme por 2x0 sobre o Blackburn. Verdade que não da para falar em inveja do Arsenal quando se lembra do 6x1, mas certamente que Adebayor mexeu com os sentimentos dos seus ex-fãs quando marcou no comecinho do jogo após bela jogada individual de Wright-Phillips. Porém, nada comparado a alegria dos Citizens em ver que os 111,8 milhões de euros gastos em contratações estão sendo justificados.

Certamente que a euforia de ver de novo o futebol a toda velocidade na terra da rainha nos faz refletir bastante sobre os jogos dessa rodada. Entretanto, é só o começo. Mesmo que o Liverpool lamente sair atrás dos seus 4 principais adversários, é só o começo. E mesmo que o Arsenal queira se empolgar com a liderança, é só o começo.

Todos contra o Porto

13/08/2009 20:12

É o inimigo comum dos outros 15 clubes da Liga Sagres. Todos estão cansados de ver a hegemônia irretocável do Futebol Clube do Porto no Campeonato Português, pois os Dragões conquistaram 11 dos últimos 15 títulos nacionais disputados. Para isso, os tradicionais rivais Sporting Lisboa e Benfica apostam em armas sul-americanas, dentre elas algumas promessas e outras já conhecidas na terra dos nossos patrícios.

Ainda que isso também já tenha sido motivo de revolta, pois os sul-americanos estariam ocupando espaço nos clubes grandes que deveriam ser dos portugueses. "Estamos em vias de extinção! Se continuar assim, o que estará em jogo será o futuro do futebol português", disse Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato de Jogadores do Futebol em Portugal.

Bem longe desta polêmica quer se manter a grande força portuguesa das últimas quatro temporadas. No entanto, o Porto foi enfraquecido pela janela de transferências, e já não pode se considerar como favorito absoluto tanto quanto antes. O técnico Jesualdo Ferreira perdeu o lateral Cissokho, o artilheiro Lisandro Lopez (ambos para o Lyon), e um dos pilares no meio-campo, o volante Lucho Gonzalez (para o Olympique de Marselha).

Só que os Dragões não perderam nenhum segundo para tentar repor o desmanche. Curiosamente, vários argentinos foram trazidos para substituir os que se foram: Sebastian Prediger, Diego Valeri, Fernando Belluschi, além de outro vindo de um time argentino, Falcão Garcia, ex-River Plate. Ainda assim, a principal força a ser temida pelos adversários é a do goleador brasileiro Hulk, referência de área do 4-3-3 de Jesualdo.

Mas se a questão é temer um goleador brasileiro, o Sporting também tem o seu. Liedson é tão ídolo na terrinha que existe até o interesse de levá-lo para a seleção portuguesa de Carlos Queiroz, tanto por parte dos portugueses quanto do brasileiro. Para acompalhá-lo no ataque, o clube da capital trouxe Caicedo, ex-Manchester City. E para servir os dois, outro sul-americano: Mati Fernandez, vindo do Villarreal.

Contudo, no que tange a se reforçar, ninguem se esforçou mais em Portugal para isso do que o Benfica, gastando cerca de 24,1 milhões de euros. Uma quantia baixa para os padrões europeus, mas em número e em qualidade, significa bastante para as Águias tentarem roubar do Porto o troféu de campeão.

Ao todo, dez jogadores, dos quais se destacam os nomes de Ramires, Keirrison e Saviola. O meia ex-Cruzeiro deverá se juntar aos argentinos Di Maria na incumbência de armar as jogadas de ataque no 4-4-2 comandado por Jorge Jesus. Quanto aos atacantes vindos dos rivais Barcelona e Real Madrid, deverão disputar vagas entre eles e contra o paraguaio Oscar Cardozo. Ao menos o torcedor do Benfica sabe que dessa disputa, a garantia de qualidade na frente é certa.

E não dá pra ignorar que os três maiores clubes de Portugal tem aspirações além dos limites nacionais. Tirar o título do Porto significa também passar diretamente para a fase de grupos da Uefa Champions League. Motivação de sobra para Sporting e Benfica entrarem na briga para responder a grande questão: alguem poderá vencer os Dragões dessa vez?

Vida após Cristiano Ronaldo

13/08/2009 00:13

O Campeonato Inglês começara neste final de semana sob olhares atravessados por ter perdido sua estrela maior. Os dribles desconcertantes e gols belíssimos de Cristiano Ronaldo já não farão mais parte do cenário da bola na terra da rainha. Entretanto, a liga mais rica do mundo, e que nas últimas três edições da Uefa Champions League conseguiu emplacar sempre três representantes da Inglaterra na fase semifinal, chega forte para provar ao mundo que não depende do astro português para ter jogos sensacionais.

Um dos indícios disto esta no dinheiro que as redes de TV desembolsam para contar com as partidas da Premier League em suas programações. Em junho deste ano, os contratos de transmissão para o triênio 2009/10 até 2011/12 foram vendidos por 2,25 bilhões de reais por temporada. Em comparação com valores brasileiros, a quantia se torna cinco vezes superior a recebida ao todo pelos clubes daqui.

Outro número astronômico parte das arquibancadas. O preço dos ingressos para o torcedor do Liverpool custa entre 102 e 128 reais. E contando todos as despesas, o fã de 'football' inglês gasta cerca de 320 reais por jogo, e paga feliz pois os estádios sempre estão cheios. Apenas uma ilustração monetária da grandeza deste campeonato, onde as equipes também tentarão provar, em campo, que valem o quanto gastam para vê-las.

Aliás, o principal interessado em provar que está vivo após a venda de C.Ronaldo é o atual tricampeão, Manchester United. Os Red Devils perderam, além do português, o argentino Carlos Tevez para os rivais do City. Desfalques deste calibre poderiam significar a ruína para muitos clubes do mundo, mas não para este comandado por Sir Alex Ferguson.

Por mais que o escocês tenha trazido o promissor Antônio Valência para a posição de Ronaldo, o esquema tático da equipe deverá mudar do 4-2-3-1 para o 4-4-2, o que fará com que o time conte mais ainda com o ídolo inglês, Wayne Rooney. Como a solidez defensiva se manterá com a dupla Ferdinand-Vidic e com o volante Michael Carrick, as vitórias dependerão muito do talento de Rooney e de seu companheiro de ataque, Dimitar Berbatov.

Contudo, para que a bola chegue com qualidade até eles, alguns jogadores que falam português também terão que fazer seu melhor. Nas laterais, os gêmeos Rafael e Fábio (embora disputando posições com O'Shea e Evra). No meio, o ex-Grêmio Anderson e o gajo Nani. Quanto a essa realidade, alguns podem ser otimistas ou não. Fato é que nem os mais malucos nas casas de apostas em Londres seriam capazes de arriscar contra a força do United.

Mas, verdade seja dita. Os olhos dos apostadores se voltaram para um novo favorito: o Liverpool. Embalados pelo bordão de sua torcida entoando sempre que "You'll Never Walk Alone" (traduzindo, vocês nunca estarão sozinhos) e na vontade de quebrar um jejum de quase 20 anos sem ganhar a Premier League, os Reds da terra dos Beatles se veêm agora com a maior responsabilidade dentre os grandes ingleses.

E a janela tratou de tornar esta tarefa ainda mais árdua, pois Xabi Alonso cedeu as pressões merengues e se mandou para o Real Madrid. O espanhol era homem de confiança do técnico Rafa Benítez e era quase que a espinha dorsal do melhor meio-campo da Inglaterra na temporada passada. Para seu lugar, foi contratado o italiano Alberto Aquilani, também de grande qualidade, mas fácilmente suscetível a lesões.

Outros que sofreram muito destes infortúnios foram Steven Gerrard e Fernando Torres. A dupla de astros só conseguiu estar junta em 14 dos 38 jogos em 2008/09. Para este campeonato, a forma física dos dois será indispensável para o sonho do 19º título nacional. Um reforço para a zaga desfalcada de Sami Hyypia (foi para o Leverkusen-ALE), e outro para o ataque também não seria nada mal.

Saindo de Liverpool rumo a capital Londres, se encontra outro dos favoritos não só ao topo da Inglaterra, mas da Europa inteira. Imponente pelo fantástico fim de temporada que fez vem o Chelsea, com sua base mantida e bem reforçada. Para demonstrar isto em números, nos últimos 13 jogos dos Blues na Premier League em 2009, eles conquistaram 34 pontos.

Infelizmente, Guus Hiddink, o técnico que ajudou nesta arrancada, foi substituido. Em seu lugar, entra Carlo Ancelotti, ex-Milan. As desconfianças para com o italiano são tão fortes como as com Luis Felipe Scolari em 2008, pois como o brasileiro, ele dirige um clube inglês pela primeira vez na carreira. E, assim como no 'rossonero' que o mandou embora, o elenco não é lá dos mais jovens.

No entanto, é inegável que ele tem valor. Ancelotti deverá usar um 4-4-2 'diamante', assim como usava José Mourinho. Contará com Essien em forma, Lampard mais solto para criar, Drogba mais focado para golear e John Terry prometendo que fica no clube para proteger a zaga ao lado de Ricardo Carvalho. Isso sem desmerecer Yuri Zhirkov, não tão badalado quanto os outros mas de igual qualidade.

Ainda em Londres, um clube que vive realidade inversa a do Chelsea. O Arsenal conta com um indiscutível Arsène Wenger no comando, mas um elenco desacreditado pela crítica, ainda que com média de idade baixa. Para por ainda mais pressão na panela dos Gunners, são quatro anos sem levantar um troféuzinho sequer. Para quebrar este inconveniente tabu, o técnico francês busca inspiração em terras catalãs.

Na pré-temporada, Wenger tem escalado o time no esquema 4-3-3 similar ao do Barcelona, diferente do 4-5-1 anterior e do 4-4-2 que ele sempre foi adepto. Arriscar a mudança tática foi a saída pois o elenco possui bons atacantes em bom número: Robin van Persie, Nicklas Bendtner, Andrey Arshavin, Carlos Vela, Theo Walcott e o brasileiro Eduardo da Silva.

Curiosamente, dois jogadores que ajudariam nessa transição por suas características técnicas, Adebayor e Touré, foram vendidos ao Manchester City, embora o desempenho de ambos tenha sido pífio no torneio passado. Só que o jogador mais importante para que o meio-campo do Arsenal não perca sua essência está resistindo firme as tentações de transferência. Cesc Fabregas é o jogador que faz a torcida londrina seguir acreditando no bom rendimento dos Gunners para, ao menos, seguirem conseguindo vaga para a Champions League.

Afinal, a tranquilidade dos quatro grandes da Inglaterra da vaga quase certa na maior competição da Europa está em risco, pois o Manchester City promete se estabelecer nesta briga. Um clube que tinha aspirações muito mais modestas no fim da década passada, porém hoje já gasta como um gigante. Só neste verão europeu, 118 milhões de euros em reforços. Querendo os românticos do futebol ou não, esse dinheiro deve sim trazer felicidade.

Os futebolistas comprados são de primeira linha: Emmanuel Adebayor, Carlos Tevez, Kolo Toure, Roque Santa Cruz, Gareth Barry. E se juntam a outros também de valor, como Robinho, Wright-Phillips e Ireland. Contudo, tão obscuro quanto adivinhar a escalação na mente de Mark Hughes é prever como será a temporada destes reforços.

Muitos deles vieram de fracos rendimentos no último campeonato. Gareth Barry seria a exceção, pois brilhou no Aston Villa, mas agora sob maior pressão continua difícil saber o que sairá dos pés do meia. Ao menos o City terá uma boa vantagem em relação aos outros favoritos, já que não está em nenhuma copa européia, podendo manter seu foco total no torneio nacional.

Os outros 15 times, claro, não podem ser desprezados. Aston Villa, Tottenham, Fulham, Everton e West Ham devem duelar pelas vagas na Liga Europa (antiga Copa da Uefa). Blackburn, Wigan, Bolton, Stoke City e Sunderland correm por fora, enquanto Burnley, Hull City, Birmingham, Wolverhampton e Portsmouth fogem do fantasma da segunda divisão. Mas dos quatro grandes mais o Manchester City, ninguém se habilita a tentar tirar o favoritismo para a glória máxima no futebol da Inglaterra.

Comentário dos leitores

Data 16/04/2011

De samara

Assunto meu time ecorinthias

Responder

o corinthias é o time mais bom do mundo se vc torcer para outro time mude para esse que vc vai se sentir melhor

Data 26/11/2010

De flavia laryssa do nascimento martins

Assunto corinthias

Responder

eu sou corinthiana e naô tenho vergonha de ser

Data 09/01/2009

De Rodrigo

Assunto BOCA recusou proposta do Corinthians pra amistos?

Responder

"BOCA recusou proposta do Corinthians pra amistos de apresentação do elenco"
Tão com medo é Argentino? Só pq o Ronaldão tá no elenco agora?
kkkk
Pq eles recusaram?
FLW!! Abraço!

Data 08/10/2008

De Rodrigo

Assunto çÁbio da semana

Responder

kkkkkkkkkkkk

Já que ele falou isso depois da derrota de 4 X 2 pro figueirense, Vai ver ele tava querendo continuar de 4 !!!! Vcs num entendem a posição dele... uhauhauauhau

Vasco tá na merda mesmo!!

Data 06/10/2008

De Anderson Carioca

Assunto Erros de grámática

Responder

Se o Santista Flávio escreveu na coluna dele "Porém, o gol-relâmpago do Peixe desartodoou a defesa do Furacão" eu posso escrever conhecidencia, tendo em vista que mesmo que ele escrevesse "desatordoou" que é a forma correta, a aplicação do verbo seria errada, já que desatordoar é tirar o atordoamento.

Data 06/10/2008

De Anderson Carioca

Assunto Flu x Vasco

Responder

Alguém de vocês já viu que dia é Fluminense x Vasco?
Dia 2 de Novemro, finados.
Conhecidencia ? talvez...

Data 03/10/2008

De Anderson Carioca

Assunto Hamilton

Responder

O Hamilton pode ser mais idiota que o Senna, mas pega uma gostosa do pussycat dolls, o senna comia a galisteu
pensem nisso

Data 02/10/2008

De Rodrigo

Assunto SOM

Responder

Pessoal, no último programa o som tava perfeito!! tenta sempre deixar daquele jeito einh!!

Flw!!!

Data 01/10/2008

De Rodrigo

Assunto UEFA

Responder

Pooo... Nem teve a transmissão né? Tive que ficar ouvindo a Milly Lacombe falando merda mesmo... =/ kkkkkk